script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Espelhar ou Não Espelhar? Eis a Questão
© 2007 Tessa Stowe

Há vários cursos disponíveis que ensinam como espelhar a linguagem corporal dos outros e como entender e espelhar os comportamentos de pessoas. Estes cursos sugerem que se a pessoa com a qual você está falando cruzar os seus braços, você também deve fazê-lo. Sugerem também que você acompanhe o tom, o ritmo e as inflexões da voz da outra pessoa e fazer tanto quanto possível para identificar-se com eles. Estas técnicas são totalmente focadas em refletir e espelhar a fim de possibilitar o rapport imediato.

Porém, ao invés disso, estas técnicas de estabelecimento de rapport podem destruí-lo. Elas também podem destruir sua credibilidade e sua confiança. E por que isso?


Se você está focado espelhar a linguagem corporal ou a aparência de alguém, então obviamente você não está focado neles. Ao contrário, você está mantendo o foco em si mesmo. Por exemplo: em como você está sentando; como você está falando. Tudo refere-se a você e não a eles. Quanto mais você foca em você, mais a pessoa que está sendo espelhada sentirá isto e, subseqüentemente, nenhum rapport vai ser estabelecido.

Se você estiver concentrado em espelhar, suas habilidades de escutar também serão impactadas. Tente imitar a linguagem corporal de alguém enquanto a escuta ativamente e você verá que é impossível fazer ambas as coisas aomesmo tempo. Na realidade, você não será muito efetivo nas duas.

As pessoas vão reparar intuitivamente se você está os espelhando e perceberão que você não está sendo autêntico. Se você estiver usando esta técnica para construir rapport, são grandes as chances de que a pessoa com que você está falando saiba intuitivamente que você está usando uma técnica com ela. Ela também concluirá que você não é autêntico, não é confiável e que, provavelmente, pode estar tentando manipulá-la. Obviamente todo o rapport é perdido nesta situação.

Se você definiu que uma pessoa possui uma certa aparência, você a julgou e a colocou em uma caixa.
Conseqüentemente, quando você tiver uma conversa com ela, você trará consigo seus julgamentos para o passeio. Toda sua escuta será filtrada por seus julgamentos. Assim você realmente não estará ouvindo o que está sendo dito. A pessoa perceberá intuitivamente o fato de você tê-la os julgado e isto impactará negativamente o fluxo da conversa e o rapport.

Desista de espelhar conscientemente. Ao invés disso, venha a uma conversação sem pré-julgamentos e só com a intenção de atender seu cliente potencial. Então você perceberá muito depressa, sem fazer QUALQUER COISA conscientemente, você começará a espelhar a linguagem do corpo e a aparência delas naturalmente. Quando você chegar ao ponto de fazer isso subconscientemente, saberá que você está em rapport.

Eu recomendo que de vez em quando você se torne o observador de uma conversa por um breve período. (Digo isso, pois assim você não perde o fluxo e conexão). Observe sua própria linguagem corporal e a da pessoa com quem está falando. Também observe o modo como você está falando. Você provavelmente observará que o espelhamento estará acontecendo sem esforço consciente. Quando você estiver refletindo sem tentar, você estará em autêntico rapport.

 

Tessa Stowe ensina a treinadores, e vendedores de serviços profissionais 10 simples passos para transformar diálogos em clientes sem ser de "vendoso" ou insistente. Seu boletim mensal GRÁTIS Sales Conversation está repleto de dicas de como vender os seus próprios serviços.
Assine agora visitando www.salesconversation.com.

© Copyright 2007 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- To Mirror Or Not To Mirror?