script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Escuta Ativa
© 2008 Matt Somers
Se nós vamos investir no esforço de moldar questões para o treinar o jeito certo, também devemos estar igualmente interessados em escutar fielmente as respostas dadas. Nós precisamos empregar a habilidade da escuta ativa.

A escuta acontece em três níveis:

- Ativo
- Sociável
- Superficia!

O nível básico, Superficial, é o que nós usamos quando estamos ouvindo, mas não estamos escutando. Por exemplo, quando estamos conversando com um convidado numa festa, tentando se interessar pelo que ele está dizendo, mas mantendo a atenção dirigida a outro acontecimento. Talvez em alguma outra conversa que nós percebemos ser mais interessante.

O problema é que nós estamos ouvindo o que o outro convidado está dizendo, não escutando. Assim nós ficamos confusos, perdemos o fio da meada ou acabamos tendo que pedir ao interlocutor para repetir o que disse há pouco.

Se fosse numa sessão de treinamento os danos seriam extremos. Se só estamos ouvindo superficialmente é porque nossa mente está em outro lugar. Isto estará refletido em nossa linguagem corporal e a pessoa que está sendo treinada perceberá imediatamente. A relação de
confiança vai ser destruída e o treinamento não terá qualquer resultado útil.

O próximo nível, Sociável, é o tipo de escuta que a maioria de nós faz na maior parte do tempo. Na escuta sociável nós escutamos enquanto nossos parceiros falam e vice-versa. Porém, o perigo aqui é que enquanto a outra pessoa estiver falando, nós estamos nos concentrando na construção da nossa próxima observação, em lugar de verdadeiramente focalizar no que a outra pessoa está dizendo.

Este é um importante desafio quando você começa a dar treinamento, pode ser difícil de manter o fluxo de perguntas, quando você não está habituado. É melhor parar e pensar na próxima pergunta, quando a outra pessoa acabar sua fala.

Nós também temos perder o hábito de completar as frases das outras pessoas para elas. Invariavelmente nós não escolhemos as mesmas palavras que elas teriam escolhido. Tudo o que nós acabamos de fazer foi romper o seu fluxo de pensamento e fazê-los sentir-se apressados.

Como vêem nós precisamos trabalhar duro para alcançar o nível máximo, a Escuta Ativa. Por-se a escutar ativamente é limpar nossas mentes de todas as outras distrações e realmente voltar-se para aquilo que a outra pessoa está dizendo, com tanto foco quanto for possível. É mais fácil dizer do que fazer. Leva muito tempo e muito exercício para desenvolver, mas vale o esforço.

No nível prático significa que nós não deveríamos tentar treinar quando estivermos com pressa ou preocupados com qualquer outra coisa. Nós não deveríamos desenvolver uma sessão de treinamento dentro um ambiente ruidoso ou muito quente ou muito frio. É impossível escutar ativamente em tais circunstâncias.

 

Matt Somers é um coaching practioner com experiência de muitos anos. Ele trabalha para muitos clientes no Nordeste da Inglaterra, onde fica a sede da sua empresa, e em todo o REINO UNIDO e Europa. Matt entende que as pessoas estão mantendo o seu verdadeiro potencial trancafiado. Ele mostra como o treinamento provê uma simples e elegante chave para abrir esta fechadura.

O seu popular mini-manual "Coaching for an Easier Life" está disponível GRÁTIS em www.mattsomers.com

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Coaching Skills Training: Key Skills: Active Listening