script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
A Economia Atual Demanda Uma Habilidade Crítica: Otimismo
© 2009 Eileen McDargh
 
Efeito estufa. Escassez de água. Terrorismo. Sistema de saúde imperfeito. Guerras ao redor do globo. Preço da gasolina. Redução severa da economia. Olhe para as manchetes e é o bastante para mantê-lo na cama.

Mas espera! Há esperança. Não é o otimismo do olho de galo, cantado no musical South Pacific, o espetáculo mais quente da Broadway. Mas é o que os psicólogos na França está chamando de "otimismo inteligente". Tal otimismo não nega a realidade do mundo de hoje, mas busca APRENDER a formar uma vida entre tais dificuldades. Martin Seligman, o psicólogo que tornou o otimismo e a felicidade o trabalho de sua vida, concordaria com o Francês: otimismo pode ser ensinado.

Considere estes passos básicos:

(1) Ponha foco naquilo que você pode controlar. Não seja deviado por circunstâncias que você não pode mudar. Você pode não mudar o efeito estufa, mas você pode controlar seu consumo de energia. Você não pode parar as demissões de sua empresa , mas você pode se armar com habilidades valiosas. Você não pode parar a sangria em Wall Street, mas você pode reequilibrar seu portifólio de ações. Você pode dar uma olhada em despesas e pode determinar o que é necessidades e o que é supérfluo e podem ser reduzido. Ao mesmo tempo, resolva gastar um pouco de dinheiro ou de tempo em algo que verdadeiramente lhe dá prazer e ilumina seu espírito. Um rodízio de pizza no restaurante da praça com meu melhor amigo faz meu coração contente e traz um sorriso de DUAS faces.

(2) Reveja o cenário então você verá que não é uma vítima. Sempre há um outro modo de ver uma situação. O cancelamento de um vôo que me causou perder um compromisso importante não foi "planejado" para me "pegar". Aconteceu. Minha opção é entender o que eu posso fazer para ajudar o cliente atual e o que eu vou fazer no lugar do trabalho cancelado. Quando o Furacão Katrina levou embora a casa de uma enfermeira, ela me disse que pensou diariamente no que ela ainda tinha e pediu para seus filhos fazerem o mesmo. Todo dia começava com gratidão. Ela se recusou a ver-se como uma vítima.

(3) Pense "o bastante". Quando nos concentrarmos naquilo que não temos, nós perdemos todas as muitos coisas que nós temos. A verdade é que se você estiver lendo este artigo, você tem bastante poder no computador. Você tem bastante inteligência. Você tem bastante. Pode não ser tanto quanto você gostaria mas, por hoje, é o bastante.

(4)
Cultive respostas otimistas. Como um fazendeiro que cultiva um campo, o otimismo nunca crescerá a menos que seja molhado, alimentado, capinado,e nutrido. Todos nós temos dias nos quais a negatividade pode dominar. E, às vezes, isso é uma resposta SÁBIA, porque nos mantém baseados na realidade. Apenas tenha certeza de ser a realidade e não a imaginação fazendos enlaces extraordinários em conjeturas. Saia fora do quadrado. Pergunte o que você pode FAZER para ver um resultado que lhe dá um senso de poder. Assim como Alexander Graham Bells disse "Algumas vezes nós encaramos tão demoradamente uma porta fechada que nós não vemos a que está aberta". O engenheiro da 3M que pensou que tinha falhado ao fazer uma combinação de cola que deveria aderir, descobriu o que todos nós chamamos todo agora Post-It(MR).

(5) Lembre-se do poder das gerações. Crianças de pais deprimidos são mais propensas à depressão. Crianças de otimistas são mais propensas a ser os otimistas. O que escolhe para passar adiante? Até mesmo se seus pais eram negativos, você pode quebrar o ciclo, moldando uma situação, escutando a voz do seu ítimo e, literalmente, respondendo com uma mensagem diferente. Sim, esta é uma prática. Uma prática difícil. Mas você pode fazer dela um hábito, se você treiná-la com o passar do tempo.

(6) Cante. Quando tudo mais falhar - comece a cantar. É impossível sentir-se negativo quando você erguer sua voz em canção. A música lhe permite formular palavras, adicionar tons e bater o ritmo com os dedos dos pés.

(7) Recuse-se a assistir ou ler qualquer coisa que ponha uma mortalha escura no seu dia. Em vez de voltar-se para a escuridão, leia um livro que o transporte a um outro tempo e um humor melhor. Vá brincar com o bebê da próxima porta. E se você for uma dessas pessoas que não consegue estar com as crianças, dê um passeio com seu cachorro, cave na jardim ou compre um balde de bolas e pratique seu jogo de golfe. Melhor do que caminhar por aí com o coração e a mente pesados.

(8) Recuse-se a participar de um coro de conversas negativas se a única coisa que você vai ouvir é lamento, reclamação e gemido. Dia a seu grupo que eles têm três minutos para parar com aquilo e os próximos seis minutos devem ser dedicados a achar algo positivo sobre a situação ou algo o que eles podem fazer.

E, por final, pratique este mantra: "Isto também vai passar" Sempre foi e sempre será.

 

Eileen McDargh, Conhecida como grande apresentadora e facilitadora, tem gerado conversas que importam e conexões que contam desde 1980. Executive Excellence (www.eep.com/Merchant//newsite/index.html) a classifica entre os top 100 líderes em desenvolvimento de liderança. Seu livro mais novo, "Gifts from the Mountain", recebeu o prêmio Ben Franklin de 2008. Para contratar Eileen para sua companhia como oradora ou treinadora visite www.eileenmcdargh.com

© Copyright 2009 Adolfo Breder ([email protected]) da versão do texto original em inglês:
-
Today's Economy DEMANDS A Critical Skill: Optimism