script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Desenvolvendo uma Filosofia de Valor
© 2007 Adele Sommers
Como você pode ter adivinhado, proporcionar grandes benefícios a clientes não acontece por acidente. Origina-se diretamente da aplicação de uma filosofia de valor bem-projetada. O que leva a se criar produtos e serviços excelentes, que não só são lucrativos, mas também capazes de converter os consumidores comuns em "fãs delirantes?"

Este artigo trata de quatro ingredientes críticos que produzem produtos, serviços e relações com os clientes estelares

Você pode elevar o valor de seu produto ou serviço a um nível que verdadeiramente "emociona" os seus clientes seguindo estas recomendações:

1. Pesquisando as necessidades do seu público.
A geração de resultados primorosos começa com a abordagem que você faz para pesquisar o que seus clientes querem e necessitam. O desenvolvimento de novas ofertas envolve a incorporação daquilo que você aprende a respeito das soluções que eles querem comprar. Onde e como você baseia as exigências de desenvolvimentodo seu produto ou serviço pode influenciar o sucesso de suas vendas imensamente e vai além da concepção do produto, influindo na experiência do cliente por inteiro.

Modos de pesquisar que assuntos podem levar ao sucesso junto ao seu público alvo incluem o uso de entrevistas e de avaliações de necessidades, cruzando informações do seu banco de dados de clientes e acompanhando as reclamações registradas em ligações para o suporte ou pesquisas.

2. Tornando suas ofertas seguras, confiáveis e fáceis de usar.
Muitos elementos contribuem para tornar um produto ou serviço amigável e intuitivo. Dois fatores que fortemente influenciam o sucesso de suas oferertas são

a) Quão simples são as características e a interface; e
b) Qual a qualidade do suporte que sua empresa oferece aos clientes para que alcancem seus reais objetivos. Muitas companhias acreditam, erradamente, que adicionando perpetuamente novas características aos seus produtos aumentarão a satisfação dos clientes. Na realidade, a complexidade pode surtir efeito contrário e impedir os clientes de alcançarem sucesso.

Se você já tem um produto ou serviço, antes de você lançar a próxima versão, faça uma análise de dificuldade a partir de pesquisa junto aos usuários:

- O sistema leva as pessoas a satisfarem suas reais necessidades?
- Foram retiradas todas as opções e características desnecessárias?
- O início do uso foi totalmente automatizado ou teve suas providências reduzidas a um mínimo?
- Foi realizada uma "operação pente fino" para encontrar todos os aborrecimentos relatados pelos clientes?

Dependendo das respostas, você poderia ainda adicionar mais intruções, poderia simplificar o projeto ou poderia ocultar a complexidade mais elegantemente.

3. Testando e avaliando suas ofertas.
Você tem um sistema para medir se seus produtos alcançam o que seus clientes esperam exatamente? Seus produtos e serviços são simples de usar, até mesmo quando utilizados em tarefas complicadas? Eles executam bem as ações planejadas no seu projeto? Usando poderosos testes e técnicas de avaliação, você pode descobrir as respostas de um modo sistemático.

Para começar, você deveria usar uma especificação para descrever o que o seu produto ou serviço está programado para fazer e ter um modo para avaliá-lo ou realizar correções continuamente com base naquele padrão para determinar se de fato...

1) Faz o que se supõe que deva fazer;
2) Faz isto corretamente;
3) Faz como anunciado.

Então, uma combinação de avaliação de exigências, teste de usabilidade e teste para público restrito antes do lançamento (alfa e beta) podem tornar-se seu "molho secreto." Quanto mais cedo no ciclo de vida puder começar este processo - nas fases de especificações e projeto, quando os conceitos iniciais ainda estão na prancheta - mais sucesso suas ofertas estarão prontas para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Assim você vai poder construir gradualmente a qualidade de seus produtos, em vez de tentar adicioná-la como uma reflexão tardia, do jeiro que seus concorrentes podem fazer.

4. Focalizando na consistência para sedimentar a confiança na sua marca.
Quando os consumidores estão contentes com o que você oferece, como eles demostram para isto? Normalmente, tornando-se clientes leais que voltam sempre. Mas e se eles estão infelizes? A maioria vai silenciosamente gastar o seu dinheiro em outro lugare você, provavelmente, nunca descobrirá a razão.

Qual é a solução? Criar experiências consistentes que vão inflamar os clientes de modo que não possam deixar de falar para as suas famílias e amigos constantemente. A receita saborosa para interações com clientes altamente lucrativas inclui, mas não limitado a isso, reconhecer a importância de focalizar na sua retenção; fazer as entregas com base nas promessas, explícitas e implícitas; esforçar-se para prevenir a variação da qualidade do produto ou serviço; e fazer todo o possível para assegurar o sucesso final pretendido de seus clientes.

Em conclusão, usar esta fórmula de quatro pontos para aumentar o valor de seu produto ou serviço pode transformar suas ofertas de "sem brilho", difíceis ou até mesmo arriscadas para "emocionar" suas audiências com experiências maravilhosas.

Para isso:

1) Pesquise as necessidades do seu público-alvo;
2) Faça ofertas verdadeiras, seguras e de fácil uso,
3) Teste e avalie seus produtos e serviços; e
4) focalize na consistência para sedimentar a confiança na sua marca. Deste modo você criará formas excepcionais para atrair compradores que se tornarão fãs delirantes!
 
Adele Sommers, Ph.D. é o autora do premiado programa "Conversa Direta Sobre Impulsionar o Desempenho Empresarial". Ela auxilia pessoas a "descobrirem e recuperarem" os lucros que os seus negócios podem estar perdendo diariamente por potencial desempenho negligenciado. Para receber mais DICAS GRÁTIS (em inglês), visite LearnShareProsper.com

© Copyright 2007 Adolfo Breder
([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Developing a Value Philosophy