script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Treinamentos: Como Maximizar Seu Investimento
© 2008 Drew Stevens
É inconcebível encontrar tantas empresas com empregados ineficiências e descontentes. Anualmente são gastos globalmente cerca de 58.5 bilhões de dólares em treinamentos. Esta cifra assustadora transmite uma mensagem diferente quando analisamos mais profundamente. Por volta de 70% das empresas não administram os treinamentos que as ajuda a permanecerem competitivas. Tipicamente durante os períodos de crise econômica o primeiro corte de atinge o treinamento. Porém, ele representa o recurso mais vital para todas as organizações.
O atendimento ao consumidor e as vendas são extremamente importantes para todas as empresas. O freqüente aprimoramento do desenvolvimento de produtos, topografia de clientes e atualizações de produtos necessitam de treinamento ininterrupto. Porém, o tamanho, o custo e os deslocamentos para que aconteça tornam-se incômodas. Irônico, para a atual economia baseada no conhecimento.

Em recente pesquisa para este artigo nossa empresa descobriu que 90% dos programas de treinamento administrados para corporações resultam apenas em um aumento de produtividade nos próximos 90-120 dias e, como resultado, menos de 20% das companhias percebem qualquer ganho sustentável que dure mais do que 12 meses. A razão? O treinando é tratado como um evento, não como um processo. Para obter resultados de longo alcance e progresso consistente, os treinamentos devem ser administrados freqüentemente. Além disso, nossa pesquisa com mais de 300 renomadas organizações encontrou sete fatores que atuam contra:

Os hábitos não são como cigarros - A pessoa não pode somente substituí-los

Um engano crônico sobre treinar é a respeito de hábitos variáveis. Os hábitos são formados por anos de influências e comportamentos. Estes comportamentos cultivam-se por muitos anos de repetição constante. Enculturação é manifestação de comportamentos tanto pessoal como profissionalmente.. Através dos anos de progressão os comportamentos tornam-se nossa rotina diária ou hábitos. É descabido acreditar que hábitos mudarão durante sessões de treinamento de um ou alguns dias.

As estatísticas provam que as paradas de fumantes baseadas em trocas de hábitos falham na maioria dos casos. Assim por que pensar que treinamento é algo diferente. É inconcebível mudar comportamentos e atitudes em um só dia. Você pode chamar atenção simplesmente sobre os assuntos, mas não mudá-los.

Solução: A melhor metodologia para a mudança de comportamentos é influenciá-los. Primeiro, use um dia para chamar atenção para os assuntos. Crie consciência e proponha algumas medidas simples que permitam que seus colaboradores estejam atentos aos assuntos. Utilize tecnologias que continuamente reforce o aprendizado tornando-o aderente. Então, crie oportunidades para o desenvolvimento continuado. Estas incluem grupos focais, aprendizagem por observação (shadowing), entrevistas com os clientes e fornecedores. Finalmente, o treinamento contínuo em sala de aula é pragmático. O empregado de hoje almeja novas oportunidades de aprendizagem. Aprendizagem, especialmente em módulos mensais ou trimestrais, é suprema para o sucesso organizacional.

Aprenda Comigo ou Então


Muitos estudantes participam de seminários e eventos corporativos com motivações incorretas. Uma recente pesquisa ilustra que 65% dos participantes acreditam que foram encaminhados para treinar como castigo para experiências passadas. Os participantes típicos acreditam que estão desperdiçando tempo, são usados como exemplos e gostariam de não assistir. Os estudantes entram em uma sessão e proclamam: Os Facilitadores " Aprenda Comigo` parecem que estão numa insegurança para provar seu valor e tendem a focalizar seu trabalho em provar sua capacidade para estes participantes. Este ambiente não é vantajoso para se aprender. Representa hostilidade. Estudantes desmotivados criam um ambiente de aprendizagem pobre.

Solução: A comunicação é a ferramenta exemplar para promover uma experiência de aprendizagem positiva. Os participantes têm que entender o objetivo da atividade. Cada participante tem que participar com a administração na determinação dos objetivos da aprendizagem pessoal e organizacional e assegurar a sintonia de ambas. O método de sucesso começa com um acompanhamento positivo do processo com os participantes depois de cada sessão. Os treinamentos nunca devem ser vistos como uma penalidade de seus desempenhos.

Modalidades de Aprendizagem

Nós trabalhamos com equipes de trabalho compostas de várias gerações, gêneros e culturas. Hoje há mais integração de personalidades e estilos do que antes. Este conjunto de talentos requer mudanças na acomodação da aprendizagem. O estudante de hoje deseja 1) Ser envolvido no processo de aprendizagem. Eles preferem a interação e são adversos às simples conferências e 2) Desejam modalidades diferentes de aprender. A proliferação dos produtos eletrônicos, da Internet e da computação pessoal permite para os estudantes devorar conteúdos onde quer que estejam e qualquer momento.. Como o dito "golpes diferentes para pessoas diferentes" é pertinentes!

Solução: Crie aprendizagem de acordo com as preferências de faixa etária e estilos. Muitos jovens estudantes admiram a utilização de iPod e de iTunes. Eles gostam de música e podem escutar m nos seus momentos de lazer. A geração dos anos 70 e dos nascidos no pós-guerra apreciam uma as atividades em sala de aula, mas desejam mais interação em lugar de conferências. Estes estudantes almejam atividades "em tempo real" para aumentar a sua aprendizagem. O conceito combinado de estudantes ganha importância. Modalidades combinadas de atividades criam novas vias de aprendizagem e envolvem todos no processo. Adicionalmente, criam um retorno mais alto no investimento de treinamento.

Diminuição de Produtividade

Pressões de tempo afetam o aprender. Um dia ou até mesmo uma semana cheia de atividades de treinamento levam a produtividade da equipe para longe. As áreas mais críticas como vendas e serviço ao consumidor encontram dificuldades em participar de um dia ou mais de treinamento. E, quando acontece, os gerentes sentem mais pressão para compensar tempo perdido.

Solução: A solução simples para tudo é dividir o treinamento em segmentos menores de dois a quatro horas. Muitos facilitadores evitarão este conceito por razões financeiras, mas esta é a melhor solução para ganhos de produtividade. Menos tempo é usado durante o dia e os estudantes que vêm de um curso aplicam imediatamente os materiais pertinentes. Esta é a mais apropriada estratégia para as pressões competitivas de hoje.

Prática do Mundo Real


Muitos cursos e muitos facilitadores puxam os conteúdos "diretamente de suas estantes". Isto é especialmente verdade em seminários públicos, quando os participantes pertencem a um grande número de organizações diferentes. Os participantes de hoje desejam visão prática do mundo real para aplicar ao seu negócio ou departamento. Eles querem respostas imediatas para as necessidades urgentes de hoje.

Solução: Os facilitadores devem ser encorajados a inspecionar os participantes para entender melhor seus objetivos. Quanto mais pessoal a abordagem, mais ganho de valor os clientes terão com o cumprimento dos objetivos do encontro. Adicionalmente é imperativo separar o tempo dedicado a trabalhar assuntos reais. Escale atores ou escolha estudantes com papéis determinados para trabalhar em verdadeiros assuntos que requerem a interação e procedimentos.

E no primeiro dia...

Há mais de 25 anos de pesquisa e desenvolvimento sobre os temas Contratação e Orientação que dão base para a contratação apropriada. É grande o gasto financeiro alocado para consertar o que deu errado. A diminuição de produtividade, da moral, do aumento da rotatividade e dos desgastes em vendas são assuntos que sempre começam com atitudes do trabalhador. Vastas quantias investidas em treinamento são gastas na tentativa de mudar atitudes e comportamentos. Como previamente mencionado, isto não se resgata em um único programa. Mais adiante, os empregados não mudam se existirem doenças na cultura organizacional.

Solução: Contrate corretamente desde a primeira vez. Crie Perfis de Contratação de Talentos para entender a mistura de gerações e de atitudes. Faça uma análise de seus melhores colaboradores e contrate aqueles que demonstrem estes comportamentos. Administrar a contratação correta é um processo proativo em lugar de reativo.

Responsabilidade

A pior caricatura para qualquer programa de treinamento é a falta completa de responsabilidade. Há numerosas anedotas sobre participantes enviados para treinar por horas e dias, que voltaram para trabalhar sem nenhuma melhora. Os trabalhadores voltam aos hábitos passados esquecendo a prática educacional. Isto ilustra um descuido completo com o retorno sobre o investimento.

Solução:Pare o narcisismo. Mantenha os indivíduos responsáveis em TODOS os programas de treinamento essenciais. Se há uma metodologia nova os participantes têm que repetí-la diariamente: Se um novo fluxo, eles têm que usá-lo: O único mecanismo para o sucesso é o estabelecimento de novos hábitos. O que é relembrado é repetido e é imperativo para as pessoas constantemente repetirem novos processos para resultar na mudança de velhos hábitos.

A estrada para sucesso começa com a mudança. Treinar reduz produtividade e aumenta custo, contudo a verdadeira medida é o grau de mudança. Se aos participantes são aplicadas medições seguras responsáveis e apropriadas, as organizações podem justificar os valores gastos em treinamento e obter retorno do investimento. Porém, se alguns dos equívocos acima mencionados estão na sua pauta, o treinamento será nada mais que triagem de assuntos contínuos que sempre existem, gerando assim diminuição de produtividade e de despesas.

 

Drew Stevens Ph.D. é conhecido como o Sales Strategist (Estrategista de Vendas). Drew apoia organizações a acelerar dramaticamente o crescimento empresarial. Ele é autor de sete livros inclusive Split Second Selling e Split Second Customer Service e Little Book of Hope. Com freqüência ele é convidado a falar sobre sua expertise na mídia. Faça download GRÁTIS de de seus e-books (em inglês) - Selling Effectiveness ou Business Building - visitando www.gettingtothefinishline.com.

© Copyright 2009 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
- How to maximize employee training
- Versão 2

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images