script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

O mais votado do mês:

Onde a Administração Termina,
a Liderança Começa
© 2005 Joan Marques

Um tópico freqüentemente discutido no ambiente acadêmico e no mundo corporativo é a diferença entre administração e liderança. E a parte interessante desta abundância de discussões é que todas as definições e diferenças apontadas fazem sentido.

A distinção mais freqüentemente ouvida pode ser que a liderança pertence a assuntos maiores, de ação a longo prazo, enquanto a administração geralmente envolve ocorrências menores, de curto prazo.


Como o anterior, há outros pensamentos interessantes que me vêm à mente os quais podem ser úteis para compartilhar e para servir para relembrar o que você provavelmente já tem conhecimento.

a. Tanto a liderança quanto a administração pertencem primeiro a você e, depois, aos outros. Você precisa de primeiro definir suas metas de longo prazo e, a partir daí, desenvolver seu planejamento passo a passo para atingi-las antes de aplicá estas habilidades aos outros.

b. Liderança e administração podem, ou não, ser necessárias ao mesmo tempo, e pode ou não serem executadas pela mesma pessoa. Há circunstâncias na vida em que o maior salva-vidas não é um grande show, mas uma meticulosa e bem-pensada implementação de ações; e há situações, por outro lado, onde o assunto mais essencial não é o desenvolvimento diário de coisas, mas a direção na qual um negócio, uma família ou uma instituição está sendo guiada.

c. Nem todo líder é um bom gerente. Nem todo gerente é um bom líder. No entanto , ambos podem ser excelentes peritos nas suas áreas particulares.

d. Embora pareça que, em tempos modernos, liderança está na moda e administração fora da moda, ambos os fenômenos ainda estão muito vivos e muito são extremamente necessários em toda instituição que se esforça para ter bom desempenho.

e. "Boa" administração, assim como também a "boa" liderança pode requerer elementos diferentes em tempos diferentes e sob circunstâncias diferentes. Num lugar uma abordagem laissez-faire (NT: de não intervenção) pode ser considerada desastrosa, já em outro pode ser a melhor receita para o sucesso, e onde, em dadas circunstâncias, a ação da direção é precisada a cada momento, uma estratégia mais orientada às pessoas e menos direcional pode ser a preferida.

f. Nem gerentes nem líderes são autosuficientes: ninguém sabe ou pode fazer tudo. Além disso, necessariamente não é o nível de conhecimento ou habilidade que determina uma "boa" administração ou uma liderança de "qualidade": Um bom gerente ou líder não tem nenhum problema para elevar a qualidade da sua produção ou do seu ambiente atraindo talentos complementares.

g. Finalmente: Administração e Liderança estão freqüentemente entrelaçadas. Todos nós as aplicamos nos momentos apropriados, mesmo que nós tenhamos habilidades melhores em uma ou outra. O melhor modo de encarar isto pode ser: onde a administração termina, a liderança começa e vice-versa. Afinal de contas, primeiramente nós temos uma visão, então nós desenvolvemos os passos e procedimentos em sua direção e, subseqüentemente, começamos a coordenação desses passos e procedimentos para a realização da visão. E se a visão tiver que mudar devido a ocorrências imprevistas, nós a reformularemos, alteraremos nossos passos e procedimentos, e continuaremos nossa coordenação para a realização da visão alterada. Essa é a função do revezamento da liderança e da administração no trabalho.

É melhor viver em pobreza serena do que em riqueza sem sossego. Tudo tem um preço. O preço de cultivar a sua alma está girando longe da tensão excessiva, da destruição do amor-próprio e do constante esforço por um estilo de vida insaciável. Mas vale a pena.

 
Joan Marques emigrou do Suriname, América do Sul, para a Califórnia, EUA, em 1998. Ela segura um doutorado em Liderança Organizacional, um Mestre em Administração Empresarial, e é atualmente um instrutor universitário em Negócio e Administração em Burbank, Califórnia. Procure os seus livros "Empower the Leader in You" (Potencialize o Líder em Você) e "The Global Village" (A Aldeia global) em livrarias on-line ou no seu website : www.joanmarques.com

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
"Where Management Ends, Leadership Begins"