script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
O Que Fazer Quando Eles Não Ligam Depois da Entrevista
© 2008 Carole Martin
Não receber uma ligação após a entrevista, como prometido, acontece mais do que você pensa. Os candidatos estão certos de que que eles são a melhor escolha para a posição e esperando um chamado, mas não acontece nada. Isto não só frustra o candidato, mas reflete a companhia negativamente.

Esperando uma chamada que não vem

Cheryl sente-se confiante de que ela teve uma excelente entrevista. Na terça-feira recebeu uma explosiva carta de agradecimento com a informação de que a decisão seria tomada antes do fim da semana. Ela não tem dúvidas de que vai receber a oferta de emprego. Na sexta-feira ela estava cheia de dúvidas. Não houve nenhuma chamada da companhia.


Isto significa que ela não vai receber uma oferta? Ela deveria chamar e perguntar pela decisão? Ou devia ficar roendo suas unhas durante o fim-de-semana?

O que fazer?

Cheryl decide consultar sua prima, Glória, que é gerente de RH em outra companhia. Glória lhe diz que ela deveria ligar para o entrevistador e descobrir em que pé está a decisão. No entanto ela lhe aconselha a esperar até a terça-feira para ligar. (Segundas-feiras sempre são ruins)

A chamada esperada

Na terça-feira pela manhã, Cheryl está preparada com um script na mão, focada e confiante, quando faz sua chamada. Ela é atendida por correio de voz e deixa sua mensagem.

"Senhorita French, meu nome é Cheryl Jones, nós nos encontramos terça-feira passada quando eu fui entrevistada para a posição de Atendimento ao Consumidor. Eu gostaria de perguntar sobre a definição a respeito da vaga e se eu ainda estou incluída no processo de seleção. Desde já agradeço se você puder retornar a ligação para mim hoje. Meu número é XX-9999-XXXX. Obrigado pela atenção."

Seja persistente - Não uma peste

Se você não receber uma chamada de retorno como prometido, ligue para a empresa e deixe uma mensagem. Esteja preparado, profissionalmente e com cortesia. Tenta localizar a pessoa pelo menos de uma a três vezes, explicando que você quer a informação antes de considerar outras ofertas de emprego, porque esta companhia seria a sua primeira escolha. Se você não obter uma resposta, considere um "Não" como resposta. Há uma linha divisória sutil entre ser persistente e ser uma peste.

Você pode se ter sorte e ser atendido por uma pessoa "ao vivo" quando ligar. Com tal sorte, você pode aproveitar esta oportunidade para pedir uma avaliação de sua efetividade na entrevista. Às vezes, não freqüentemente, a pessoa vai lher dar atenção e alguns conselhos. Se isto acontecer, agradeça e aprenda com a experiência.

A maioria dos empregadores está atento a que os candidatos estão ansiosos a respeito da sua aceitação e os deixará saberem de uma maneira oportuna. Mas, há empregadores que mantêm os candidatos esperando e desejando saber o que aconteceu, embora eles dissessem que chamariam numa certa data. Leve isto em conta como informação sobre as práticas da companhia e pense bem se você gostaria de trabalhar para esta firma.

Enquanto isso, em vez de sentar e ficar esperando por aquele telefonema que pode nunca vir, continue a sua procura por um trabalho. Nunca é muito sábio "pôr todos seus ovos em uma única cesta."


 

Carole Martin é um autora famosa, treinadora e orientadora de entrevistas. Seus livros, "Interview Fitness Training Workbook" and "Boost Your Interview IQ" (McGraw Hill) venderam milhares de cópias em todo o mundo.
Receba suas dicas de entrevista de trabalho GRÁTIS *(em inglês) visitando o site www.interviewcoach.com

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- What To Do When They Don't Call Back After Your Job Interview