script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Teletrabalho: 11+ Perguntas Respondidas
© 2006-2010 Leslie Truex

Intrigado pela idéia de trabalhar em casa com carteira assinada? Milhões de pessoas a cada ano navegam na Internet em busca de um trabalho em casa perfeito, cansados do grande número de esquemas e fraudes neste tipo de atividade. Um dos primeiros passos para achar um trabalho legítimo em casa é entender o que é a telecomutação (NT: a partir deste ponto vamos adotar o termo teletrabalho, um sinônimo). A seguir você vai ler as respostas para as dez perguntas mais importantes sobre o assunto.


1) O que é teletrabalho?


O termo teletrabalho descreve a situação na qual uma pessoa trabalha fora da empresa sempre ou em parte do trabalho semanal. Em essência, ele comuta por telefone ou outro equipamento de telecomunicação como um modem. Ele pode telecomutar de casa, de um local atendido por satélite ou de um escritório móvel. Ele não faz trabalho de montagem, processamento de e-mails, envelopamento ou colocação de anúncios.

2) Quantas pessoas atuão em telecomutação?

O número de telecomutadores é difícil de calcular. A Associação e Conselho Internacional de Teletrabalho informa o número de empregados que realizam teletrabalho aumenta pelo menos 1 dia a cada mês. Aumentou de 23.5 milhões para 24.1 milhões em 2004. Segundo o Gartner Group este número é superior a 137 milhões em todo o mundo. Além disso, os empregadores que oferecem telecomutação aumentaram 22% em 2004 de acordo com Lori Rosen, da CCH (http://www.cch.com/), em HR Networking: Work-Life Benefits.

(NT: segundo artigo de Marcos Fernandes Gonçalves. "já são 10,6 milhões de teletrabalhadores no Brasil - em 2001, eram apenas 500 mil")

A dificuldade em determinar o número de telecomutadores em parte é devido à ambigüidade na definição do status de alguns trabalhadores. Por exemplo, muitas pessoas que trabalham em casa são "contratadas" por uma companhia mas não possuem vínculo empregatício com ela. Eles são contados como teletrabalhadores? E os trabalhadores independentes que também são "contratados" por empresas para executar tarefas específicas? Se estes grupos de pessoas são contados ou não, isto pode afetar o número resultante significativamente. Porém, especialistas concordam que os números das pessoas que estão trabalhando em casa para uma companhia estão aumentando a cada ano continuamente, à medida que o conceito de teletrabalho cresce em aceitação.

3) Que empresas permitem o teletrabalho?


O teletrabalho pode ser encontrado em companhias e organizações (inclusive agências de governo) de todos os tamanhos. A AT&T foi pioneira no fenômeno de teletrabalho. Outras organizações incluem Aetna, Gale Research, Journal Graphics, o Governo Federal Americano, muitos governos de estado e até mesmo empresas privadas de pequeno porte. Em essência, em todos lugares.

4) Que trabalhos melhor adaptam-se ao teletrabalho?


À medida que as ofertas de teletrabalho expandiram-se, um largo espectro de tipos de trabalho foram incluídos. Os trabalhos melhor adaptados ao teletrabalho estão no campo técnico, especialmente em programação de computadores e redação. Porém, também podem ser achados trabalhos de pesquisa, atendimento ao consumidor, contabilidade, jornalismo, transcrição, marketing e RP, vendas, assistência jurídica, assistência social e muitas outras áreas.

5) Os teletrabalhadores recebem salários e benefícios?

Salários e benefícios são parte de muitos programas de teletrabalho. Eles podem ser achados principalmente em situações nas quais um empregado fez acertos com o seu empregador para trabalhar em casa e em trabalhos altamente qualificados ou profissionais. Muitos dos trabalhos achados na Internet são independentes ou baseados em contrato de prestação de serviços no qual o empregado recebe de acordo com a produção, quando o trabalho é completado. Porém, trabalho por contrato não significa necessariamente que seja de vendas nem significa renda incompatível. Há muitos trabalhos por contrato que são fixos em termos de trabalho e de remuneração.

6) Você tem que pagar por empregos de teletrabalho?


NÃO! Empregadores legítimos nunca cobram para contratá-lo! NUNCA! Qualquer excessão está lhe vendendo algo. Teletrabalhos são como qualquer outro trabalho. Você é contratado porque você mostrou que tem as habilidades e experiência para o trabalho. Você não pagaria seu chefe atual por clipes de papel ou para incluir você na folha de pagamento! O seu único investimento envolvido em teletrabalho é relativo ao equipamento (não são todas as companhias que provêem o equipamento - mas você deve ter cuidado se uma companhia tenta vender para você o equipamento) ou para o pagamento de taxas de aluguel de um banco de dados / mailing list. Qualquer anúncio de trabalho que sugere a necesidade de pagar uma assinatura não é um trabalho real. Nos sérios há sempre um processo de seleção.

7) Onde os teletrabalhos podem ser achados?

Há dois modos de arrumar um teletrabalho. O primeiro é considerar seu trabalho atual. Há tarefas do seu trabalho atual que você poderia fazer em casa? Nesse caso, faça uma Proposta de Trabalhar em Casa que esboce seu plano de trabalho e como poderá beneficiar sua companhia. O segundo modo é sair à procura de um teletrabalho. Os melhores lugares para achá-los estão websites voltados a carreiras. Muitos dos bancos de dados pagos de teletrabalho são muito bons e reduzem significativamente o tempo de procura . Mas sempre pesquise antes gastar seu dinheiro.

8) Eu preciso de habilidades especiais?

Habilidades especiais, particularmente em programas de computador, tornarão mais rápido e mais fácil achar um teletrabalho. Mas há oportunidades em muitos campos que não requerem qualquer grau especial ou habilidades. Quanto a habilidades básicas que você deve ter incluem: boa escrita, organização, uso de Internet, realização de pesquisas e solução de problemas.

9) Eu preciso de equipamento especial?

Talvez. Muitos empregadores de teletrabalho não oferecem equipamentos ou materiais. Uma companhia proverá o equipamento necessário se você for um empregado de tempo integral que esteja trocando um lugar na empresa pelo teletrabalho. Em outros casos, as companhias podem reembolsar o custo de algumas despesas como materiais e viagens. Em muitos casos, não fornecem ou reembolsam qualquer coisa. Neste caso, talvez suas despesas possam ser dedutíveis do IR, de acordo com a legislação brasileira.
Pelo menos, você deveria ter um computador rápido com programas necessários para fazer o trabalho, uma conexão de Internet banda larga e, possivelmente, uma segunda linha de telefone e fax.

10) O teletrabalho adapta-se a quem tem filho pequeno?

O teletranalho oferece muitos benefícios para pais, mas isso não significa que eles se afastem dos cuidados com os filhos. Nos EUA muitas companhias exigem um acordo formal dos teletrabalhadores com com cláusulas de atenção a crianças especificadas. Trabalhar em casa com crianças pode ser difícil, pois elas precisam de muita atenção e cuidado. Até mesmo quando elas estão engajados numa uma atividade, podem ser uma distração. Se você planejar trabalhar em casa, seria interessante adotar opções de cuidado às crianças alternativos como pré-escola, ajudantes e atividades em grupos sob responsabilidade de profissionais, que poderiam dar algum tempo sem interrupções para trabalhar.

11) O teletrabalho funciona para todo o mundo?

Não. Ao mesmo tempo em que o teletrabalho oferece muitos benefícios, como flexibilidade e nenhuma perda de tempo com transporte, tem suas desvantagens. Trabalhar em casa exige muita autodisciplina para evitar distrações, como os pratos e a televisão. Pode criar ressentimento no escritório se o pessoal não conseguir contatar o teletrabalhador durante o horário de trabalho ou gastar tempo extra para finalizar tarefas não realizadas totalmente pelo teletrabalhador. Uma das maiores reclamações é o isolamento experimentado no teletrabalho. Os teletrabalhadores são omitidos dos sistemas sociais formal e informal do escritório a menos que façam um esforço para manter-se em contato constante com o pessoal.

O teletrabalho continua crescendo cada vez mais pois as empresas vêem a efetividade do custo de permitir pessoas a trabalhar em casa. Mas achar este tipo de trabalho requer o mesmo esforço e profissionalismo necessário na procura de uma posição tradicional. Sua melhor aposta para achar um teletrabalho legítimo é entender o que a modalidade significa e conhecer as companhias que usam teletrabalhadores.

 

Leslie Truex é a autora de "Jobs At Home: A Complete Guide to Finding and Creating a Work-At-Home Job" que contém informações detalhadas sobre teletrabalho e centenas de recursos de trabalho.
Visite workathomesuccess.com/

© Copyright 2010 Adolfo Breder ([email protected]) da versão para o português do texto original em inglês: Top 10 Telecommuting Questions Answered

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images