script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Devoluções e Reembolsos
- Como Lidar Com o Remorso dos Consumidores
© 2008 Kevin Sinclair
Pedidos para devoluções e reembolsos são um dos aspectos mais prejudiciais para os lucros de qualquer negócio de marketing direto. Você desperdiça bastante tempo, esforços e capital nestas duas cortesias.

Lembre-se de que todos os negócios suportam algum grau deste problema e muitos não fazem nada a respeito. Muitas empresas simplesmente aceitam a mercadoria devolvida e os pedidos de reembolso como componentes de um ciclo econômico normal. É como se eles não puderem pensar em nada para resolver este procedimento caro.

Ao contrário, muito se pode fazer para reduzir drasticamente devoluções e reembolsos. Eu estou a ponto de lhe falar como você pode eliminar a maioria deles. É um processo simples e indolor.

Para entender as causas de um excesso de devoluções e pedidos de reembolso, primeiro você tem que saber o que não fazer.

Devoluções e reembolsos não são a causa de se oferecer um serviço pobre ou um bem defeituoso, mas sim a falta de tempo dedicado ao cuidado e preocupação com a qualidade de garantia dos serviços e produtos vendidos por você.

Os consumidores desonestos não os causam, embora você possa se defrontrar de vez em quando com um caráter sombrio. A maioria de seus consumidores é composta daqueles que procuram satisfação ao adquirir valores honestos pelo preço que eles pagam.

Clientes que procuram um preço melhor em outro lugar não geram essas ocorrências, embora, o preço seja um elemento utilizado na compra de uma mercadoria. Porém, isto raramente influencia a lógica de decisão dos clientes de fazerem devoluções ou pedirem reembolsos.

Se nenhum destes aspectos é o único, a maior motivação para tais procedimentos, então qual é a razão?

A razão é o remorso dos consumidores.

Sim, é verdade; o remorso dos consumidores é o fator principal. Isto já é o bastante para gerar arrepios. O remorso dos consumidores é o seu poderoso e corrupto opositor.

A explicação para isto é que todas as motivações acima mencionadas são situações razoáveis, verdadeiras, tem soluções lógicas e práticas. Elas são muito mais fácil de superar. Por outro lado, o remorso dos consumidoresé um problema mais difícil com uma solução mais complexa.
Ele é emocional por natureza. Não encontraremos uma solução lógica e sensata.

Para entender a influência forte do remorso dos consumidores, você precisa entender quando é que ela acontece: No momento de uma transação completada de compra.

Você percebe isto como verdadeiro quando um cliente faz uma compra baseado numa decisão explícita ao invés de basear-se numa decisão implícira. Uma decisão explícita é, quando fontes externas influenciam seu cliente, enquanto uma decisão implícita é aquela que ele toma por si mesmo.

Claro que este é um tópico que deve ser tratado isoladamente. Vamos deixá-lo para outra oportunidade.

O remorso dos consumidores causa medo no cliente assim que ele completa a compra, momento em que o dinheiro troca de mãos.

Porém, as notícias boas são que você pode mudar facilmente este tipo de enredo. Porém, você tem que usar as ferramentas certas. Agora eu vou compartilhar esta ferramenta com você. É uma ferramenta de mudança rápida e poderosa.

Esta ferramenta é a confiança pós-compras.

Confiança Pós-compras

A Confiança Pós-compras indica que você entende que os clientes sofrerão do remorso dos consumidores. Também indica que você reconhece que este problema origina-se das emoções deles(as). Uma vez que você entende isto, pode realizar ações criativas
para eliminar as suas influências infelizes.

Para alcançar metas de confiança pós-vendas, você vai precisar de criar e enviar uma carta muito pessoal para seus consumidores e, em seguida, logo após a realização da sua compra. Você também poderá beneficiá-los com o envio adicional de informações adicionais e de pequenos brindes.

Você pode lidar com o remorso dos compradores e, ao mesmo tempo, eliminar os gastos com devoluções e reembolsos que você poderia incorrer. Faça isso agora!

 

Kevin Sinclair é o publicador e editor de Be Successful News (Tenha Sucesso), um site que com informações e artigos sobre como ter sucesso em sua própria casa ou pequena empresa. Visite besuccessfulnews.com/

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Dealing With Buyers Remorse - Returns and Refunds