OUVIDO AFIADO *
Afiando Suas Habilidades de Escutar Como um Katana**
© 2006 Joseph Plazo

Um mandamento crítico do líder é aperfeiçoar suas habilidades de escutar. A receita aqui é modificar sua perspectiva básica durante o contato. Como o mundo seria magnífico se todos atingissem níveis superiores de escutar. E você? Você como um líder deseja tornar-se um ouvinte mais efetivo?
Por que não comece agora mesmo?

Basta seguir as dez táticas que podem torná-lo um ouvinte melhor

1. Preste atenção às idéias e temas centrais. Busque o tema fundamental do orador ou os pontos principais em vez de ficar perdido, ou reagente, a detalhes secundários.

2. Julgue a essência, não a forma. Concentre, para sua melhor habilidade, naquilo que o orador está afirmando e tente não ser indevidamente influenciado pela sua maneira de dizer.

3. Busque áreas de interesse. É tremendamente fácil de ignorar um orador, assim busque compartilhar o entusiasmo dele.
Procure persistentemente encontrar idéias ou visões novas que possam ser vantajosas para você.

4. Nunca dê saltos para conclusões prematuras. É fácil presumir que você saiba o resto de uma oração ou mensagem depois de ouvir o seu começo. No entanto evite prejulgar uma mensagem, assim você pode aceitar e pode avaliar tudo.

5. Tome notas, mas leve em consideração sua avaliação ao orador.
Ao tomar notas você afia sua recepção, a compreensão, e, é claro, a retenção dos dados.

6. Esteja focado e resista a distração. Distrações externas incluem ocorrências impertinentes que você pode ver ou pode ouvir, ou que pode estar afetando seus outros sentidos. Distrações internas acontecem quando sua mente vaga em recordações desconexas ou muda sua atenção para sensações de mal-estar, planos ou expectativas.

7. Utilize rapidez do pensamento a seu favor. Um bom número de pessoas pode pensar de quatro a cinco vezes mais rapidamente do que elas falam. Nunca deixe sua mente rápida se viciar em pensamentos sem conexão com a conversação. Capitalize sua velocidade de pensamento processando ativamente, deduzindo, avaliando e abreviando a percepção das mensagens recebidas.

8. Verifique suas emoções. Todo o mundo sabe que o intelecto é escravo das emoções. Seja receptivo a coisas que ativam suas emoções e amplie seus esforços para focalizar em uma recepção e compreensão claras do que está sendo dito.

9. Deixe sua mente flexível. Você pode evitar assuntos complicados ou difíceis, ou pode lidar intelectualmente com informações intrincadas de forma que possa gerar uma chance de amadurecer.

10. Ame escutar! Seja um ouvinte ativo. Mantenha junto ao coração as sugestões acima mencionadas. Faça perguntas e solicitações esclarecedoras. Compartilhe ativamente as dificuldades da outra pessoa para melhorar seu nível de compreensão, e para saber se você está em condordância.

Notas do Tradutor:

* OUVIDO AFIADO é o nome da quarta das 7 Dimensões do Atendimento ao Cliente do método original desenvolvido por Adolfo Breder / Callmunity, adotado na formação de excelência dos alunos da Escola de Talentos de Telemarketing.

** KATANA (?) ou "cataná" é o sabre longo japonês. Leia mais em pt.wikipedia.org/wiki/Katana
 

Joseph Olazo é um renomado Coach de sucesso. Visite seus trabalhos nos endereços a seguir:
www.xtrememind.com - www.powerconsultants.net - www.jobcentralasia.com

© Copyright 2007 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Sharpening Your Listening Skills Like A Katana