Doe ou Doe Novamente
© 2006 Harry Hoover

 

Calcula-se que os americanos doaram recursos para instituições beneficentes de cerca de 260,28 bilhões de dólares em 2005, um crescimento de 6,1 % sobre o ano anterior. As pessoas físicas doaram a parte do leão, mas ao mesmo tempo muitas companhias também têm ampliado suas doações.

Esta não é a única coisa certa a se fazer, há também ações inteligentes de negócios que podem ser executadas. Mas antes de você abandonar a leitura deste artigo levado(a) por um frenesi caridoso, calmamente vamos considerar como melhor proceder.


O primeiro passo a se considerar é para que instituições você quer fazer suas contribuições. Recomendo unir esta ação social à sua marca e metas corporativas. Vamos ver alguns exemplos. Para o meu trabalho ser apreciado os consumidores têm de ser alfabetizados. Assim, meu foco principal são os alfabetizados. Lenscrafters tem o programa "Give The Gift of Sight" (Dê o Presente da Visão), a Novartis Foundation apóia sociedades públicas e privadas focadas nas ciências biológicas.

Outra consideração são os interesses dos componentes da sua comunidade e companhia. Achada a interseção dos interesses da sua marca, das suas metas e da sua comunidade, você tem um excelente ponto de partida para desenvolver suas metas de Programa de Responsabilidade Social Corporativa.

A seguir sugiro algumas perguntas que você pode fazer para verificar seu programa está focado:

- Quais são os seus atuais interesses empresariais?
- Há qualquer necessidade empresarial futura a se considerar?
- Que papel sua companhia desempenha na atualidade no jogo em relação à comunidade e qual a sua disposição para mudá-lo?
- Seus empregados têm interesses numa causa específica?
- Quem na comunidade é mais afetado por seu negócio?
- Há alguma ação atual da comunidade afetanndo ou que provavelmente venha a afetar seu negócio ou seus empregados?

Uma vez respondidas estas perguntas e desenvolvidas suas metas, você e sua empresa você podem começar a comunicar sua política para seus públicos internos e externos. Então, quando der início às doações pode começar a divulgar abertamente sua ação.

A comunicação positiva pode atuar favoravelmente em seu marketing, no recrutamento e retenção de empregados e na reputação da corporação. Um estudo da Cone Inc., Cone Corporate Citizenship Study 2004 (http://www.coneinc.com/Pages/pr_30.html), concluiu que 80% dos americanos dizem o apoio das corporações a causas sociais é fator que contribui para sua fidelidade a elas.

Claro que, que as doações deveriam ser feitas pelas razões certas, mas
não é nenhum pecado tirar proveito da alta visibilidade e sentimentos positivos gerados.

Assim, aproveite esta temporada de férias e inicie suas doações. Vai ser bom para você, para sua reputação e para o lucro líquido da sua empresa.

Nota do Tradutor:
Sua empresa pode investir na ESCOLA DE TALENTOS DE TELEMARKETING, projeto da Callmunity e ACT - Academia da Cidadania e do Talento) e no PLANTANDO OS LÍDERES DE UM NOVO AMANHÃ ou CULINÁRIA PARA GERAÇÃO DE RENDA, projeto da Callmunity e CEMEAR - Centro Educacional do Menor para Assistência e Reintegração. Fale conosco: [email protected]).


 

Harry Hoover
é sócio agência de publicidade My Creative Team. Possui 30 anos de experiência na geração de mensagens que asseguram sucesso para empresas sérias como Bank of Commerce, The Bray Law Firm, Brent Dees Financial Planning, CruisingTheICW.com, Duke Energy, Focus Four, Irwin Tools, Levolor, National Gypsum, North Carolina Tourism, TeamHeidi, Ty Boyd Executive Learning Systems, VELUX, and Verbatim.

© 2007 Adolfo Breder
([email protected]) da versão do texto original em inglês:
"Give It Up Again"

Atualizado em 14/01/2007

Privacidade | Segurança
Olavo Parpinelli