script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

A VOZ DO DONO
© 2001-2007 Adolfo Breder

Este artigo nasceu em dois momentos.

No primeiro ouvimos de um amigo a declaração de que não sentia nenhuma afinidade com o telemarketing. Ficava estressado simplesmente ao pensar nas pessoas atendendo clientes numa ligação atrás da outra . O call center era um setor que não constava nos seus planos de administrador. Naquela época seu departamento fazia parte do back office e as poucas vezes que atendia ligações de clientes já bastavam.

Nosso diálogo concentrou-se nesse ponto:


Quem faz o telemarketing nas corporações? Na minha opinião ele estava enganado. A questão era só de atacado ou varejo. Todos os empregados que usam o telefone, recebendo e fazendo ligações, TODOS devem fazer parte da estratégia telemarketing. Alguns vendem, outros fornecem informações.

É necessário o comprometidos de TODOS com a missão e com a imagem pública da empresa.

Parece incrível, mas até hoje muitos agem como se desavisados, ou seja, mal-treinados para isso. Muitas empresas preocupam-se em renovar as suas logomarcas, cunham frases interessantes para espelhar sua missão, mas ainda não se aperceberam da importância de cuidar da sua comunicação em todos os níveis operacionais e administrativos.

Quando ligamos para alguns setores fora dos call centers às vezes recebemos respostas evasivas, quando os argumentos disponíveis acabam, do tipo "eu sei, mas não posso fazer nada pois ..."

Falta dizer a TODOS que quem atende um telefone fala pela empresa.

Não creio que haja empresas que não estejam preocupadas com seus clientes ou em mantê-los. As leis do mercado são implacáveis e o novo consumidor, que tem legislação própria a ampará-lo, sabe disso. Ele exige um atendimento de qualidade e eficaz.

Inúmeras ações que transitam pelos PROCONs e JUIZADOS DE PEQUENAS CAUSAS têm suas origens em afirmações incorretas ou incompletas fornecidas sob estresse por alguém despreparado ao telefone.

As técnicas para atender o cliente dentro do padrão da empresa, visando resultados de qualidade, são básicas. Devem estar na cartilha de todo empregado neste século dos relacionamentos e do homem integral, de visão holística.

Hoje temos uma grande variedade de mídias para estabelecer relacionamento com os clientes, mas, sem dúvida, a VOZ é imbatível como portadora de emoções.

Administradores e empregados envolvidos com o atendimento a clientes ao vivo ou pelo telefone,

NÓS SOMOS A CALLMUNITY,
NÓS SOMOS A VOZ DO DONO!

Após a conclusão do primeiro momento de nascimento deste texto, estava implícita homenagem ao compositor e poeta Chico Buarque na citação da sua composição "A VOZ DO DONO E O DONO DA VOZ" do disco "ALMANAQUE".

Ao meu amigo do primeiro momento de nascimento do texto - aquele do back-office, desafeto de carteirinha do telemarketing, restam as seguintes conclusões

1) Ele tem que ser mais condescendente com os contatos em série com os clientes. Afinal Telemarketing é Marketing e ele tem que se integrar à estratégia de negócios à distância. A voz é importante, as técnicas de comunicação, o estudo prévio dos clientes e a ciência do marketing não podem ser relegados ao segundo plano;

2) A preocupação com a dedicação integral ao atendimento a clientes dos teleoperadores, agentes ou atendentes o fez esquecer de que também é A VOZ DO DONO;

3) As empresas também se esquecem de providenciar treinamento básico para todos os empregados.

Que tal um treinamentozinho agora?

Em 2007, numa parceria da OSCIP Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity, sob o patrocínio da PETROBRAS, fundamos no Rio de Janeiro a Escola de Talentos de Telemarketing, uma nova proposta de formação e reciclagem de pessoal para relacionamento com clientes. Nossa equipe conta com psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, pedagogos, técnicos em telefonia, profissionais de marketing e muita cidadania!

Venha conhecer como nós preparamos a VOZ DO DONO!

Mande-nos um e-mail!

 
Adolfo Breder ([email protected]) é o fundador e editor da Callmunity. Atua como palestrante, instrutor e consultor nas áreas de Marketing de Relacionamento, Meios de Pagamento, Responsabilidade Social e Telemarketing desde 1988.
Integra a Diretoria da Escola de Talentos de Telemarketing, u
m projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.