script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Não Busque Eficiência às custas da Efetividade
© 2004 Wendy Hearn
Qual é o seu nível de efetividade? Que diferença faria para a sua vida e para o seu trabalho se este nível fosse mais elevado? Um dos primeiros passos para compreendermos isso é entender o que realmente significa ser efetivo.
Eu descobri que muitas pessoas confundem efetividade com eficiência. Eles lutam melhorar sua eficiência, mas a sua efetividade nem sempre melhora. Esforçam-se pela eficiência às vezes às custas da efetividade.

(Nota do Tradutor: Será que o autor conhece a realidade brasileira? Há anos venho batendo nessa tecla: a neurose de atender rápido e despachar o cliente, anotando todos os dados possíveis CRMmente, continua presente no nosso dia a dia!)

E qual é a diferença entre efetividade e eficiência?


Ser efetivo significa produzir efeitos significativos.
Ser eficientes significa pruzir resultados com pequena perda de esforço. É a habilidade de se executar ações com rapidez. Porém, ao agir assim, você pode necessariamente não estar está alcançando efetividade. A efetividade permite-lhe alcançar as metas determinadas por você.
metas que você escolheu.) As mesmas que dão respaldo à sua visão e à sua missão.

Por exemplo, você pode ser muito eficiente ao trabalhar com base na sua lista de afazeres. Porém, quando você mudar para ser efetivo, você pode escolher delegar parte das tarefas, deixar de fazer algumas delas e focar em uma ou duas coisas que permitirão que você alcance a sua meta. Talvez você seja eficiente ao enviar cartas para os seus clientes potenciais, mas ser efetivo pode significar enviá-las somente para pessoas-chave ao invés de buscar atingir todo mundo.

Como você gasta o seu tempo?

Quando sua intenção muda para ser mais efetivo, você pode atingir suas metas em muito menos tempo. Você escolhe as coisas que lhe farão mais efetivo em vez de canalizar seus esforços na busca de mais eficiência.

Efetividade relaciona-se com gastar tempo para parar e avaliar, em lugar de correr mais e mais rapidamente.
Descobrir o que efetividade significa e o que o levará a alcançá-la é uma área na qual um treinador atua, tanto em relação aos indivíduos quanto às organizações. Quando estou trabalhando junto a clientes, freqüentemente focalizo na sua efetividade. A sessão de treinamento, que nós administramos semanalmente pelo telefone, dá a eles a oportunidade de parar, olhar aonde eles estão e para onde eles querem ir.

Acredito que esta parada permite aumentar sua efetividade. Também creio na importância de se utilizar dessas paradas a intervalos regulares durante o seu dia. Tantas pessoas se dispõem a trabalhar mais e mais duramente, sem realmente avaliar se estão sendo efetivas. Descobri que o que funciona melhor para mim, e para a maioria de meus clientes que usam isto, é trabalhar por períodos de 15 minutos com intervalos de alguns minutos entre eles.

Acredito piamente que se mais pessoas trabalhassem desse modo, as companhias seriam muito mais fortes e mais efetivas. Por exemplo, digamos que você está trabalhando numa proposta. Você trabalha nela durante 15 minutos e então dá uma parada durante os próximos instantes. Você pode usar este tempo para descansar ou um alongamento, para dar uma caminhada ao ar fresco, desfrutar de um período de calma reflexão ou para pensamentos livres fluírem de sua mente. Você escolhe o que vai ser mais útil.

Quando você voltar para a sua proposta, após 15 minutos, provavelmente lembrará de algo que você tinha esquecido ou daquilo que havia passado desapercebido, como não sendo muito importante. Você pode ter agora uma visão diferente sobre o assunto ou ter achado uma solução para algo que lhe bloqueava. Sua efetividade foi ampliada. Quando só lhe restarem seus 15 minutos, você vai trabalhar mais efetivamente para alcançar mais dentro deste prazo fictício.

O que eu desejo é que você seja efetivo para alcançar suas metas e cumprir sua visão.
 

Wendy Hearn atua como Treinadora - Ela trabalha junto a empresários, profissionais e executivos para descobrir suas próprias inspirações para, sem esforço, tomar as decisões exigidas para se ter o sucesso que eles desejam.
Para receber o seu boletim informativo GRÁTIS, envie um e-mail para:[email protected] ou visite o seu website em www.Business-Personal-Coaching.com

© Copyright 2004 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Don't Strive For Efficiency At The Expense Of Effectiveness