script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Pense nas Possibilidades e Sonhe as Impossibilidades
© 2007 Don Doman

Quandoas jovens saem à noite, elas não gostam de usar esses copos americanos encontrados em qualquer botequim. Elas escolhem as taças de vinho, os copos de cristal ou os fantasiosos copos prateados. Estes copos alimentam a sua imaginação. Creio que as meninas se imaginam princesas ao usarem a prataria.


Como adultos nós aprendemos a não contar com o impossível, assim nós nunca sonhamos em acordar um dia como membros da realeza. No estabelecimento de metas nós aprendemos que os objetivos atendem às necessidades e que o sucesso é a realização progressiva de uma meta que vale a pena. O estabelecimento de metas deveria ser uma rotina comum. Eu sempre senti que é um negócio sério. Porém, eu acho que poderia haver um pouco mais a se considerar.

No filme As Férias da Minha Vida (Last Holliday), a personagem Georgia Byrd, vivida por Queen Latifah, mantém um diário secreto: um Livro de Possibilidades. Neste livro ela mantém fotografias de refeições que ela preparou, mas nunca saboreou e imagens de lugares e eventos com os quais ela sonha: como o seu casamento com um colega de trabalho, fotografias dos seus heróis e lugares que ela não tem condições financeiras de visitar. Embora o livro tenha o título de “possibilidades”, sem ação dela não há nenhuma chance delas acontecerem. Assim elas realmente permanecem como “impossibilidades.”

Eu penso que nós precisamos permanecer com os pés na realidade ao estabelecermos noaas metas, mas ainda deveríamos sonhar com coisas que poderiam vir a se tornar realidade e até mesmo aquelas coisas que nunca deveriam estar lá, exceto em nossas imaginações mais radicais. Com o seu Livro das Possibilidades, Georgia Byrd manteve seus sonhos em segredo, mas creio que nossos sonhos e metas deveriam ser compartilhados.
Quando compartilharmos, nós abrimos as possibilidades do mundo para apoio, encorajamento, e talvez, só talvez. . . para uma pequena ajuda.

Por que outra pessoa nos ajudaria a alcançar nossos sonhos, não importando quão impossíveis eles possam parecer? Acho que as pessoas gostam de se unir numa viagem impossível. . . a busca do inatingível, a batalha para galgar o topo da colina, a luta constante contra as probabilidades. É por isso que nós torcemos para o mais fraco ou damos esmolas para pessoas nas ruas ou bebemos em taças de cristal tcheco e fingimos.

Estabelecer metas significa pensar em fatos reais e planejar para hoje e para amanhã., mas as impossibilidades são o futuro.
Muitas coisas poderiam ser impossíveis hoje, mas em alguns anos eles poderiam ser possíveis; mais, em alguns anos eles poderiam ser comuns.

Em uma das suas primeiras canções Bob Dylan (N.T.: The Freewheelin' Bob Dylan 1963) (clique aqui e ouça um trecho da música e leia a letra) diz “eu vou deixar você em meus sonhos se eu puder estar nos seus.”
Nós constantemente deveríamos revisar nossos objetivos e nossos sonhos, assim nós sabemos o que eles são e para onde vão nos levar. Do nosso jeito, talvez possamos encontrar companheiros da mesma viagem.
Eu vou manter um sonho aberto para você.

Nota do Tradutor:
Foi assim que nasceu o sonho da Escola de Talentos de Telemarketing e do seu Call Center Modelo, no final do século passado. N"No meio do caminha tinha uma pedra", como diria Drummond, mas também encontrei dois sonhadores que queriam fazer a mesma viagem - Sérgio Leão e Moisés Gonçalves da ACT - Academia da Cidadania e do Talento.
O futuro chegou, e agora, com o patrocínio da PETROBRAS estamos nos preparando para outros sonhos.
Eu vou manter estes sonhos abertos para você!
Adolfo Breder, março/2007)


 
Don Doman integra a Ideas and Training dos E.U.A. (www.ideasandtraining.com)

© Copyright 2007 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Think of the Possibilities and Dream of the Impossibilities