Prezado Tony:
Ficou realmente muito bom, uma mensagem persuasiva e multicolorida. No entanto para mim não funcionou, mas aqui quem fala é um ser abençoado! Seu anúncio, por outro lado, me levou a buscar aquilo que funcionaria para mim e a fazer considerações sobre o projeto que estamos desenvolvendo juntos, Helen, você, e eu. Comigo não funcionou, mas seu anúncio pode mostrar para você o incrível valor do fracasso.
Desejo-lhe sucesso,
George
Freqüentemente nosso relacionamento com o fracasso é muito neurótico e temeroso. Sempre esperamos ter êxito e ficamos com medo de não atingirmos o sucesso. Cunhamos uma imagem do sucesso com o qual aspiramos: certo nível de riqueza ou pelo menos conforto, um(a) parceiro(a) bonito(a), uma casa agradável ou o progresso espiritual e a lista cresce sem parar, adaptada a cada um de nós. Mas os traços comuns que ligam essas imagens são a esperança e o medo.
Nos ensinamentos budistas de Chogyam Trungpa Rinpoche, ele se referiu à esperança e ao medo como cara e coroa, os dois lados de uma mesma moeda.
Isso significa que nós deveríamos abandonar todas as nossas aspirações, nossos sonhos, nossa motivação em busca das nossas realizações?
Não, claro que não - significa que devemos deixar de lado nosso apego excessivo e nossos sentimentos exagerados de esperança e de medo.
Além disso, não há nenhum modo de prevermos se um dado evento, no qual poderíamos experimentar um enorme fracasso, não seria a semente de uma grande realização ou de um momento positivamente decisivo em nossa vida.
Recordo-me de, há muitos anos atrás, ter desistido de uma vaga numa universidade e de ter sido advertido pelos amigos e sócios de que eu realmente tinha perdido a razão e que eu estava cometendo um enorme erro.
Mas o fato transformou-se numa das melhores coisas que eu já fiz; uma bênção em minha vida e nas vidas dos meus filhos e meus amigos.
Então aqui está a lição.
Bem, nós nem sempre temos controle sobre a nossa vida e nosso destino. O que importantaé a nossa atitude e nosso estado de espírito.
Recordo-me também do título de um poema do poeta americano, Theodore Roethke, As Coisas Certas Acontecem para o Homem Feliz (The Right Things Happen to the Happy Man).
Muitas vezes penso que nós acreditamos no oposto: se as coisas certas acontecessem, eu ficaria contente. Sinto que é Roethke que está certo e, bem lá no fundo, todos nós temos certeza de que ele realmente está correto. Nosso estado de espírito vem em primeiro lugar; tudo flui a partir dele.
Não importa o que aconteça, sinta alegria, seja otimista, seja amável e deixe que isso seja a base da nossa vida.
Recomendo enfaticamente a leitura de Turning the Mind into an Ally (Transformando a Mente em uma Aliada), de Sakyong Mipham Rinpoche, Riverhead Books, 2003
|