script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

 

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

A Voz da Fonoaudiologia no Desenvolvimento Social
© 2007 Maria Bernadette Marques

A Fonoaudiologia tem “falado alto” quando o assunto é o desenvolvimento social.

Vivemos um momento único na história de nossa profissão, pois estamos conquistando cada vez mais espaços para atuarmos. Conseguimos enfatizar a importância do trabalho que desenvolvemos nas mais diversas áreas, e também transformamos a idéia equivocada, que grande parte da população, principalmente de baixa renda e de comunidades carentes, tinha a respeito da nossa atuação profissional. Atualmente, a extensão do trabalho fonoaudiológico não só é reconhecida, como também requisitada, exigida por todos.

Estamos envolvidos em projetos sociais, dando suporte e grandes contribuições, com nossos conhecimentos nas áreas da comunicação oral e escrita, da voz e da audição. Temos participado tanto no segmento da saúde, atuando nas áreas de prevenção, avaliação e terapias, quanto no segmento do desenvolvimento humano, participando ativamente de cursos de formação, escolas técnicas, entre outros, disponibilizando para a população atendida por estes projetos, conhecimentos técnicos em estética vocal e oratória, e trabalhando o aperfeiçoamento dos padrões da voz e da fala. Estamos ajudando a formar indivíduos com competências diferenciais, indivíduos capazes de utilizar a comunicação, voz e fala, como ferramentas de trabalho.

É notável o entusiasmo de todos que são contemplados por ações sociais amplas, que possibilitam o crescimento pessoal e o desenvolvimento humano.

A fonoaudiologia é mais um instrumento de força no resgate da cidadania e da dignidade das pessoas e encontrou junto ao desenvolvimento social, um caminho para atender grandes massas, necessitadas de apoio, assistência e respeito.

A fonoaudiologia está junto à população, usando sua “voz” e sua competência para ajudar a transformar o Brasil em um país mais justo, com menos desigualdades e mais qualidade de vida.


Maria Bernadette Marques ([email protected]), Fonoaudióloga, Especialista em Comunicação Humana, atua como Instrutora da Escola de Talentos de Telemarketing, um projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS .

 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS