script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Portabilidade, Eficiência e Eficácia
© 2009 Adolfo Breder
 
Vamos começar pelas duas últimas.

Para um físico não há dúvidas: a eficiência está relacionada a rendimento, otimização de recursos visando resultados. Alguns dicionários validaram a sinonímia entre as duas, o que nosso rico idioma permitia manter à distância.

Na minha opinião são conceitos diferentes. Pelo menos, são necessariamente diferentes. E assim foram adotados no âmbito da Callmunity.

+ + +

Atendemos com eficiência quando somos objetivos no diálogo, usamos uma comunicação com qualidade e no tempo certo, não desperdiçamos recursos da empresa e do cliente. Quando FAZEMOS DA MELHOR FORMA.

Se o conceito acima é elevado às alturas nas empresas, aquilo que os clientes consideram mais importante permanece quase sempre negligenciado.

Por outro lado, revela-se a eficácia quando satisfazemos as demandas (dos clientes), quando FAZEMOS O QUE PROMETEMOS.

A distinção ficou clara para mim, quando certa vez, degustando a comida nordestina em companhia de um conhecido alemão, funcionário da Mercedes, a respeito da tolerância dos clientes europeus em comparação com os exigentes americanos.

O europeu médio, de acordo com ele, aprecia serviços gratuitos. Supera facilmente as quedas de desempenho das conexões, no caso clássico da Internet. Se der para ler os e-mails, está bom!

Já o americano prefere pagar. Briga por desconto, mas exige qualidade e eficiência.

Não é difícil de irmos concluindo que: Eficácia tem a ver com conteúdo, resultado. Eficiência com desempenho, forma.

Este par de conceitos deve apresentar-se sempre lado a lado. Integrados.

No caso dos serviços de atendimento a clientes, observamos que a maioria é atenciosa, educada, mas não satisfaz às necessidades dos clientes que os procuram. Não são raros os casos de ligações intencionalmente interrompidas, de palavras repetidas a esmo. Os clientes têm a sensação de que são ludibriados ou considerados tolos.

A despeito dos gráficos coloridos e das telas reluzentes que indicam filas e tempos médios ao vivo, do meu ponto de vista, ouso afirmar que ser eficaz é mais importante do que ser eficiente. Simples assim, mas representa uma quebra de paradigma para grande parte do mercado atual!
Ser eficaz é uma obrigação. Ser eficiente é um diferencial competitivo. Ah! Se todos compreendessem!

E o outro conceito, a portabilidade? O que tem a ver com tudo isso?

Muitíssimo a ver, principalmente para as empresas de telefonia fixa e móvel. Elas devem estar atentas ao tema, pois têm à frente um grande desafio. E nada melhor do que começar o ano pensando nele!

De acordo com o Regulamento Geral de Portabilidade, da ANATEL, a partir de março de 2009, em todo o Brasil, estará valendo a portabilidade numérica. Quer dizer, o número do seu telefone passa a pertencer a você. Se não estiver satisfeito(a) com a sua operadora atual, troque de fornecedor e mantenha o número.

Para estas empresas, de olho em suas práticas de fidelização / retenção, está na hora de investir em EFICÁCIA, relegada a um discretíssimo segundo plano.

Nós da Callmunity temos aplicado nas consultorias e treinamentos uma nova abordagem para o relacionamento estratégico das empresas e seus clientes. Esses temas são partes integrantes da nossa proposta. Perceber criticamente a diferença entre eles, às vezes sutil, e aplicar no dia-a-dia da sua empresa vai fazer a diferença!

Um lembrete final: fidelidade é uma via de mão dupla. Fidelidade dos clientes pressupõe também fidelidade das empresas com seus clientes. Na sua empresa vocês têm trabalhado com esta visão?

 

Adolfo Breder ( [email protected] ) é formado em Física, diretor da Callmunity ( www.callmunity.com ), palestrante, treinador e consultor nas áreas de Marketing de Relacionamento, Projetos de Responsabilidade Social e Telemarketing.