script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Hábitos 2.0
© 2009 Kurt Lynn
 
De acordo com o U.S. Department of Health and Human Services, quase 2 milhões de pessoas vão fazer algum tipo de reabilitação, em 2009, ocasionada por uso de drogas ou de álcool. Nos últimos 70 anos esses alcoólatras e viciados teriam deixado instituições de reabilitação para participar de reuniões em porões de igrejas, por toda vida, com outros viciados da mesma categoria ou alcoólatras, para lá encontrarem apoio e encorajamento para continuar suas vidas limpos e sóbrios.

Bem, agora, apesar dos temores a respeito do hábito da Internet, as principais organizações de recuperação têm usado a Internet para ajudar e apoiar indivíduos nos seus processos de recuperação. Um número crescente de grupos de apoio está atuando por toda a Web com uma meta: prover apoio on-line 24Xpara pessoas que se recuperam de alguma forma de abuso de substâncias.

Tipicamente, os serviços on-line utilizam a abordagem de recuperação de 12-passos - o programa de recuperação instituído por Bill Wilson e Bob Smith, os fundadores dos Alcoólatras Anônimos. É um programa popular e, parece, agora há um programa de 12-passos voltado para todos os possíveis abusos de substâncias ou comportamentos, inclusive Fumantes Anônimos! Em vez de encontros diários ou reuniões semanais, cada vez mais grupos de 12-passos estão voltando sua atenção para oferecer serviços de chat on-line, foruns na Web e grupos de discussão sobre recuperação. A Internet está sendo usada para conectar de uma forma semelhante indivíduos e grupos aflitos do mundo inteiro. Na Web as reuniões de recuperação não se restringem ao tempo de uma hora de um porão de igreja, mas os groupos se reúnem associados durante 24 horas por dia, os quais entram e saem das atividades à vontade.

O Alcoólatras Anônimos é o mais antigo dos grupos de recuperação. Agora ele oferece reuniões que usam servidores de lista de e-mail, VoIP e chat. O AA promove reuniões on-line em 33 países e atende em mais de 10 idiomas diferentes! (N.T.: Em abril/2009 o site brasileiro ainda não registrava as opções 2.0)

O Narcóticos Anônimos tem mais de 20 reuniões internacionais acessadas por e-mail e o Cocainômanos Anônimos oferece outras 6 reuniões. (N.T.: O site brasileiro já oferece as opções 2.0)

Claro que, para todo benefício das reuniões on-line, há também alguns riscos. Por exemplo, o uso de protocolos de chat abre um portal no PC do usuário que pode colocá-lo sob o risco de ser hackeado. Servidores de lista de e-mail também têm o problema de como permanecer "anônimo" quando todos os participantes podem ver o seu endereço de e-mail.

Também há o risco de organizações de recuperação sem escrúpulos que atacam os indivíduos em início de recuperação ou suas famílias. Na Internet elas parecem ser organizações legítimas, mas nem sempre são. Como na maioria das atividades baseadas na Internet, são muitos os casos de fraude, endereços de e-mail recolhidos para SPAM e esquemas de roubo de identidade. Mas, mesmo nesses casos, as soluções on-line emergem. Uma organização, a All Addictions Anonymous Watch, por exemplo, mantém-se alerta monitorando esforços menos escrupulosos voltados a explorar indivíduos em recuperação.

O uso da tecnologia da Internet pode ser um grande benefício para as pessoas que tentam mudar radicalmente de hábitos. Verdadeiramente assim se formou o Hábito de Recuperação 2.0. No entanto, os familiares e os indivíduos em recuperação devem ter cuidado em utilizar preferencialmente os serviços de organizações de recuperação conhecidas (por exemplo AA, NA, a CA) e, se escolherem participar on-line, deveriam cadastrar uma caixa postal do Yahoo!, Gmail ou Hotmail, usando um pseudônimo para manter-se verdadeiramente "anônimo".

 

Kurt Lynn é um escritor freelancer de artigos sobre temas de negócios e viagens. Mais informações e amostras do seu trabalhopodem ser encontradas em KLynn Writing and Back-to-Basics Business Blog.

© Copyright 2009 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
-
Addiction 2.0