script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Crítica Construtiva Pode Ser Mais Valiosa Que Elogio
© 2007 Helen Wilkie
As pessoas amam ser elogiadas. Gerentes experientes sabem isto e aproveitam toda oportunidade para recompensar o bom desempenho com uma palavra de elogio público.
O que muitos não percebem é que a crítica construtiva também é bem-vinda pelos empregados. Há duas razões para isto: primeiro, ela deixa os empregados saberem que você está prestando atenção a eles; segundo, dá-lhes oportunidade de melhorar seu desempenho. Vejamos como você pode aumentar o potencial de ambas as abordagens.
As pessoas amam ser elogiadas. Gerentes experiêntes sabem isto e aproveitam toda oportunidade para recompensar o bom desempenho com uma palavra de elogio público.

O que muitos não percebem é que a crítica construtiva também é bem-vinda pelos empregados. Há duas razões para isto: primeiro, ela deixa os empregados saberem que você está prestando atenção a eles; segundo, dá-lhes oportunidade de melhorar seu desempenho. Vejamos como você pode aumentar o potencial de ambas as abordagens.

Um grande número das pessoas sentem que ninguém presta atenção a elas no ambiente de trabalho. Elas não recebem muito reconhecimento pela sua contribuição cotidiana. É pouco provável que elas façam qualquer sugestão de melhorias, porque elas duvidam que serão ouvidas de fato ou que as suas opiniões serão levadas em consideração. Ao avaliá-las, o gerente vai apoiar sua melhora e mostrar que você os observa.
Claro que, ninguém gosta de ouvir de ouvir notícias ruins, assim falar para alguém que ele está fazendo um trabalho de forma equivocada não será bem-vindo. Por outro lado, mostrar algo que deveria ser melhorado e ajudar a encontrar um modo melhor de fazê-lo, ajuda tanto o empregado quanto a companhia.

No papel de gerente, você poderia dizer: "Beto, eu notei que nós estamos em atraso com o faturamento. Venha à minha sala e vamos ver juntos se podermos achar uma forma de corrigir isso." O linguagem é não-ameaçadora e a ênfase está no aspecto da correção. Não só isso, mas fica implícito que não é um problema só do Beto e que você está disposto a contribuir para achar uma solução.

No entanto não podemos esquecer de uma tênue linha divisória neste ponto: Na própria discussão, você precisa deixar claro que o faturamento ainda é da responsabilidade do Beto, e afinal cabe a ele a tarefa de limpar a gaveta das pendências. Mas uma discussão aberta a respeito do problema vai possibilitar que ele cumpra seu papel. Uma boa comunicação é essencial, aqui em tantos outros aspectos do seu negócio.

Comece a conversa assegurando que você está satisfeito de um modo geral com o desempenho dele - claro que, se isso for verdade! - mas que você quer abordar esta área específica, que precisa melhorar. Mostre que, como ele faz parte da sua equipe, faz parte do seu trabalho ajudá-lo a ter sucesso. Isto implicará no sucesso do time inteiro e ajudará a dissolver qualquer animosidade que ele possa estar sentindo por parte dos colegas.
Se Beto quiser dar explicações a respeito dos motivos que levaram à situação, dê-lhe oportunidade de falar. Se você puder ajudar, afaste as dificuldades! Caso contrário, não focalize a discussão nas causas do problema, mas na sua solução.

Você provavelmente sabe, com base na sua própria carreira, que é possível agir assim na solução de tarefas complexas, buscando ajuda de outras pessoas experientes. Se você puder mostrar algo simples que leve o Beto a dizer "Por que eu não pensei nisso?", termine a conversa com um sorriso e ele estará ansioso para voltar ao trabalho e experimentar a dica. Isso é até mesmo mais valioso do que um elogio.

É claro que ele quer receber elogios quando faz bem uma tarefa. Assim quando a melhoria esperada vier, lembre-se que uma palavra de elogio será duplamente bem-vinda!
 

Helen Wilkie é uma autora e palestrante profissional, especializada em comunicação no ambiente de trabalho. Assine sua e-zine mensal GRÁTIS, "Communi-keys" visitando o endereço www.mhwcom.com/pages/communikeys.html e copie seu e-book de 40 páginas grátis, em inglês, "23 ideas you can use RIGHT NOW to communicate and succeed in your business career" (23 idéias que você pode usar AGORA MESMO para se comunicar e ter sucesso em sua carreira empresarial)

© Copyright 2007 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Constructive Criticism Can Be More Valuable than Praise