script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

Comunicação Interpessoal
© 2007 Hérina Brasil

Primeiramente precisamos entender o significado das palavras, ou seja, sua etimologia. Começamos pela palavra comunicação, que do latim communicatio de communis = comum significa a ação de tornar algo comum a muitos. E, agora, a palavra interpessoal, inter (Do lat. inter) que exprime a idéia de –entre, em meio; e, pessoal (Do lal. personale) relativo a pessoa.

Entendido o significado podemos dizer que comunicação interpessoal é o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um indivíduo a outro ou a outros, com o fim de informar, persuadir, ou divertir. Podemos, ainda, acrescentar que é um processo interativo e didático em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.

O processo de comunicação pode ocorrer de formas diferentes, podendo ser verbal ou não-verbal (através de símbolos e/ou gestos). No entanto, para que essa comunicação seja completa é preciso que o receptor a interprete completamente sem que haja ruídos.

Entende-se por ruído tudo o que possa interferir na comunicação, prejudicando-a. Pode ser um som sem harmonia, um emissor ou receptor fora de sintonia, falta de empatia, entre outras situações que podem impedir a realização da comunicação.

Para melhorar a comunicação existem habilidades. Citaremos a seguir, como exemplo, três sugestões para a realização de uma comunicação eficaz.

Iniciamos com a habilidade de transmissão, quero dizer, usar a linguagem apropriada e direta, evitando jargões e termos eruditos. As informações precisam ser claras e completas para que não haja dúvidas. Sendo possível, utilizar vários canais para estimular os sentidos de quem recebe a mensagem, como o áudio e o visual.

Outra habilidade sugerida é a auditiva. Escuta ativa. É importante criar situações que ajudem as pessoas a falarem o que realmente querem dizer, para que a nossa resposta seja satisfatória.

Finalizando, com a habilidade de feedback. Posso dizer que esta é aquela que nos asseguramos que queremos ajudar o outro dando retornos ou respostas, e em caso de feedback negativo precisamos ir direto ao assunto sem criar ansiedade. Esta habilidade, também, requer que descrevamos a situação de modo claro, evitando equívocos.

Evidentemente que existem muitas outras habilidades para realizarmos uma comunicação eficaz, pois este é um assunto muito extenso. Desta forma, não tenho a pretensão de deixar esse assunto como encerrado...


Hérina Brasil ([email protected]), Especialista em Comunicação Humana, atua como Fonoaudióloga da Escola de Talentos de Telemarketing, um projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.

 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS