script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Retribuindo Com Um Excelente Atendimento ao Consumidor
© 2004 Lydia Ramsey
Você se acha em uma constante busca de modos inovadores e criativos de agradecer a seus clientes pelos negócios por eles proporcionados? Qual é o presente perfeito e a época ideal para enviá-lo?

Durante o fim-de-ano todo o mundo é inundado com comida, flores, cartões e calendários de empresas de todos os tipos num esforço de demonstrar consideração e manter os bons clientes que sempre retornam. Você já pensou que se começar mais cedo no ano a pensar sobre este assunto, você vai conseguir encontrar a coisa certa que emocionará seus clientes?


Você não precisa fazer isso. O presente perfeito está bem debaixo do seu nariz. É simples, fácil e custa quase nada. Você pode oferecê-lo diariamente sem necessitar de qualquer tempo ou esforço extras; e todo o mundo vai adorar. As pessoas vão falar para seus amigos; e desde que eles queiram isto também, vão se tornar seus novos clientes.

Você já percebeu sobre o que estou falando? O presente perfeito que você pode dar diariamente a qualquer um que entra em contato com sua empresa é um excelente atendimento ao cliente.

Assim na realidade o que tem de ser feito para se oferecer um atendimento ao consumidor que destaca o cliente na multidão?

Listamos algumas dicas simples, mas premiadas:

Sorriso. Ele vai tomar de surpresa algumas pessoas, mas elas provavelmente vão responder com um outro sorriso.

Olhe nos olhos. Olhar para os clientes quando você os cumprimenta
tem um efeito notavelmente positivo.

Chame as pessoas pelo nome. Eles se sentem valorizadas.

Tenha respeito. Use Sr., Sra. e Srta. até que o cliente lhe permita um tratamento mais informal.

Lembre-se sempre de dizer:“Por favor,” “obrigado,” e “Você é bem-vindo.”

Preste atenção no que as pessoas falam e observe sua linguagem corporal para ver como eles estão sentindo e reagindo a você.

Demonstre interesse pelas pessoas
. Se seu cliente menciona que precisa daquele artigo antes de levar a família para o Disney World, registre num papel, no computador ou mentalmente. Da próxima vez que ele entrar em contato, pergunte pelas férias familiares.

Nenhuma destas sugestões são suas exclusivivamente. Não é que outras pessoas não as tenham tentado antes. É que tão poucas pessoas estão fazendo estas coisas simples que, se você as fizer, os clientes notarão.
A próxima informação que você deve levar em conta é que terá que contratar mais empregados e alugar um espaço maior para acomodar todos os seus clientes leais e que seus negócios vão aumentar.

 

Lydia Ramsey , uma das principais autoridades em etiqueta empresarial e protocolo nos E.U.A., é palestrante e autora de MANNERS THAT SELL ( Maneiras que vendem ).

Para mais dicas GRÁTIS de etiqueta em negócios, visite seu site: www.lydiaramsey.com/signup/index.html
ou www.mannersthatsell.com/ .

© Copyright 2004 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Giving the Gift of Great Customer Service