script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

5 Desafios
Para Uma Carreira Profissional de Sucesso!

© 2007 Alessandra Celita

Num mundo cada vez mais competitivo, com pessoas cada vez mais bem preparadas, conseguir seu “lugar ao sol” é uma tarefa bastante árdua e que requer bastante empenho; dedicação e força para superar os desafios do mercado.

Os desafios são constantes e os mais diversos possíveis, e precisam ser superados para que aja a realização pessoal e profissional. Mas o que é um desafio? Segundo o dicionário Aurélio, desafio é “ato de desafiar”, e desafiar, ” tirar o fio a, embotar; provocar para duelo, luta, etc.; reptar; provocar; convidar; estimular”. Sendo assim, dentro do assunto em questão, é mais acertado dizer que, o desafio é um estímulo; um incentivo para alcançar um objetivo, nesse caso, o sucesso profissional.

Podemos concluir, portanto, que o desafio é um ingrediente positivo e necessário para a vida em si, quiçá para uma carreira profissional de sucesso. Como já pontuei acima, os desafios no mercado de trabalho são inúmeros, mas gostaria aqui de expor apenas 5, que no meu entender são fundamentais para o bom desenvolvimento e consolidação de uma carreira profissional de sucesso:

1º - OBSTÁCULO: É preciso transformar esse ingrediente negativo, a princípio, em positivo. Quando acontece o obstáculo o profissional deve revertê-lo em desafio, em um estímulo para a superação do problema em si. É preciso olhar além do “muro” do obstáculo e nas formas de ultrapassá-lo. Quem olha fixo apenas para o problema não consegue enxergar a solução que às vezes está ao lado, ou nas “brechas” desse muro.

2º - AUTO-MOTIVAÇÃO: O profissional não pode ficar à espera de estímulos externos para desenvolver a sua atividade; sua função; seu empreendimento. Não deve necessitar de motivação contínua e sim de pleno conhecimento de suas habilidades e potencialidades para superar suas limitações e alcançar os objetivos.

3º - COMUNICAÇÃO: Esse é um dos grandes desafios nas empresas. Ela é tão importante que pode alavancar ou enterrar uma boa idéia; um projeto; um profissional; e até a empresa em si. Um bom profissional precisa saber exprimir as suas idéias, ter a capacidade de se fazer entender e se comunicar com seus clientes internos e externos. Sem uma boa comunicação não há empreendimento e profissional bem sucedido.

4º - FLEXIBILIDADE: Adaptar-se a mudanças é também um grande desafio e que se faz cada vez mais importante no mercado. O profissional que exercita a flexibilidade, encara a mudança e a diversidade de opiniões como oportunidades de crescimento, de aperfeiçoamento, e não como ameaças, está mais bem preparado para as adversidades da vida e do mercado que são constantes.

5º - TEMPO: E por fim, o profissional que quer garantir o seu espaço, precisa saber gerenciar bem o tempo. Define prioridades; delega poderes; divide tarefas..., e não "perde" o seu tempo com questões pouco importantes.

Dificilmente alguém poderá obter sucesso e méritos profissionais sem antes vencer desafios, muitas vezes, grandes desafios e aprender com eles a lição necessária para se tornar uma pessoa melhor, de responsabilidade e com capacidade de resolver os mais variados problemas, sejam eles profissionais ou pessoais. Os desafios são ensinamentos para a VIDA!

Como diz o especialista em comportamento humano, Eugênio Sales Queiroz: “Quanto mais desafios o profissional vencer, quantos mais problemas resolver, mais capacitado para obter êxito profissional ele estará”.

Então, sinta-se desafiado pelo DESAFIO. Ele te levará ao TOPO!


Alessandra Celita ([email protected]), Assistente Social, é sócia da Callmunity, Conselheira do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social e compõe o Comitê Gestor da Agência Social de Talentos (Escola de Talentos), instituição social patrocinada pela Läkarmissionen (Suécia).

 
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing