script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

CIDADANIA E TALENTO
Coluna Especial dedicada à Escola de Talentos de Telemarketing

Atitudes em Sete Dimensões!
© 2007 Maria Bernadette Marques

Em Sete Dimensões¹, como na metodologia que utilizamos na nossa Escola de Talentos, vamos percebendo dia após dia, que as nossas atitudes podem nos dar ou tirar as grandes oportunidades que surgem ao longo de nossa jornada, de nossa vida.
No nosso Ambiente, seja profissional ou familiar, quantas vezes não deixamos de nos agarrar com firmeza a uma oportunidade, por medo ou insegurança. Isso é a falta de atitude positiva, pró-ativa diante de uma situação que pode ser única.

Em determinados momentos somos os Donos da Voz e nessa hora, temos o poder da comunicação em nossas mãos, uma ferramenta que pode nos valorizar nos vários segmentos de nossas vidas, mas se adotarmos atitudes irresponsáveis e se não estivermos com um posicionamento que tenha como base sólida o comprometimento, pouco irá nos importar a idéia que farão de nós mesmos.

Por outro lado, somos também, em alguns momentos A Voz do Dono, quando representamos nossos lares, nossos desejos, nossas necessidades, ou nossa vida profissional. Nesta hora, devemos ter atitudes coerentes, para que possamos ser respeitados, para que nossas colocações sejam entendidas como corretas. Quando somos A Voz do Dono, nossa responsabilidade aumenta, devemos praticar a empatia constantemente, pois só quando nos colocamos no lugar do outro, temos maior tendência à sermos mais honestos, humanos e justos.

Mas, para viver neste mundo, tão frio e competitivo, onde as relações interpessoais muitas vezes são baseadas em interesses, onde nem sempre s amizades são tão sinceras quanto parecem, onde a competitividade profissional, muitas vezes extrapola a ética e o bom senso, é preciso mantermos nossos Ouvidos Afiados, pois precisamos desenvolver a escuta ativa, precisamos ouvir além do que nos é dito. Nesta era de tecnologia tão avassaladora, que quase nos “engole”, precisamos estar atentos a tudo e a todos, pois pode ser exatamente nas palavras implícitas que estão guardados os verdadeiros significados que, se percebermos, iremos fazer a diferença.

Dotados de tantas responsabilidades, não nos restam outras alternativas, senão Fazer o Melhor e Fazer o Certo, pois diante do que estamos metodologicamente desenvolvendo, estamos caminhando para aprendermos a ter atitudes que nos façam crescer e sermos pessoas com diferenciais positivos, pessoas assertivas, em todas as esferas de nossas vidas.

Nossa Escola de Talentos, tem nos ensinado (a nós docentes) a ensinar desta forma e isto tornou-se um desafiante e delicioso aprendizado, pois estamos ensinando e aprendendo ao mesmo tempo, doando e recebendo, o que faz da nossa Escola e do nosso trabalho, uma experiência tão rica e que impacta tanto nas vidas de todos que por ali passam.
Me permito, utilizar uma linda frase, da tão mais linda Cora Coralina:

“O Saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende com a vida e com os humildes”.

Então, perante tanto aprendizado, valorização, transformação e esperança de uma vida melhor, só podemos Praticar, tudo o que a escola de Talentos, vem com tanto respeito, empenho e dedicação, passando à diante.
Nosso trabalho é desenvolvido dentro de uma metodologia que envolve, Sete dimensões e eu, como docente, envolvida “da cabeça aos pés” com este Projeto fantástico e real, sem alterar a metodologia desenvolvida pelo Prof. Adolfo Breder (Callmunity / ACT), me arrisco a confessar que no meu método de ensino, inserí, mais uma dimensão (íntima e pessaoal): O Não Desistir!
Para que todo este trabalho, feito com tanto amor, sempre, seja de que jeito for, tenha um resultado favorável e para que cada semente, plantada em nossa Escola, venha a dar bons frutos!

Parafraseando um comercial de TV, eu diria: Eu sou da ETT² e Não Desisto Nunca!

¹ "Conexões em Sete Dimensões" é o método pedagógico desenvolvido pela Callmunity (Adolfo Breder) utilizado na formação profissional das pessoas que atuam em posições que se relacionam diretamente com os clientes.

² ETT = É a Escola de Talentos de Telemarketing



 
PARCERIA
PATROCÍNIO
Esta página integra o projeto Escola de Talentos de Telemarketing
Parceria da ACT - Academia da Cidadania e do Talento com a Callmunity
Patrocínio da PETROBRAS