script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Em Que Negócio Você Está, Mesmo?
© 2008 Bernadette Doyle
Regularmente eu realizo pesquisas que perguntam aos meus leitores quais são os seus maiores desafios. Os mesmos temas despontam a cada rodada: Como eu consigo clientes novos? Como eu converto um interesse inicial em venda? Como eu posso manter consistência na minha base de clientes e no fluxo financeiro?

Se você acha todo o processo de buscar novos clientes e consumidores difícil e penoso, há uma solução - faça muito mais negócios com os clientes e consumidores que você tiver, assim você precisará menos deles.

Isso pode demandar que você pense de modo muito diferente sobre o seu negócio e sobre o que seus clientes realmente querem de você.
Por exemplo, falei recentemente com uma pesquisadora de mercado que quis ampliar a sua gama de serviços, mas não conseguia ver o que mais poderia oferecer ela aos clientes existentes. Como eu me aprofundei mais no estudo do negócio dela, depressa descobri que a razão das pessoas estarem contratando seus serviços era entender melhor as necessidades de seus próprios clientes e, assim, aumentar a sua satisfação, resultando em mais vendas!

Eu pude ver imediatamente uma série inteira de oportunidades para esta pesquisadora de mercado. Primeiro oferecendo contínuos apoio e indicações de como os clientes dela implementariam os resultados obtidos pela sua pesquisa. Depois, concluindo que os que os seus clientes realmente queriam era reter os próprios clientes existentes e prevenir-se da diminuição de negócios, o que mais ela poderia oferecer-lhes para alcançar aquela meta? Ela poderia oferecer programas adicionais que ajudariam os seus clientes a monitorar e melhorar a retenção de consumidores?

A questão é que, conquanto esta mulher estivesse se pondo na caixa do "mercado de pesquisas", ela permanecia cega para todas as necessidades e problemas adicionais que estavam existindo na mente de seus clientes. Mas, ampliando a definição do seu negócio, ela compreendeu que não estava somente no mercado das pesquisas, mas na especialidade da retenção de clientes. A partir daí as oportunidades expandiriam-se. A partir daí, porque ela já tem uma relação existente com os clientes, que confiam nela e já pagaram pelos seus serviços, vai ser muito mais fácil vender serviços adicionais a eles sem que necessite sair para encontrar clientes novos para sua marca.

Resultado? Mais renda com muito menos trabalho.

O maior obstáculo que você vai encontrar em aplicar essa idéia ao seu negócio é a sua própria imaginação. Se você tem se definido a partir das suas habilidades - por exemplo o instrutor de vendas, treinador, terapeuta complementar - então seu primeiro passo tem que ser romper com o rótulo que você mesmo(a) adotou. Pense nos resultados que seus clientes e consumidores realmente querem obter e no que mais você pode oferecer para ajudar-lhes a alcançá-los.

Você pode reduzir sua necessidade de mais e de novos clientes oferecendo novos e diferenciados produtos e serviços a menos clientes. Isto é o que eu tenho falado em minhas séries de teleseminários "Lance Seu Império de Informação" (‘Launch Your Information Empire’ Teleseminar Series). Se você quer saber como você pode ampliar seu negócio, pode ganhar mais dinheiro com menos clientes e até mesmo pode cortar suas horas de trabalho para calçar os chinelos mais cedo, então você tem que assinar estas dicas GRÁTIS. Obtenha todos os detalhes e inscreva-se agora.
Visite www.clientmagnets.com/previewcalls/
 

Bernadette Doyle publica seu boletim informativo grátis, semanalmente - Cliente Magnets - para treinadores, oradores, instrutores, consultores, terapeutas complementares e profissionais autônomos.

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- What Business Are You Really In?