script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Entrevista: Por Que Você Quer Trabalhar Para Esta Companhia?
© 2008 Carole Martin
A primeira resposta que vem à mente é, "Porque você tem uma vaga e eu preciso de um trabalho." Embora esta possa ser a verdade, não é uma resposta adequada para uma entrevista de trabalho. O entrevistador está buscando uma resposta que indique o local onde você gostaria de trabalhar e se você não tem enviado seu currículo indistintamente para qualquer empresa que tenha uma vaga. Pesquisar sobre a companhia e seu mercado antes da entrevista vai lhe tornar um candidato mais informado e competente.

Tudo depende da forma de se dizer


Annette é a primeira candidata entrevistada para a posição de Gerente de RH. Quando fazem esta pergunta, ela responde:

"Eu sempre quis trabalhar para esta companhia. Eu não só amo o produto com também uso há muitos anos. Este trabalho cairia perfeitamente para mim, É uma real oportunidade para eu crescer e desenvolver-me."

A resposta de Annette começa bem, mas em seguida troca o enfoque e fala da sua experiência em vez de falar sobre o que ela tem para oferecer. A resposta seria mais eficaz se ela indicasse que ela pesquisou sobre a nicho do mercado e a companhia, e pudesse discutir mais do que sobre sua experiência com o produto.

James é outro candidato e responde mais diretamente:

" Baseado na pesquisa que fiz, esta companhia é líder do seu mercado. Quando eu visitei o site da empresa, achei algumas informações muito impressionantes sobre os trabalhos planejados para o futuro. Eu também fiquei impressionado com as histórias dos fundadores e as atuais demonstrações financeiras. Esta é uma companhia como tenho procurado, um lugar onde minha experiência e minhas habilidades podem ser colocadas para funcionar e fazer as coisas acontecerem."

A resposta de James demonstra o interesse e o entusiasmo dele pela companhia e que ela representa. Ela também indica que ele pressente como poderia ser um integrante do time.

O último candidato, Phillip, responde:

"Até este momento eu não estava certo. Respondi ao anúncio apenas porque estou de acordo com a descrição, mas, na pesquisa que fiz, descobri que este é o tipo de companhia e mercado em que eu quero trabalhar. Sei que estou habilitado para fazer este trabalho e, ainda baseado em minha pesquisa, vi que aqui há alguns desafios que possuem grande sintonia com minha experiência passada e minhas habilidades."

A resposta de Phillip é honesta e franca. Ele está aqui para aprender e conferir.

Pesquisa

É imperativo pesquisar antes da entrevista, e delinear duas ou três razões que levem você a querer trabalhar para esta companhia. Também seria benéfico você pensar em pelo menos duas razões que identifiquem este trabalho com você - suas habilidades, suas forças, sua experiência e seu passado - o que você pode trazer para esta companhia.

Sua Resposta

Não há nenhuma resposta certa ou errada a esta pergunta. Sua resposta deveria refletir que pensou no que você quer e fez pesquisa sobre a companhias e esta aqui em particular. Deixe o entrevistador saber que você também está sendo seletivo a respeito de onde você quer trabalhar - e que esta é a companhia para a qual você quer trabalhar. Uma pouca lisonja vai cair bem.

 

Carole Martin é um autora famosa, treinadora e orientadora de entrevistas. Seus livros, "Interview Fitness Training Workbook" and "Boost Your Interview IQ" (McGraw Hill) venderam milhares de cópias em todo o mundo.
Receba suas dicas de entrevista de trabalho GRÁTIS (em inglês) visitando o site www.interviewcoach.com

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Job Interviewing Question: Why Do You Want To Work For This Company?