Você é Alfabetizado em Pessoas?
© 2005 Susan Cullen

 


Ser alfabetizado em pessoas é saber como ler e compreender as diferenças de estilo de comportamento dos outros.
Todo gerente já experimentou a frustração de não entender porque uma ação administrativa funciona maravilhosamente com um empregado e é ineficaz com outro. Isso é porque pensamos estar sempre motivando mesmo quando a outra pessoa não está se motivando.
O mesmo princípio aplica-se às relações com clientes e colegas de trabalho. Nós "clicamos" ou conectamos com algumas pessoas e nos entendemos mutuamente. Mas nós também trabalhamos com indivíduos que percebem as coisas de forma diferente. As pesquisas mostram que há quatro dimensões de estilo de comportamento diferentes. Entender as suas características pode nos ajudar a ser mais efetivos em nossas relações com os outros.

Quatro Dimensões

O Sistema de Perfil Pessoal é um instrumento que ajuda identificar como nós tendemos a nos comportar. Identifica quatro dimensões de comportamento diferentes: domínio, influência, firmeza e consciência. Embora nós nos comportamos em todas as quatro dimensões, tendemos a usar mais freqüentemente uma ou duas.

Domínio

Os que demonstram o estilo de comportamento Dominante ("D") normalmente possuem rítmo rápido e são pessoas orientadas por tarefas. Elas se destacam no desafio de resolver problemas.
Esses com a tendência de comportamento "D" são tomadores de decisão rápidos. Não esperam pela concessão de autoridade, eles a buscam. Não aborreça estas pessoas com inutilidades ou detalhe excessivos - só resultados os interessam.

Os "Ds" ficam muito confortáveis quando podem controlar os seus ambientes. Eles trabalham melhor quando eles estão livres de controle e supervisão. Eles superam todas as objeções para concluir o trabalho.
As pessoas com tendência de comportamento "D" tendem a perseguir resultados imediatos, ações justificadas, aceitam desafios, tomam decisões rápidas, questionam o status quo, assumem responsabilidades, administram dificuldades e resolvem problemas.

Buscam ambientes que incluam poder, autoridade, prestígio, desafio, oportunidade, horizontes, liberdade, e variedade. Mas eles precisam de outros que pesem os prós e contras, calculem riscos, usem precaução, estruturem um ambiente mais previsível, pesquisem fatos, premeditem antes de decidir e reconheçam as necessidades dos outros.

De fato, para ser mais efetivos, os de estilo "D" precisam entender que necessitam das pessoas, identificarem-se com um grupo, conscientizarem-se dos limites existentes, acalmem o ego e relaxem mais.

Influência

Indivíduos com a Influência ou tendência de comportamento "I" também são de rítmo rápido, mas são mais orientados a pessoas. Estes são as "pessoas de pessoas."

Eles preferem estar cercados de outras pessoas, são entusiásticos e divertidos. A popularidade é importante para eles. Suas tarefas são completadas com a ajuda de aliados. Gostam de contatar pessoas, deixam impressão favorável, falando articuladamente, criando um ambiente motivational, geram entusiasmo, são pessoas divertidas e gostam de participar de grupos.

OS "Is" buscam ambientes que incluem popularidade, reconhecimento social, liberdade de expressão, atividades em grupo, relações democráticas, livres de controle e de detalhes, oportunidade para verbalizar propostas, habilidades de treinamento e aconselhamanto e condições de funcionamento favoráveis. Eles precisam de outros que se concentram na tarefa, buscam fatos, falem claramente, respeitem a sinceridade, desenvolvam relações sistemáticas, prefiram lidar com pessoas, tenham pensamento lógico e demonstrem individual follow-throught .

Para serem mais efetivos, os indivíduos com estilo de comportamento "I" precisam de controle de tempo, objetividade em tomar decisões, administração participativa, avaliações mais realístas dos outros, definição de prioridades e prazos e ser mais firme com os outros.

Firmeza

Assim como os de estilo "I", estes são indivíduos orientados a pessoas que demonstram Firmeza ou tendência de comportamento "F", mas num rítmo muito mais lento. O estilo "F" não gosta de tomar decisões rápidas, mas valorizam a consistência. O estilo "F" é paciente e leal. Também são muito bons em escutar as pessoas e acalmar os outros quando estão transtornados. Indivíduos com o estilo de comportamento "F" focam na cooperaração com outros para realizar as suas tarefas.

Indivíduos com o padrão Firmeza tendem a atuar de uma maneira consistente e previsível. Eles desejam ajudar os outros, demonstram paciência, desenvolvem habilidades especializadas, concentram-se nas tarefas, demonstram lealdade, são bons ouvintes e pessoas entusiasmadas e tranqüilas.

Eles buscam um ambiente que inclua segurança, previsibilidade, mínima intervenção do trabalho na sua particular, reconhecimento pelo trabalho bem feito, avaliação sincera, identificação com um grupo e mínimos conflitos. Eles precisam de outros que reajam depressa a mudanças inesperadas, superem os desafios de uma tarefa recebida, que se envolvam em mais de uma coisa, se auto-promovam, mantenham os outros sob pressão, trabalhem confortavelmente em um ambiente imprevisível, priorizem o trabalho, sejam flexíveis nos procedimentos do trabalho e agreguem valor ao trabalho.

Para serem mais efetivos, os indivíduos com o estilo Firmeza precisam se adaptar antes de mudanças, validação do auto-reconhecimento, informações de como melhor contribuir, trabalhar com parceiros de competência semelhante, diretrizes, encorajamento e confiança na habilidade dos outros.

Consciência.

Indivíduos que demonstram tendência de comportamento Consciencioso ou "C" têm um rítimo mais lento e se orientam em tarefas. Os "Cs" se preocupam em fazer o trabalho direito e dispensarão infinita atenção para terem certeza disso. A menos que a qualidade tenha de ser melhorada, os "Cs" não gostam de mudanças súbitas ou abruptas. Realizam suas tarefas trabalhando com as circunstâncias existentes visando promover qualidade.

Estas pessoas estão sempre atentas a regras e padrões, concentram-se em detalhes-chave, utilizam abordagens sistemáticas para situações, são diplomáticos com as pessoas, buscam precisão, pensam criticamente, e usam formas sutis ou indiretas para lidar com conflitos.

Eles buscam um ambiente que inclui segurança, padrões, proteção, confiança, estabilidade, e coleguismo. Eles precisam de outros que deleguem tarefas importantes, tomem decisões rápidas, abram portas, só usem políticas como orientações, cheguem a um acordo com os oponentes, manifestem posições impopulares, iniciem e facilitem discussões e encorajem o trabalho em equipe.

Para serem mais efetivos os indivíduos com tendência de comportamento "C" precisam de trabalhos que exijam precisão, oportunidade para planejamento cuidadoso, descrições de cargo exatas, avaliações de desempenho agendadas, respeito a seus valores pessoais e tolerância para conflitos.

Adaptando à Dimensão do Outro

As diferentes dimensões de comportamento não são uma desvantagem. Elas são um recurso porque a limitação de uma pessoa é a força de outra. Se você entende e respeita a individualidade dos outros, você pode dar o que eles precisam para se sentir bem e atuar sobre suas limitações.

Por exemplo, se você está administrando "Ds", tem que entender e respeitar as suas necessidades de controlar o ambiente. Não tente impor a eles sua dimensão de comportamento. Se você fizer isso, eles empacarão. Deixe-os fixar o próprio horário e trabalharem quando for melhor para eles.

As pessoas do estilo "I" querem ter segurança de que terão bastante interação com as outras pessoas, quando estiverem fazendo o seu trabalho. Eles pensam em projetos em termos de quanto divertidos eles serão.

Os empregados de estilo "F" querem saber que você está confiante. Eles precisam ter certeza de que podem contar com você e que você está disponível para acompanhamento.

Os empregados da dimensão "C" podem se perder por conta do perfeccionismo, podem levar muito tempo para terminar um projeto. Os "Cs" prestam muita atenção em detalhes porque querem ter certeza dos pingos dos "i" e traços dos "t".

O único modo de você aprender a identificar a dimensão de comportamento de outras pessoas é com prática, prática e prática para pegar no ar as deixas e sinais. Então você precisa praticar adaptando-se à sua dimensão. Quanto mais tecnologicamente avançados ficamos, mais tendemos a ignorar o lado humano da produtividade. Este é um erro. Nós não podemos negligenciar as pessoas que controlam as máquinas e os computadores. Para ser muito efetivo lidando com os outros, você tem que entender o que os motiva e dar-lhes o que eles precisam de você. Esta simples habilidade de ler a dimensão de comportamento do outro e ser flexível o bastante para adaptar o seu, pode representar um longo caminho na direção de um trabalho ou relação empresarial mais produtivos.

 

Susan Cullen é Presidente da Quantum Learning Solutions, Inc., ela fala sobre o tema "Alfabetização de Pessoas" e é uma distribuidora da Inscape Publishing, editora do Personal Profile System. Tem mais de 15 anos de experiência no Desenvolvimento Organizacional e é considerada uma experta no uso de metodologias de aprendizagem combinadas que resultam em mudanças organizacionais. Para mais informações visite seu site em www.quantumlearn.com..

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- People Literacy

 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli