script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

O Ouvido Afiado *
© 2007 Aparecida Xavier

Todo mundo já ouviu falar que “ouvindo” aprendemos mais do que falando...
E o operador / agente de atendimento que se preza sabe bem do que se trata ...

Quando abordamos a dimensão 4 do curso de telemarketing com os alunos da Escola de Talentos, trabalhamos os fatores que permeiam um “ouvido afiado”.


Inicialmente não temos como abrir mão do processo de comunicação através dos modelos existentes e junto destes os questionamentos pertinentes, como por exemplo:

- Como transmito uma mensagem?
- Como a recebo?
- O quanto me coloco à disposição e receptivo para acatá-la, compreendê-la e respondê-la ?
- E o que pode influenciar este processo ?

Foi quando tratamos deste assunto e abordamos sua importância, que destacamos a grandiosidade desta habilidade para um operador/agente de call Center, tendo em vista os costumes e as posturas adotadas comumente por nossos clientes ao telefone e o que estes clientes querem encontrar no tocante a eficiência do operador.

Observamos que algumas tendências e hábitos dos clientes apresentam-se como padrões sempre encontrados, seja qual for o segmento ou o produto em questão. É neste momento que cresce a responsabilidade do operador em oferecer a melhor alternativa, atender prontamente aos questionamentos e usar e abusar da empatia e pró-atividade.

E quando os papéis se invertem, no telemarketing ativo, observa-se a realização e o atingir das metas graças ao ouvido afiado, que identifica qual o discurso que realmente tocará o cliente e o deixará mais satisfeito.

A habilidade do ouvido afiado garante o acesso a uma argumentação coerente que por sua vez, toca o cliente em sua necessidade e logo lhe traz a certeza da qualidade do atendimento e conseqüentemente grandes chances de fidelização.

As empresas que dispõem de uma central de atendimento e desejam relacionamento com seus clientes devem triar o perfil de clientes que já possuem ou que desejam atingir, colocando em prática uma música que está aí nas paradas de sucesso:

“Se a gente falasse menos, talvez aprendesse mais...”

Desta forma, ao escutar ativamente, é possível atender ao que verdadeiramente o cliente deseja e o lucro é certo em todas as suas faces!


* OUVIDO AFIADO é o nome da quarta das 7 Dimensões do Atendimento ao Cliente do método original desenvolvido por Adolfo Breder / Callmunity, adotado na formação de excelência dos alunos da Escola de Talentos de Telemarketing.

Maria Aparecida da Silva Xavier ([email protected]), é Fonoaudióloga e docente da Escola de Talentos de Telemarketing, um projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.

 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS