script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Minha imagem
© 2008 Sônia Suisso Mansur
Certa vez um repórter correu atrás de um trem onde Ghandi se encontrava, exatamente no momento que saia da estação. Pediu-lhe, então, alguma mensagem para que ele pudesse repassar ao povo. Ghandi prontamente escreveu algo em um pedacinho de papel e o entregou.

O papel dizia: “Minha vida é a minha mensagem”.

Em outra ocasião, uma mãe levou seu filho pequeno até Ghandi, e disse: “Ghandi meu filho come muito açúcar e isso é ruim para os dentes dele. Por favor, diga-lhe que pare”.

Ghandi pediu que a mulher voltasse daí a duas semanas e trouxesse o menino. Assim ela fez, Ghandi olhou o menino nos olhos e disse: “você não deve comer açúcar, pois faz mal para os seus dentes”.

A mãe ficou satisfeita, mas antes de sair perguntou: “Por que o senhor não falou há duas semanas?” E Ghandi respondeu: “Porque há duas semanas eu ainda comia açúcar”.


Pode-se perceber que a melhor forma de influenciar pessoas é por meio de exemplos da nossa própria vida. A forma como vivemos, como interagimos com o mundo determina quem somos. Mesmo “nestes tempos cibernéticos”, ainda ouvimos o jargão “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Qual a coerência nessa crença?

Se quisermos um planeta melhor, se quisermos manter relações saudáveis com nossos semelhantes, as nossas atitudes necessitam do respaldo da coerência e da verdade.

Aspectos difíceis de encontrarmos hoje, pois parece que- em muitas esferas da vida- não existe a preocupação em manter uma auto-imagem positiva, uma imagem que os sucessores da raça humana tenham orgulho de seguir e até melhorar.

Nós somos a nossa história, se escrevermos essa história de forma positiva a nossa imagem pessoal será sempre positiva, mas se fizermos ao contrário correremos o risco de marcar para sempre nossa auto-imagem.

Comece hoje mesmo a reinventar novas formas de ser: ser mais sorriso, ser mais apaixonado, mais disponível, ser mais encantador. Você pode mudar a realidade e a sua história, caso não esteja satisfeito com ela, comece pelo melhor caminho: melhorando sua própria imagem.

 

Sônia Suisso Mansur ([email protected]) é Psicóloga e compõe a equipe técnica da Escola de Talentos de Telemarketing, um projeto social da Academia da Cidadania e do Talento em parceria com a Callmunity, patrocinado pela PETROBRAS.É a responsável pela implantação do RH Inclusivo.