Einstein, O Universo e a Liderança
© 2004 Brent Filson

 

Desde quando eu prestava o serviço militar no exército, fui importunado pela pergunta que sempre está a postos ao lado do tema liderança desde o tempo imemorial: Como alguns líderes podem persuadir as pessoas a acreditar neles e seguir os seus passos e outros líderes não conseguem? Mas não foi o exército que me deu subsídios para responder àquela pergunta. Foi Albert Einstein e a sua busca da teoria do campo unificado. (N.T.: leia o artigo sobre Einstein na revista Scientific American Brasil, de outubro/2004)


Einstein é bem conhecido pelas suas teorias especial e geral da relatividade, duas das realizações intelectuais que coroaram o século XX. Mas a teoria pela qual ele não é bem conhecido, é uma busca magnífica pela qual ele trabalhou continuamente por uns 30 anos - e no final das contas fracassou. Era a sua busca por uma teoria do campo unificado do universo, uma teoria única que explicasse todas as forças do universo. E foi esta busca que me inspirou, cá do meu cantinho, a achar uma resposta à pergunta da liderança.

A teoria especial de Einstein combinou espaço e tempo em um único conceito conhecido como o contínuo espaço-tempo. Ele gastou o resto da sua vida desenvolvendo uma teoria de campo unificado que incorporava a gravidade ao campo eletromagnético. Mas não foi a sua tentativa de resolver os enigmas da física que me inspiraram. Foi a sua própria busca na tentativa de unificar as principais forças do universo que me compeliram.

Da mesma maneira que há grandes forças impulsionando as atividades do universo, estou convencido de que há a participação de forças similares nas atividades de liderança. Tanto faz se nos referimos a organizações pequenas ou grandes, organizações de açougueiros, padeiros ou fabricantes de velas, a mesma força de liderança - leis da liderança, se você prefere - é aplicável. Ou pelo menos está era a minha teoria, esta era a minha busca: achar as leis de liderança, se elas realmente existissem, e então mostrar como essas leis podem ser aplicadas em qualquer desafio organizacional. Em resumo, nós podemos ter uma teoria de campo unificada "da liderança".

Não entrarei nos detalhes de como eu cheguei a desenvolver a teoria - só que depois de uma busca de várias décadas, trabalhando com líderes de todas as categorias, desenvolvi o que eu chamo de "Teoria do Campo Unificado do Sucesso da Liderança". Certamente eu não estou unificando grandes conceitos como gravidade e campo eletromagnético; mas minha teoria, cá do meu cantinho, ajudou a muitos líderes ao redor do mundo a elevarem a efetividade de sua liderança para muitos graus acima.

Então vamos à Teoria do Campo Unificado do Sucesso da Liderança. Não é nenhum pó mágico para transformá-lo em um grande líder. É, ao invés disso, uma estrela polar para guiá-lo e ajudá-lo a revigorar sua liderança e seus esforços de comunicação.

A TCUSL (N.T.: UFTLS, em inglês) é expressada como uma série de quatro proposições.

1) O SUCESSO EMPRESARIAL ACONTECE QUANDO AS PESSOAS OBTÊM RESULTADOS.

É claro que este não é um conceito estranho como um OVNI. Ao invés disto, é um BFO - Blinding Flash of the Obvious (NT: um Relâmpago Ofuscante do Óbvio). Se é óbvio ou não, isto é ignorado por muitos líderes - muitos líderes. Muitos deles focam em habilitar tais motores como iniciativas de qualidade, enquanto re-criam projetos e programas de reduçao de custos - às custas das pessoas que têm que fazer girar esses motores.
Por exemplo, eu conheço uma companhia que está comprometida com a quarta grande reestruturação dos últimos 6 anos. Três dessas iniciativas falharam, principalmente porque eles ignoraram o aspecto humano da liderança. Na realidade, eu supunho que a nova iniciativa também está sentenciada a falhar. É óbvio, porque em vez de ser dirigida por uma estratégia focada no mercado, produtos fortes ou uma visão de liderança de mercado, esta nova reestruturação está sendo dirigida por um novo sistema de computador!
Os gerentes estão reestruturando a companhia principalmente para empregar melhor aquele sistema, não para empregar melhor as pessoas com foco nos resultados. Eu ouso a dizer que a luz que eles vêem no fim do túnel na verdade deve ser de uma equipe de salvamento à procura de sobreviventes.

2) OS LÍDERES NÃO FAZEM NADA MAIS IMPORTANTE DO QUE OBTER RESULTADOS.

Outra declaração aparentemente óbvia. Ainda mais quando dou palestras para líderes mundo a fora, e faço-lhes esta pergunta: "Qual é a coisa mais importante que você faz como um líder? " Uns 95% deles dão toda sorte de respostas, mas não esta aqui. Esta é a resposta certa: Entenda o poder do líder na passividade aparente de "ter". Líderes não podem atingir resultados por eles mesmos. Eles precisam da ajuda de outros para atingir os resultados esperados. Hoje, com a velocidade, a flexibilidade e o trabalho em equipe como forças motrizes da competitividade, o controlador-extravagante, líder-da-ordem, que tem que tiranizar e micro administrar não pode competir com o líder que pode construir e pode motivar times para obter resultados. Em resumo, o líder que pode ter os outros obtém resultados.

3) O MELHOR MODO PARA LEVAR AS PESSOAS A OBTEREM RESULTADOS NÃO É DANDO ORDENS, MAS MOTIVANDO.

Como propósito da liderança, a motivação é outro conceito que é mal-compreendido por muitos líderes. Se nós entendemos mal o conceito de motivação, como podemos motivar qualquer pessoa a fazer qualquer coisa? Aqui estão as quatro "verdades eternas" da motivação: a) A motivação não é algo que as pessoas pensam ou sentem, mas o que elas FISICAMENTE FAZEM. Só quando as pessoas são levadas à ação física elas na verdade podem ser definidas como "motivadas". b) A motivação não é algo que nós podemos fazer a qualquer um. Nós como líderes só podemos comunicar. As pessoas que nós queremos motivar é que têm que se motivar. O "motivado" e o motivator sempre são a mesma pessoa. c) A motivação é dirigida pela emoção. Na realidade, as palavras emoção e motivação vêm da mesma raiz latina, que significa mover. Quando quiser mover as pessoas, motive pessoas a entrar em ação, nós canalizamos as suas emoções. d) a motivação acontece melhor quando é ativada através da comunicação frente-a-frente.

4) NÓS LIDERAMOS BEM SOMENTE QUANDO LIDERADOS ESTIVEREM SENDO BEM CONDUZIDOS.

Vamos jogar fora o velho conceito de liderança. Aquele conceito era baseado na idéia de "seguidores" - os líderes de sucesso eram aqueles que conseguiam que as pessoas os seguissem. Bobagem! Hoje, a velocidade e extensão da mudança na demanda do mercado gerou uma visão nova de liderança, que não só pode lidar com a mudança, mas de fato pode acelerá-la e criar novar oportunidades dela. Esta visão é a quarta proposição. Quantas vezes nós ouvimos este elogios do tipo "Eles são grandes líderes, eles não podem ser substituídos!" Dentro das condições da nova dinâmica de liderança, esses "grandes, insubstituíveis líderes" estão na verdade líderes pobres de que as organizações deveriam se livrar! Se a função do líder é levar os outros a obter resultados, então o melhor modo não é simplesmente motivá-los, mas motivá-los a levar outros a conseguir esses resultados. Quando desafiarmos nossos líderes a verdadeiramente liderança, nós mudamos os seus mundos e o nosso. Só então é que nós lederamos bem.

Essas são as quatro proposições da Teoria do Campo Unificado do Sucesso da Liderança. Einstein falhou na sua busca de uma teoria de campo unificado; mas o sucesso ou fracasso desta Teoria da Liderança fica aos seus cuidados. Ponha em ação. Guiado por suas idéias, desenvolva estratégias, processos e habilidades de liderança. Você vai começar a percorrer a estrada para ser um líder melhor. Porque as quatro proposições possibilitam definir diferenças entre líderes. Essas diferenças não são tão formidáveis quanto as diferenças entre os campos gravitacionais e eletromagnéticos, mas podem ajudar-lhe a fazer uma coisa muito simples, básica para a sua carreira, para qualquer carreira: ter liderança.

 

Brent Filson autor de 23 livros, os recentes livros de são, THE LEADERSHIP TALK: THE GREATEST LEADERSHIP TOOL e 101 WAYS TO GIVE GREAT LEADERSHIP TALKS . Ele é o fundador e presidente do The Filson Leadership Grup, Inc. - e trabalhou com milhares de líderes mundiais durante os últimos 20 anos, colaborando para alcançarem expressivos e positivos, resultados medidos.
Assine seu e-zine GRÁTIS sobre Liderança e receba um guia grátis, "49 Ways To Turn Action Into Results", em www.actionleadership.com.

© 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Einstein, The Universe, and Leadership
 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli