script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
A Satisfação do Cliente é o Seu Negócio
© 2004 Bob Leduc

Independentemente do ramo da sua empresa - você realmente está no negócio de satisfazer os clientes. O grau de satisfação do cliente que você provê determina o nível de sucesso a longo prazo que o seu negócio alcançará.

Torne a Satisfação dos Clientes sua Prioridade Maior

Não faça apenas vendas. Crie clientes - clientes satisfeitos. Além do lucro imediato que geram na primeira compra, clientes satisfeitos ajudam sua empresa a estrutura seu negócio de dois outros modos importantes:


1. Eles se tornam uma reserva estratégica de compradores habituais. Para alguns nichos de negócios pode significar compradores que adquirim o mesmo produto ou serviço repetidas vezes. Para outros, significa compradores que voltam em busca de produtos ou serviços adicionais.

2. Eles recomendam seus amigos e contatos a comprar da sua empresa. Este é um negócio altamente lucrativo para você porque não gera custos em termos de tempo ou dinheiro para se realizar.

Nunca Prometa Mais do Que Você Pode Oferecer

Nunca faça qualquer promessa que você não possa (ou não vai) manter. Nada afasta os clientes mais rapidamente do que receber menos do que esperam de uma transação comercial. Eles não vão voltar a comprar novamente de você. E contarão para todo o mundo sobre a sua experiência infeliz - levando a perder clientes futuros.

DICA: Lide com reclamações dos seus clientes com presteza e com uma atitude positiva. Esforce-se em preservar sua relação com o cliente reclamante em vez de pensar no seu lucro imediato. Depois sua empresa será recompensada com mais vendas e indicações.

Sempre Dê aos Clientes Mais do Que Eles Esperam

"Supere a entrega" em qualidade e serviço. Exceda sempre as expectativas dos seus clientes. Você vai ganhar em troca sua lealdade por um longo tempo. Isto também torna difícil a seus concorrentes tirá-los de você - mesmo se eles têm preços mais baixos. Os clientes não arriscarão uma experiência incerta com outro fornecedor, quando tiverem certeza de que receberão de você mais do que esperam.

DICA: Surpreenda seus clientes com algo inesperado de valor. Se o seu negócio é vender produtos, inclua um "bônus surpresa" em todos pedido. Se você vender serviços, habitue-se a fazer algo extra para todo cliente ou consumidor sem cobrar nada por isto.

Deixe os Clientes Saberem Quanto sua Empresa os Valoriza


Deixe seus clientes perceberem que você está sempre pensando neles. Comunique-se regularmente com eles. Por exemplo, crie algumas promoções especiais para seus clientes existentes. Anuncie produtos ou serviços novos para eles antes de divulgar para o mercado em geral.

DICA: Converta seus clientes em agentes de publicidade. Desenvolva um incentivo para eles falarem sobre o valor de seus produtos ou serviços para seus conhecidos e amigos. Uma recomendação é mais efetiva do que qualquer gasto em publicidade - e é muito mais barato.

Por exemplo, recompense seus clientes cada vez que indicarem alguém que se torna um cliente. Sua recompensa pode ser um simples desconto no seu próximo pedido .

Você está no negócio de satisfazer os clientes a despeito dos produtos ou serviços que forneça. Os clientes satisfeitos que você cria lhe ajudarão a desenvolver mais e mais o seu negócio tornando-se compradores habituais e indicadores a toda a sua rede de relacionamentos de novos negócios para você.

 

Bob Leduc passou 20 anos assessorando a negócios como os seus na busca por clientes novos e aumento de vendas. Há pouco tempo ele lançou uma nova edição do seu manual "How To Build Your Small Business Fast With Simple Postcards ..." (Como Desenvolver Rapidamente Sua Pequena Empresa Com Simples Cartões Postais..." e lançou "BizTips from Bob" (Dicas de Negócios de Bob), um boletim informativo para ajudar a pequenas empresas a crescerem e prosperarem. Você poderá achar os seus métodos de marketing de baixo custo em BobLeduc.com.

© Copyright 2008 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- Customer Satisfaction Is Your Business