Papai Noel - A Marca
© 2004 Harry Hoover

 

Toda Noite de Natal, um assaltante chamado Papai Noel invade casas ao redor do mundo, mas ele nunca foi denunciado à Polícia. Ele tem ums das melhores e mais positivas marcas internacionais e ela continua o protegendo contra qualquer sugestão de impropriedade há muitas gerações.

Por que a marca do Papai Noel permanece tão forte?
Porque ele é:

  • Consistente
  • Único
  • Focado nos clientes
  • Virótico

Vamos examinar cada um dessas qualidades, para ver que lições podemos tirar.

Primeiro: Papai Noel tem uma declaração de posicionamento e a usou durante décadas para torná-la consistente com a sua missão.

É esta consistência que o ajudou construir uma franquia de marca que é a inveja de muitos outros empreendedores. Não importa que tipo de veículo de comunicação ele usa, a sua mensagem é confrontada com a sua declaração de posicionamento.

A Fed-Ex e a UPS também entregam pacotes de encomendas, mas eles não fazem isto no meio da noite em um trenó puxado por oito renas minúscula. A Fed-Ex e a UPS também entregam pacotes, mas eles não fazem isto no meio da noite em um trenó puxado por oito pequenas renas. Noel deixou o mercado sem saída com a sua singularidade.

Ele não hesita a respeito do mercado que ele identificou na sua declaração de posicionamento. O seu objetivo não é toda forma de vida baseada no carbono. Ele se concentra nas crianças.

O Velho Noel aperfeiçoou a suas informações com a eficiente mineração de dados.
Quem mais sabe se você:

  • está dormindo ou acordado
  • se quer uma Barbie ou um taco de beisebol
  • se foi malcriado ou agradável

Noel inventou o marketing virótico. Como seus clientes envelhecem e se tornam pais, eles cativam o grupo emergente de clientes a seu favor. Eles sabem que se entregarem a mensagem do Papai Noel, serão beneficiados com o bom comportamento das suas crianças.

E não são só os pais. Outros também, ajudam. Noel nunca gastou uma moeda de dez centavos em anúncios. Ele usou boas táticas de relações públicas para desenvolver, administrar e manter relações sólidas com os seus parceiros.

Pense nos anúncios da Coca-Cola que trazem o Sr. Noel.
Pense em todos os suplementos de jornal que trazem sua imagem durante o período das festas de fim de ano. Imaginem a quantidade de seus ajudantes em todas as lojas de departamentos em todos lugares.

Por causa da sua adesão às táticas de marketing simples, todo o mundo ama o Papai Noel.

Nada mal para um velho assaltante acompanhado da magia das renas.

 

Harry Hoover é Diretor da Hoover Ink PR (www.hoover-ink.com). Possui 26 anos de experiência na preparação e divulgação de mensagens que asseguram sucesso a empresas reconhecidas como Brent Dees Financial Planning, Carolinas AGC, New World Mortgage, North Carolina Tourism, Ty Boyd Executive Learning Systems, VELUX and Verbatim.

© Copyright 2005 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
"Santa - The Brand"
 

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli