script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

Gerenciando o Tempo Com Cortesia
© 2007 Adolfo Breder

“O tempo perguntou pro tempo:
- Quanto tempo o tempo tem?
E o tempo respondeu pro tempo:
- O tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem!”
O tempo por definição é infinito. Para Deus. Para as estrelas.

Mas, para nós simples mortais, enquanto humanos, a vida é a fração do tempo que nos cabe. E, quando os recursos são finitos, surge a necessidade da Administração.

Minha agenda registra com precisão meus afazeres e eu me controlo. No inicio da semana tenho o hábito de não sair de casa sem olhar o que foi feito recentemente e o que vem pela frente. Com tudo planejado sinto-me muito mais seguro. No entanto,até algum tempo atrás, a sensação que restava era de escravo do tempo.

Mas mudei minha percepção. Passei a ver a agenda como a partitura e o relógio como o termômetro que revelam o tempo vivido. Para apreender e dilatar sua sensível dimensão objetivamente.

De vez em quando, como você também, busco ler artigos sobre o tema da administração do tempo. Será que tem alguma novidade a respeito? E jogo a rede!

Tenho visto recomendações estressantes e buscas incessantes de rendimento.
Para que? Para quem?

Nosso estoque limitado de segundos tem o propósito de enriquecer nossa experiência de vida e a daqueles com quem nos relacionamos. Sejam amigos, parentes, pacientes, impacientes, clientes ou desconhecidos.

Pensando nisso, passei a tentar gerenciar o meu tempo com mais cortesia. Planejo os dias baseado na minha disponibilidade e levo em consideração a dos meus parceiros. A empatia é fundamental para a vida. Desmarcar e protelar são verbos mantidos nas prateleiras mais altas das exceções.
Minha agenda não pode ser brandida como uma adaga.

Minha agenda não pode ser a fortaleza que me cerca com um fosso cheio de terríveis crocodilos.

A aceleração e a velocidade são sensações voláteis. Euforias emprestadas. O que interessa é o caminho e os relacionamentos.
Se a sua agenda anda cheia de marcações descumpridas é porque a verdadeira afirmação de cortesia que o NÃO representa, está em falta para você.

Gerenciando minha disponibilidade com cortesia tenho enriquecido a minha experiência e feito valer mais o MEU e o SEU dia.

Carpe diem!

Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente. Rubem Alves (www.rubemalves.com.br)

Adolfo Breder ([email protected]) é o fundador e editor da Callmunity. Atua como palestrante, instrutor e consultor nas áreas de Marketing de Relacionamento, Meios de Pagamento, Responsabilidade Social e Telemarketing desde 1988.
Integra a Diretoria da Escola de Talentos de Telemarketing, u
m projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.

 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS