Á medida que a enormidade dos crescentes resultados da tsunami tornaram-se aparentes, o ficou mais intenso o foco do mundo nas difíceis condições das vítimas. Na mesma proporção do crescimento da intensidade, desenvolveu-se a resposta humanitária.
Inicialmente falou-se de entraves burocráticos , mas o foco superou a burocracia e logo iniciou-se o fluxo de ajudas internacionais.
As ondas gigantes afetaram seriamente dois países envolvidos há muito tempo com guerras civis. O foco superou as rivalidades: o cessar-fogo foi estabelecido e a ajuda foi permitida.
Os Captadores de Recursos sempre acham difícil de obter recursos para ajudar o fluxo constante de vítimas no mundo inteiro. O foco superou a 'fadiga do desastre' e gerou recordes financeiros nas doações de indivíduos, corporações e governos.
Em Melbourne, uma partida beneficente de críquete reuniu a maioria dos mais famosos jogadores de toda parte do globo. o foco possibilitou em menos de duas semanas o que normalmente teria levado anos de planejamento.
Numerosas outras iniciativas foram organizadas com semelhante urgência: concertos de música e gravações de CDs, churrascos e leilões beneficentes, projetos de doação de alimentos e assim por diante. Elas foram determinadas em função do foco.
O foco simplifica. Remove barreiras, obstrui trivialidades e, geralmente, torna mais fáceis as coisas mais difíceis de fazer. Por causa disto, as pessoas se interessam tanto em ser uma parte de um esforço concentrado. E uma lição deste professor indesejável parece ser inquestionável: se você quiser algo determinado, ache um modo de colocá-lo em foco.
Mas colocar-se no foco também tem seus lados ruins.
Estar no foco tem o seu preço. Por sua natureza, o foco pode nos conduzir a negligenciar outros assuntos, que podem ser importantes da mesma maneira. Quem vai se preocupar em levantar fundos para as vítimas da guerra no Sudão, para tufões nas Filipinas ou para os incêndios em florestas no sul da Austrália, no momento?
E o foco raramente permanece por longo tempo. A tsunami vai saindo das manchetes de nossos jornais e ocupando cada vez menos minutos preciosos nos telejornais noturnos. Mas serão vários os anos de recuperação dos sobreviventes. Já podem ser sentidos os efeitos da burocracia e do restabelecimento dos antagonismos nacionais.
Talvez as reais lições sejam estas: Use o foco como sua vantagem. Mas sempre deixe claro o que é realmente importante. Não admita pressões externas para determinar o seu foco. Não permita que a burocracia ou outras formas de complexidade desnecessária impeçam que as coisas prossigam.
E mantenha tudo em perspectiva. Nossos corações são levados a apagar a lembrança daqueles para quem as lições deste professor indesejável nunca serão importantes.
|