A Magia da Mudança
© 2004 Claudette Rowley

 

Precisa-se de muita coragem para libertar-se do familiar e do aparentemente seguro, para se abraçar o novo. Mas não há nenhuma segurança real naquilo que não mais é significativo. Há mais segurança no aventuroso e excitante, no movimento há vida e na mudança há poder." - Alan Cohen

Freqüentemente quando pergunto para os novos clientes como eles lidam com a mudança, ouço respostas como "eu odeio mudanças! " ou "eu sou terrível nas mudanças." É muito raro alguém dizer que "eu amo a mudança. Quando uma mudança aparece em minha vida, eu apenas me deixo levar."

Mudança faz parte da vida.

Na realidade, alguns diriam que manter equilíbrio no meio da mudança é que É vida. Mudanças sempre estão acontecendo. Nós só precisamos de olhar para o mundo natural para perceber isto. A vida humana - como na natureza: fluxos e refluxos, vidas e mortes - pode estourar como um vulcão e pode estar tão calma quanto o regato borbulhando tranqüilamente no fundo do quintal. Freqüentemente nós resistimos a aceitar tudo isso como natural.

A "magia" está presente na mudança e estar presente nela significa permitir que ela seja o que é. É tão fácil resistir à mudança, porque estimula o medo, é desconhecida e nós nos sentimos fora do controle. Porém, você pode escolher em permitir a mudança ao invés de resistir a ela. Uma frase que freqüentemente me ajuda: "É o que é, assim não pode ser diferente."

Chaves para a permissão:

  • Lembre-se de que você não tem que gostar; você só tem que permitir que ela aconteça.
    Caveat (*): Freqüentemente quando nos dizem para que ACEITEMOS uma situação, nós pensamos que devemos gostar. Você não tem que gostar, você precisa permitir sem julgamento simplesmente - seus pensamentos, sentimentos e ações.
  • Observe seus pensamentos e emoções objetivamente. Observar seus pensamentos e emoções levam à consciência deles. Em lugar de simplesmente estar "neles", você também pode estar consciente deles.
  • Note a que você está resistindo. Você está com resistência quando estiver pensando que algo deveria "ser diferente do que é." Quero fazer uma distinção aqui. Freqüentemente no trabalho ou em nossas vidas pessoais, nós vemos situações que definitivamente precisam ser redirecionadas ou melhoradas. Aí está a diferença sutil onde a mudança está envolvida: Quando notar algo que você pensa que deveria ser diferente, primeiro permita. É o que é. Do ponto de vista da aceitação, você pode escolher entrar em ação, dizer o que precisa ser dito ou não fazer nada.
  • Refrear julgamentos - julgamento sobre você, os outros ou situações. No momento em que você é o seu juiz, de outra pessoa ou de uma situação, você está resistindo e não está presente. O truque aqui é continuar notando e observando qualquer julgamento. Nós somos socialmente condicionados para julgar, na maioria das vezes inconscientemente.
    Caveat (*): É fácil encontrar-se julgando a si mesmo. É a sua mente procurando um modo de desviá-lo do presente. É uma ocorrência comum, portanto fique atento!

Um dos modos mais fáceis de viver é conscientemente - estando presente em cada momento e atento a seus pensamentos, sentimentos e ações. A mudança faz parte do fluxo de vida. Resistir não vai acabar com isto; nada vai. Você é tão capaz de prevenir-se das mudanças quanto parar as marés do oceano. Permita mudanças, permita ser o que é. Esta é a magia.

(*) Nota do Tradutor: Caveat - Um caveat é uma advertência, um aviso, um conselho para que haja cautela. Embora venha do imperativo de cavere (em Latim, tomar cuidado, acautelar-se), verbo que ainda encontramos dentro do nosso precaver, entrou em nosso léxico como substantivo ("um caveat", "ignorou o caveat", etc.).

( ...) - mais informações visite o site SUA LÍNGUA do Prof. Cláudio Moreno.



 

Brent Filson autor de 23 livros, os recentes livros de são, THE LEADERSHIP TALK: THE GREATEST LEADERSHIP TOOL e 101 WAYS TO GIVE GREAT LEADERSHIP TALKS . Ele é o fundador e presidente do The Filson Leadership Grup, Inc. - e trabalhou com milhares de líderes mundiais durante os últimos 20 anos, colaborando para alcançarem expressivos e positivos, resultados medidos.
Assine seu e-zine GRÁTIS sobre Liderança e receba um guia grátis, "49 Ways To Turn Action Into Results", em www.actionleadership.com.

© 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Einstein, The Universe, and Leadership
 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli