script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Clientes ou Consumidores? Você Decide.
© 2007 Adele Sommers

No idioma inglês, existe uma distinção semântica interessante entre as palavras que traduzimos por "cliente": são elas "Client" e "Customer". Esta parece não estar presente em todos os idiomas; vários deles usam o mesmo termo para significar ambos.

Às vezes nós usamos estes substantivos como expressões variantes em inglês, mas freqüentemente, o que nós pretendemos é mesmo dar um significado diferente.

A seguir temos a definição do dicionário:

(N.T.: Em português vamos adotar "Cliente" e "Consumidor" e as definições do Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, editado pelo Instituto Antônio Houaiss))

  • Consumidor: "aquele que adquire mercadorias, riquezas e serviços para uso próprio ou de sua família; comprador, freguês, cliente."
  • Cliente: "comprador assíduo de uma casa comercial; freguês".

Notou como o termo "cliente" sugere muito mais um papel de atenção e confiança do provedor dos benefícios?
Sugere a presença de um relacionamento - um que permitirá ao provedor de benefícios continuar a fornecê-los com o passar do tempo.
Por outro lado, o termo "consumidor" sugere que um relacionamento, se existeir, só se evidencia no momento em que a compra é feita - e que pode dissipar-se logo em seguida.

Toda vez que você liga para as pessoas a quem oferece produtos ou serviços - público interno ou externo à sua empresa - pense no valor tênue mas importante de se usar o termo "cliente" ao pensar neles. As pessoas sentirão a diferença e responderão positivamente à sua preocupação com o bem-estar delas. Será um alívio para elas sentirem que você está cuidando do seu bem-estar, e não tentando forçá-los a entrar alguma ação, a menos que seus interesses estejam claramente percebidos.

Você é os Maior Fã de Seus Clientes ou Consumidores?

Quando você estiver pensando a respeito dos seus clientes e consumidores, pergunte a si mesmo o seguinte:

1) Você é o maior fã e apoiador deles? Seguindo a orientação de encorajamento, você aproveita cada oportunidade para reconhecer e parabenizar os seus sucessos, tão modestos ou significativos quanto possam ser para eles? A partir do momento em que eles o honraram buscando sua ajuda e você foi privilegiado de poder oerecer-lhes ajuda, não deixe de participar da comemoração dos bons resultados!

2) Você se esforça para assegurar a continuidade da sua completa satisfação? Você está pensando seriamente na satisfação não só dos seus clientes, mas também dos clientes dos seus clientes e, até mesmo, dos clientes dos clientes de seus clientes?

Concluindo

Ao esforçar-se para gerar beneficios em série e sua satisfação, você estará provendo produtos e serviços que não só vão gerar lucros bons e duradouros para a sua empresa, mas também para seus clientes e consumidores.

 

Adele Sommers, Ph.D. é a criadora do premiado programa de sucesso "Straight Talk on Boosting Business Performance" (Conversa Direta Sobre Desempenho Empresaria Impulsionador". Aprenda mais sobre as suas ferramentas e recursos e inscreva-se para receber GRÁTIS outras dicas. Visite o site dela em http://LearnShareProsper.com

© Copyright 2007 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Clients or Customers? You Decide