Agora que nos familiarizamos com a expressão “competência”, podemos comentar as mais exigidas aos profissionais de um Call Center.
Para iniciar esse artigo vale destacar uma passagem contada por Platão quando queria se referir à sabedoria, em sua obra “O Banquete”.
Estavam os deuses reunidos em uma festa para comemorar o nascimento de Afrodite, deusa da Beleza e, entre os convidados, estava Poros, Deus da Riqueza.
Do lado de fora, observando e sem coragem de entrar, estava a figura esquálida de Pênia, a Deusa da pobreza. Pênia fixou seu olhar em Poros que, embriagado com o néctar dos deuses, saiu para o jardim e adormeceu.
Pênia pensou que, se pudesse conceber um filho com Poros, esta criança teria um destino melhor, não precisaria passar a eternidade mendigando no Olimpo. Pênia aproximou-se de Poros e conseguiu ser fecundada por ele. Ao afastar-se feliz, Pênia imaginava que seu filho herdaria todos os bens e todas as riquezas do mundo.
Dessa união nasceu Eros, o deus do Amor, que apesar de belo, nasceu marcado por um paradoxo. O amor, embora rico, exuberante e pleno, está sempre insatisfeito.
É justamente essa característica que Platão queria destacar no amor à sabedoria, uma contínua busca de idéias, de saber, de conhecimento. É essa inquietação que normalmente leva o ser humano a buscar seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Com relação ao mercado de trabalho, hoje ao nos referimos à “competência” estamos destacando a autonomia e a mobilidade que deve ter o profissional contemporâneo diante da instabilidade do mundo do trabalho e das rápidas transformações que caracterizam as relações de produtividade.
No artigo anterior, buscamos nos familiarizar com a expressão “competência”, e agora podemos comentar as mais exigidas às pessoas que atuam em um Call Center.
Especificamente para o profissional de telemarketing uma das competências essenciais à função é o domínio da comunicação verbal e não verbal. Ter bons conhecimentos da língua portuguesa e ter domínio das regras gramaticais são aspectos imprescindíveis, já que será necessário dirigir-se aos clientes tanto via telefone quanto por e-mail.
Apesar de vivermos em sociedade, existe uma tendência de sermos percebidos a partir da nossa individualidade e esse fenômeno ocorre em todos os níveis de convivência que tenhamos. Seremos avaliados como conjugamos os verbos, como construímos frases, que tom usamos para expressar esse conhecimento e ainda, que expressão facial estamos adotando, pois mesmo não estando frente a frente com cliente é possível que ele perceba até o nosso de estado de humor naquele momento.
Em um processo seletivo há destaque para a área da comunicação, pois é um elemento de eliminação de bons candidatos, quando estes não conseguem expressar clara e objetivamente seus interesses e idéias. Vale lembrar que é praxe a empresa solicitar aos seus colabores que façam apresentações de novos produtos, sugestões de melhoria em processos, o desejo de uma ascensão profissional e tantos outros motivos.....
Quero encerrar mencionado novamente o pensamento de Platão nos lembrando que a busca humana pelo conhecimento, mais do que nunca hoje em dia, marca, tanto os colaboradores quanto as organizações, pois ambos necessitam daquela inquietação para continuar se desenvolvendo.
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria
da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS