script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Telemarketing de Sucesso
em Sete Passos

© 2006 Kamau Austin

O Telemarketing não é tão fácil quanto parece. A atividade basicamente envolve falar ao telefone com pessoas que não se conhece e tentar convencê-las a comprar um determinado produto, usar um serviço ou se interessarem por uma oferta especial. Muitas vezes, os teleoperadores falham porque não fazem o trabalho corretamente. Falar é uma habilidade, e há técnicas que podem ser aplicadas patra ajudar qualquer um a se tornar um profissional de sucesso. Vamos dar aqui sete passos a serem seguidos:


1: Motivação. Uma das coisas mais importantes em telemarketing é a motivação. Os teleoperadores tem que querer fazer o trabalho. A motivação no todo determina como eles falam com as pessoas. Assim, o sucesso acontece quando eles recebem muitos incentivos para realizar suas tarefas.

2: Conhecimento do Produto. Para falar sobre um produto ou um serviço, o teleoperador tem que conhecê-lo bem. Os clientes farão perguntas antes de comprar algo, assim o pessoal deve poder responder as perguntas com objetividade. Conhecer o produto ou serviço com profundidade levará o teleoperador a fazer um atendimento de qualidade.

3: Planeje a chamada. Todos os teleoperadores deveriam ter um modelo ou um plano de chamadas. Assim eles saberiam a ordem da estrutura da chamada: a introdução, a descrição do produto, o preço, o valor do produto, a efetivação do pedido e o fechamento da chamada. Muitas empresas optam por ter um script a ser seguido. Um teleoperador de sucesso sabe usar o script a seu favor, como uma guia.

4: Atitude. A atitude é evidente ao telefone. Quando alguém estiver contente e entusiasmado, essas emoções são percebidas, até mesmo ao telefone. Teleoperadores nervosos, transtornados ou frustrados normalmente não atingem sucesso na carreira. Assim, o profissional próspero tem uma atitude positiva ao realizar o seu trabalho.

5: Conheça o cliente. Um bom teleoperador busca conhecer os seus clientes. Sabe quando é um momento adequado para fazer as chamadas. Ligar durante o jantar, de manhã cedo, tarde da noite ou quando o clientes estiver ocupado não vai gerar resultados positivos. Se você ao ligar perceber qie é um momento ruim, pergunte ao cliente em que momento será melhor para ser contatado. Perceba o que eles estão buscando. Não tente vender-lhes algo que não estão interessadosem adquirir. Isto geraria um sentimento de hostilidade. Escute o que o cliente tem que dizer. Seus comentários e sugestões podem ajudar-lhe a mudar a direção da sua chamada. Respeite os sentimentos e opiniões do cliente. Conhecer o cliente é uma técnica de sucesso para qualquer teleoperador.

6: Tenha como meta o seu sucesso. Muitos teleoperadores ficam satisfeitos em receber gratificações ou recompensas pelo trabalho bem feito. Já um teleoperador próspero visualiza o seu próprio sucesso. Eles estabelecem metas e buscam atingir essas metas. Ter uma visão dos resultados que você quer obter deste trabalho ajudará a torná-lo um teleoperador de sucesso.

7: Desfrute o sucesso. Teleoperadores prósperos sempre reservarão tempo para desfrutar o resultado dos seus trabalhos duros. Eles ficarão orgulhosos de atingir suas metas e continuarão a se esforçar para superá-las no futuro.

Concluindo: estes sete passos são técnicas simples que qualquer teleoperador pode aplicar para ter êxito imediatamente. O modo que os produtos são apresentados, a atitude, o conhecimento e a motivação são partes integrantes do sucesso de um teleoperador. O telemarketing não é um trabalho fácil, mas pode ser uma atividade próspera e recompensadora se estes sete passos comprovados forem seguidos.

 

Kamau Austin escreve sobre muitos assuntos. Visite seu website para ler o seus mais recentes artigos sobre scripts de vendas e manutenção de equipamentos para call centers: www.telemarketingcallcenterinfo.com.

© Copyright 2010 Adolfo Breder ([email protected]) da versão para o português do texto original em inglês: 7 Steps to Successful Telemarketing

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images