script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Elvis, Eros e Einstein
© 2008 Gregg Fraley
A Espiritualidade é a base da Criatividade ampliada e da Inovação pessoal.

Fiz uma palestra, há dois anos atrás, na Bélgica, com o mesmo título deste artigo. Eu participava de um evento memorável para mim porque amo falar, a multidão era grande e entusiástica e porque participei com um dolorido tornozelo quebrado.

Eu estava tão apreensivo que não sentia nenhuma dor - até o final da minha participação. A partir daí, é claro, eu pensei que ia morrer. Paixão e adrenalina são grandes analgésicos e também um indício; quando você se preocupa com algo profundamente, quando você ama algo assim, é uma pista de que você está em contato com sua base espiritual.

A mensagem daquela fala e deste artigo é que a espiritualidade está na base e alimenta nossa criatividade. A criatividade, em troca, é a fonte da inovação, seja inovação pessoal ou profissional. Assim, minha mensagem na Bélgica era simples, volte às raízes espirituais e você estará fazendo muito para nutrir sua criatividade e isso vai borbulhar no final das contas gerando as inovações que você deseja em sua viagem pela vida.

Eu sou um grande fã de Elvis. Eu escutei sua música Kentucky Rain pela primeira vez enquanto ouvia um rádio de transistor a caminho da escola. Foi um choque. Eu sentia algo a me tocar intensamente como se fosse um patê de Elvis. Eu era muito jovem para ter experimentado a primeira onda de Elvis - eu pensei que ele era sentimental e tinha um pouco de caipira. O Beatles eram mais o meu estilo. Até Kentucky Rain. Ela tocou fundo no meu coração. Elvis tinha um jeito de fazer aquilo, cedo ou tarde ele o atraía com uma canção sensível.

Eu li muitas biografias. A biografia de Elvis escrita por Peter Guralnick - Último Trem para Memphis: A Ascenção de Elvis Presley (Last Train to Memphis: The Rise of Elvis Presley) é um livro maravilhosamente bem-escrito e pesquisado. Prossegui lendo vários livros sobre Einstein, e por coincidência, li as biografias de Elvis e Einstein de capa a capa. De fato, eu terminava uma enquanto começava a outra.

O que me ocorre é que embora na superfície parecessem tão diferentes, na verdade eles têm muito em comum. Ambos devem o sucesso à mesma coisa: uma espiritualidade bem fundada e um apurado foco pessoal na suas paixões.

Estas paixões, estes amores, fizeram parte da espiritualidade deles. Para Elvis era a música, para Einstein a física.

O que tem isto para ver com criatividade e inovação?

Eu cheguei a uma grande conclusão. O foco no negócio da inovação está freqüentemente em ferramentas, técnicas, e metodologias que ajudam a criar a inovação.
Nada de errado com as ferramentas, mas me faz lembrar do dia que eu aluguei um desntupidor industrial elétrico, pensando que assim eu poderia economizar dinheiro para desbloquear um dreno de águas pluviais na minha calçada. Eu estava usando botas de cano alto, caminhando pela água empoçada até meu quintal, lutando com aquele equipamento surpreendentemente poderoso. A mangueira metálica estava abaixo do cano de esgoto, fazendo o seu trabalho com muita resistência. Minha ex-esposa olhou pela janela e me perguntou como ia tudo. Naquele momento eu perdi o controle da mangueira, que fez um largo movimento para cima atingindo num golpe minha testa. Eu estava com sorte. Não perdi dentes nem um olho. Eu reassumi o controle da situação depois de soltar uma palavra, "beleza! Claro que, no final das contas chamei o encanador para consertar o dreno. Meus amigos a questão é simples: ferramentas podem ser ineficazes, até mesmo perigosas, se você não sabe o que está fazendo.

Na busca para encontrar mais e melhores gerentes de ferramentas esqueça que a inovação brota do pensamento criativo. Aquela criatividade, esses pensamentos imaginativos, vem de algum lugar bem no fundo de nós, não é mesmo? Isso é o que torna difícil ser deliberadamente criativo - assim que você começa a tentar forçar, puf, foi-se. Criatividade de cima para baixo, que emerge do cérebro analítico ou de um pouco de desejo externo (como dinheiro) ou de um ferramenta, não conecta freqüentemente ao seu coração. Esses tipos de idéias não se conectam com o seu núcleo espiritual. Sem a conexão, o fluxo de idéias cessa. Sem a conexão, as idéias ficam desconectadas de uma motivação autêntica.

Isto também está fazendo sentido para você? Bem, esta próxima parte poderia ser pior! Nem tudo sobre criatividade é tão misterioso como "aquele lugar no fundo dentro de nós." Eu acredito que a criatividade pode ser ensinado e que pode ser nutrida. O potencial criativo vem de dois lugares profundosfundos na minha opinião. Primeiro, vem de imaginação, a habilidade para pressentir algo simplesmente novo e diferente. Segundo que vem da auto-expressão. Idéias brotam quando nós as fazemos manifestar de alguma maneira num escrito, em um desenho ou até mesmo falando em alto e bom som para um amigo. Imaginação e auto-expressão podem ser encorajadas e desenvolvidas e elas prosperam em um ambiente de amor. Uma pessoa pode também desenvolver a mente lógica, outra habilidades críticas-analíticas e a nossa base de conhecimento - estas são coisas importantes e úteis. Combinadas eles são especialmente poderosas - especialmente quando apoiadas por uma base espiritual.

Isto tem me levado a pensar em Elvis. Ele era realmente O Rei... da auto-expressão. Ele não era um sujeito de ferramentas e de técnicas - ele nunca tido uma lição canto na vida. Ele cantou o que ele sentia.
E de onde vieram os seus sentimentos?
Com base na leitura de suas biografias, eu digo da sua família. A família dele era pobre mas eles tiveram amor, e eles cantavam. Eles cantavam para manter os seus espíritos unidos; eles cantavam hinos, música country, floclore e qualquer coisa que eles ouviam no rádio. Elvis era um grande fã de Mario Lanza! Não acredita? Ouça "It's Now or Never". Mas eu vou além, cantar era o entretenimento dos Presley e a música era a cola que os manteve juntos quando tempos eram duros. Era esta a base espiritual, este ambiente de amor e segurança (este é o "Eros" do título, se você estiver curioso em saber) onde Elvis adquiriu a sua habilidade para interpretar uma canção do seu jeito caipira e o tornou próprio. Para ele toda a música era boa e qualquer canção valia cantar pondo o seu coração inteiro e a alma. Este era a marca do seu gênio, da sua criatividade e, no final das contas, da inovação dele no campo da música popular. Sem nenhum equívoco, Elvis era um inovador.

Mesmo que você não seja um fã é difícil discordar de que ele fez o que nunca tinha sido feito antes, e fez isto sem esforço porque veio do seu coração. Ele não usou uma "ferramenta" para combinar elementos de gospel, country, e rhythm and blues; ele criou a partir da paleta de sons da sua própria cabeça. Estes eram os sons que ele amava e mantinha consigo, os sons que ele ouviu em casa, na igreja, em espetáculos e nas ruas de Memphis. A música estava à sua volta.

Einstein não era mal quanto à sua auto-expressão. Ele era violinista clássico melhor que média e ele não estranho a uma boa piada, ele tinha senso de humor. Qualquer pessoa que viu até mesmo aquela famosa foto dele com a língua pra fora saberia num olhar que era um homem que não se levou muito a sério. O que ele levou a sério - mas com um senso de jogo - era a ciência. Foi invocado muito cedo nele, como Elvis, suas raízes na família. O tio de Einstein teve um modo inteligente para introduzir conceitos de matemática para o jovem Albert, caracterizando álgebra como uma "ciência alegre onde nós vamos procurar um pequeno animal cujo nomeie nós não sabemos." Ele fez da álgebra um jogo - por que não todos os professores de matemática não fazem isso? Isso é que é uma coisa maravilhosa para se dizer a uma criança imaginativa.

Einstein, como Elvis, era uma criança amada e ciência era tudo ao redor dele. A espiritualidade de Einstein teve a ver com o respeito pela natureza. Talvez tenham sido aqueles longos passeios pelos bosques da Alemanha, mas ele desenvolveu profundos respeito e curiosidade de alguma maneira pela natureza do universo. Sua frase famosa a respeito é "Deus não joga dados com o universo." Ele devotamente acreditava que todas as coisas têm uma ordem e a sua vida foi dedicada a descobrir como é aquela ordem. O mistério da vida era a religião de Albert Einstein e era este mistério que o impeliu à sua busca pelo conhecimento. Este era o centro espiritual de onde veio sua criatividade, e no final das contas sua inovação.

A diferença entre os dois homens é que Elvis perdeu o seu centro espiritual e Einstein não. Einstein manteve sua paixão pela natureza das coisas, pela física, apesar das dificuldades financeiras , dificuldades de encontrar um trabalho no seu campo e de trabalhar só por muitos anos nas suas idéias. Se ele não tivesse publicado três trabalhos em 1905, que caíram como granadas no mundo científico, ele poderia ter morrido como um atendente do escritório de patentes suíço.

Elvis morreu procurando um modo em torno da fama para retornar ao seu centro espiritual. Infelizmente, ele nunca o encontrou. Mas ele compartilhou um pouco de alegria conosco no seu tempo e assim, para mim, é difícil ver a vida dele como uma tragédia. Aprenda a partir do engano dele. Não se coloque muito distante longe de sua base espiritual, tudo que importa para você. Assim, para encerrar, se você estiver buscando mais inovação, volte às suas raízes espirituais e crie a partir de lá. Conecte-se com aquilo pelo que você tenha paixão, aquilo que você ame, e você sentirá sua criatividade emergir. Isto é um pouco de amor-próprio. É engraçado como o amor continua em alta. Os Beatles tinham razão sobre isso - "love is all you need" (o amor é tudo que você precisa).


 

Gregg Fraley é o autor de Jack's Notebook, um Romance Empresarial Sobre a Solução Criativa de Problemas - a primeira fábula empresarial sobre lidar com a solução criativa de problemas e a inovação pessoal. Fraley é um reconhecido perito em criatividade e inovação que participa de seminários em todo o mundo e presta consultoria para muitas das empresas listadas em Fortune 500 sobre o desenvolvimento de novos produtos. Visite http://www.greggfraley.com ou envie um e-mail para [email protected].

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Elvis, Eros, And Einstein