Os Gerentes de Verdade Precisam Ser Coaches
© 2004 Wendy Hearn

 


Tendo em mente a rapidez em que os negócios evoluem atualmente e a necessidade de manter-se competitivo, é essencial que os gerentes sejam efetivos. Especialmente em relação às pessoas da sua equipe e isto requer aprender a tornar-se um coach.

Para a maioria dos gerentes, treinar foi mais uma tarefa acrescentada à sua lista de atividades, mas a maioria não recebeu nenhum treinamento a respeito das habilidades do coaching. Ele já é utilizado em mais de 80% das organizações para desenvolver o seu pessoal, mas só um quinto promovem treinamento, de acordo com uma pesquisa realizada pela Work Foundation (E.U.A.).

Esta falta de treinamento pode ser cara e prejudicial. Situação similar seria entregarmos chaves de veículos a algumas pessoas completamente inexperientes, pedindo-lhes que dirigissem pela cidade, apenas desejando "Boa Sorte!". Elas podem ter alguma idéia do que fazer, mas não estarão treinanadas nas habilidades requeridas.

O coaching é uma atividade de competências e habilidades específicas; não é apenas um rótulo novo para se acrescentar às atividades já realizadas por um gerente. Eles precisam de treinamento para que desenvolvam essas habilidades específicas, saibam quando e como utilizá-las e sentirem-se seguros para treinar as pessoas. Com o treinamento certo, sua empresa se beneficiará enormemente e terá estes benefícios, entre outros:

  • O desempenho dos empregados vai melhorar para um nível ótimo.
  • A companhia vai se tornar mais forte, mais produtiva.
  • Melhor convivência com a mudança e encorajamento ao crescimento pessoal e das equipes.
  • Revelação do melhor de cada pessoa e desinibição dos potenciais.

Você não quer que sua empresa perca estes benefícios, quer?
Eu a convido a dar início ao processo de assegurar que seus gerentes sejam treinados adequadamente nas habilidades para coaching. E não é só treinar: o mais importante é que eles precisam da oportunidade para aprender, experimentar e avaliar o próprio treinamento.

Primeiro eles precisam entender o que é o coching e como é diferente de monitorar, de treinar, de aconselhar ou de ensinar. Sem esta compreensão, eles cairão na armadilha de não saber se eles estão atuando como coach ou não. Eles precisarão conhecer pelo menos um modelo de coaching para dar-lhes como base um processo e uma estrutura para atuar. Isto faz gerar o foco e a clareza do coaching e leva ao desfecho desejado com ações apropriadas. Para começar eles precisarão passar por fundamentos completos das habilidades básicas do coaching como escutar, questionar, incentivar, esclarecer, cobrar, estabelecer relação de confiança e de hamonia, desafiar, reconhecer e incentivar a colaboração e o planejamento de ações.

Estas habilidades podem ser ensinadas, praticadas e refinadas e, assim, podem ser multiplicadas. Ser treinada para coach é o primeiro passo. A a verdadeira aprendizagem vem da experiência de ser o próprio coach e na tuação com os outros. É importante que você não apenas seja treinada nas habilidades básicas e pare por aí. É necessária uma estrutura e um ambiente encorajadores para que você dê continuidade ao seu treinamento.

Quantas vezes você aprendeu algo novo e só quando voltou ao escritório observou que só reteve uma pequena parte? Ou que você está enfrentando obstáculos que não sabe como superar?

Os gerentes precisam da sua própria experiência de coach para dar continuidade ao treinamento inicial. É aí que eles vão ampliar suas habilidades de coach dramaticamente e ganhar autoconfiança. O treinamento dos seus gerentes em coaching não precisa ser feito de uma só vez e à noite. Você pode optar por começar com uma dupla de gerentes e, à medida que os resultados forem aparecendo, vai ampliando a abrangência.

Se você mesma preferir treinar os seus gerentes, sugiro que primeiro você descubra o que eles realmente precisam para serem efetivos; o que eles já sabem sobre coaching; o que mais eles precisam saber sobre e o qual deles despertou maior interesse em aprender sobre coaching. As respostas a estas perguntas vão dar-lhe um quadro mais preciso das suas necessidades. Isto vai exigir no momento comprometimento e gasto de tempo, mas vai assegurar que eles terão o treinamento adequado às suas necessidades.

Conhecendo bem sua companhia como você conhece, qual é a ação mais importante que deve ser tomada hoje para levar seus gerentes na direção mais próxima de coaches?

 

Wendy Hearn é Coach em empresas. Ela trabalha junto a profissionais e companhias que liberam todo o seu potencial em busca de maior sucesso e resultados.
Clique em tinyurl.com/29n55 ou www.Business-Personal-Coaching.com e receba GRÁTIS o relatório de Wendy intitulado '7 Key Elements For Managers To Learn Coaching Skills' ("7 Elementos Chave para Gerentes Aprenderem Habilidades de Coaching")
Copyright, Wendy Hearn. Todos os direitos reservados.

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Effective Managers Need To Coach

 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli