As Regras de Ouro do Atendimento ao Consumidor
© 2006 Kristie Tamsevicius

 

Tudo o que eu sei sobre atendimento ao consumidor que eu aprendi ao trabalhar na rede McDonalds quando adolescente. Pode acreditar, é verdade! Hoje em dia, com a extrema competitividade nos negócios, as companhias vencedoras são aquelas que oferecem um atendimento ao consumidor superior.

O LTV - valor de toda a vida - do cliente é imensurável. Então, quando se conquista um cliente, como você o mantém? A resposta é com atendimento ao consumidor matador!

Aqui vão alguns dos segredos que fizeram do McDonalds o sucesso de hoje!


* Serviço com Sorriso *
"Olá, bem-vindo ao McDonalds! Posso anotar o seu pedido? " Você vai receber um novo cliente? Dê boas-vindas ele à sua empresa. Faça uma apresentação da empresa e dos seus serviços por e-mail. Leve seus clientes a conhecer melhor seu negócio. As pessoas são levadas a fazer mais negócios com quem confiam. Você não pode valiar erradamente a importância de construir relações fortes com os clientes.

Sorriso ao telefone. Os clientes vão perceber a diferença em sua voz. Tenha cuidado quando você envia e-mail. É fácil ser mal compreendido. O e-mail´preenche as faltas de comunicação presencial visual e auditiva. Você tem que fazer um esforço extra para assegurar que seu "tom" seja alegre e amigável.
Com um e-mail, as pessoas também esperam uma resposta rápida.
Uma resposta rápida e amigável deixará seus clientes saberem que você está trabalhando dedicadamente para mantê-los felizes!

* Venda por sugestão *

"Você gostaria de uma torta de maçã de sobremesa hoje? " Quando um cliente compra um serviço, você oferece algo complementar para adicionar valor à sua experiência? As pessoas das empresas vizinhas, pressionadas pelo tempo, receberão bem a conveniência de fazer suas compras em um só lugar. Repare a sua linha de produtos e descubra "O que posso oferecer para ser mais útil aos meus clientes?"
Há um artigo útil que eu possa entregar em domicílio?
Há um serviço que complemente meus outros serviços? "

* Tenha as opções bem à mão! *

"Quais são os ingredientes do lanche nº. 3? " As pessoas gostam de saber o que esperar do pedido feito. Eles querem saber antecipadamente o preço das coisas, quanto tempo vão ter que esperar etc. Se um cliente não encontra esta informação no site da empresa, ele pode abandoná-lo. Você sabe como é irritante comprar um carro quando você ainda não sabe as condições oferecidas pelo vendedor ou se será um bom negócio!
O conhecimento antecipado acaba com o medo de comprar.

* O cliente tem sempre razão *

"Eu sinto muito, seu pedido estava errado, como eu poderia ter feito melhor?" Nada é pior que refazer um pedido. O melhor jeito de transformar um fato negativo em positivo é abandonar a forma rotineira e fazer aquele cliente sentir-se satisfeito com os resultados. Depois que você fizer as correções, desculpe-se sinceramente pelo engano e ofereça um estímulo para que ele volte - por exemplo, um desconto na próxima visita.

Todo o mundo sabe que uma reclamação fala mais alto do que 30 elogios. Tenha certeza de que TODAS as reclamações sejam respondidas. Não dê razão para ninguém sair e dizer que suas necessidades não foram satisfeitas.

Você pode aprender muito com os seus clientes.

Tenha certeza. Outros clientes podem estar experimentando o mesmo problema. Aprenda com os seus erros.

Informe no seu site o número de telefone para sugestões, comentários e reclamações. Um cliente irritado quer perceber que a sua reclamação está sendo ouvida AGORA! Enviar um e-mail de resposta do SAC só daqui a 24 horas pode não ser a melhor solução!

* Q.S.L. * Qualidade, Serviço, e Limpeza de Qualidade

Haverá algum modo de melhorar o seu serviço?
Você determina um nível de excelência para seus produtos e serviços que é atingido ou superado?

Serviço - você leva seus clientes a se sentirem como Número 1 na sua agenda? Você procura escutar as necessidades dos clientes e atendê-las?
Limpeza - A atmosfera do seu negócio torna os clientes felizes e com vontade de voltar? Seu website é amigável para o visitante? É fácil de navegar? É rápido para carregar?

* Valor da Marca / Identidade Corporativa *

Seu endereço na internet é de fácil associação com a sua empresa? Muitos visitantes podem não chegar ao seu site clicando, mas digitando o seu endereço. Não deixe de divulgá-lo nos cartões de visita e na papelaria? Mantenha endereços curtos e simples: os longos com hífens, pontuação ou aqueles difíceis de soletrar não vão levar os clientes a encontrá-lo com facilidade. Inclua o endereço eletrônico de sua companhia e outras informações de contatos na sua assinatura de e-mail automática. Sua secretária sabe o seu e-mail e o endereço do seu site? A resposta pode pegá-lo(a) de surpresa! Seu anúncio está nas páginas amarelas?

* Qual é o seu Diferencial de Vendas * ?

"Nós temos as melhores fritas da cidade! " Conte aos clientes diretamente na sua home page por que eles deveriam fazer negócios com sua empresa e não com aquela o outro lado da rua - ou a um clique de distância. Em uma frase curta diga o que é a sua empresa, o que faz e por que é a melhor.
Eles podem gastar menos dinheiro?
Podem confiar na sua experiência?
Tente listar os benefícios para eles, e NÃO as características de seu produto.

* Agradecimentos aos clientes *

" Obrigado e volte novamente! " Agradeça seus clientes fazer negócios com a sua empresa. Envie-lhes mensagens para pesquisar se seu produto ou serviço satisfizeram suas expectativas. Eles o recomendariam a um amigo? Pode ser um cartão escrito a mão! Há um monte de boas maneiras de se atuar no atendimento ao consumidor no estilo antigo. Trate seus clientes como jóias e eles serão seus clientes a vida toda. A ferramenta mais poderosa no seu arsenal de marketing é uma indicação de cliente. Dê a seus clientes uma razão para se vangloriarem da sua empresa e você terá muitos novos clientes batendo à sua porta!

 

Kristie Tamsevicius
é o autora de "I Love My Life: A Mom's Guide to Working from Home" (Amo Minha Vida: O Guia da Mamãe para Trabalhar em Casa)! Milhares de aspirantes a empresários usaram o seu sistema passo a passo para ganhar dinheiro com trabalhos em casa. Receba sua cópia GRÁTIS do curso "Home Business Success Secrets" (Segredos de Sucesso em Trabalhos em Casa):
Visite o endereço www.webmomz.com/ilovemylife1.htm

© 2006 Adolfo Breder
([email protected]) da versão do texto original em inglês:
"The Golden Rules Of Customer Service"

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli