Muitos Falham em Planejar,
Muitos Mais Falham em Executar

© 2010 Martin Harshberger

Como sócio, CEO ou executivo sênior de uma empresa, você possui muitas coisas em comum com os treinadores de times esportivos profissionais. Você pode imaginar o treinador de um grande time - digamos da Liga de Futebol Nacional - entrando em um jogo sem um plano? Claro que não! Esse treinador ficaria logo desempregado. Treinadores passam literalmente centenas de horas preparando-se para um evento de 90 minutos.


Um treinador bom não só desenvolve e documenta uma estratégia para ganhar; ele tem certeza de que é compreendido por todos os jogadores do time. Todo grande treinador sabe que ter um plano é essencial para sucesso.

Mas também sabe que um plano só não é suficiente. O melhor plano do mundo é inútil se não for utilizado. Quando ouvirem o apito para começar o jogo, os jogadores não podem simplesmente levantar-se das linhas de fundo e falar que eles têm um grande plano. Eles têm que dominar o campo e jogar para ganhar.

Um treinador que não aprende com os fracassos e faz ajustes constantemente, de forma que o seu time comece a ganhar logo, descobre que sua carreira ali não tem vida longa.

Por que você deveria ver o seu negócio como algo diferente?

Seu Papel Como Um Executivo é Executar!

Nunca deixo de me espantar - trabalharei em uma companhia durante semanas desenvolvendo um amplo plano estratégico, e não deu em nada! Nada! É como se a administração dissesse: "OK, agora que nós terminamos o plano, podemos marcar a tarefa como cumprida e podemos voltar para o nosso negócio como sempre fizemos".

Eles sabem que eles têm aspectos que precisam ser mudados. Eles pagam um bom dinheiro contratando ajuda externa para facilitar o processo de planejamento. Eles completam o seu plano. E, então, passam a ingnorá-lo!

Por que? Isto é medo de mudança? Medo de cometer erros? Medo de confrontar as pessoas? Uma falta de confiança neles mesmos e/ou no seu pessoal? Provavelmente é uma mistura de alguns ou de todos estes elementos.

Para a maioria dos executivos a implementação é mais dura do que o planejamento. Precisa-se de determinação e coragem para fazer o que de fato você quer fazer. A implementação requer compromisso, responsabilidade e mudança. Neste ponto a maioria das companhias falham.

Ações Corajosas Requerem Liderança Corajosa

A ausência de uma decisão é uma decisão de fato. Isso passa por todos os aspectos do planejamento do negócio e da execução - desde a identificação dos problemas até sua solução.

Tolerar o fraco desempenho de um componente da equipe é escolher a mediocridade. Isto influencia o resultado do pessoal inteiro.

Falhar em ações contra a qualidade inferior é uma decisão a respeito da qualidade como um todo. Sinaliza os valores do DNA da empresa para toda a organização.

É inteligente reunir os dados antes de tomar decisões. Mas postergar uma ação "para um melhor momento" ou "até que se tenha mais dados" é muito freqüentemente um claro encobrimento do velho medo de agir.

Quer diminuir o foco e a credibilidade na sua organização? Aqui vai um modo que é tiro certo: Desenvolva um plano, comunique ao seu pessoal e, então, falhe na sua execução.

Quando você falha na ação com base nos seus planos, arruina a motivação, o entusiasmo, o orgulho, o respeito, o compromisso e a produtividade. Cerca de 90% das companhias americanas agem dessa forma, como mostra o quadro abaixo.


Falamos de uma estatística alarmante! Se só 10% das companhias americanas executam as ações necessárias para implementar os seus planos, não se pode admirar de que estejamos reduzindo nosso progresso.

Muitos executivos confundem ocupação com efetividade. Eles pensam que estão trabalhando muito. quando as pessoas vêm a eles o dia todo com perguntas e problemas. assim eles se sentem importantes. Eles gostam de ser o centro da atenção.

Mas executivos que reagem em vez de agirem realizam pouco. Eles não produzem progresso porque eles estão concentrados no minúcias e estão ignorando o que realmente importa. Eles estão buscando jogar em vez de jogar para ganhar.

Mas lembre-se que seus empregados estão observando suas ações. Eles responderão à sua liderança baseados em como você executa o seu plano.

Para ajudar você a manter seu foco em ações decisivas, aqui estão quatro princípios para você para relembrar periodicamente:

  • Se o status quo não estiver funcionando, mude.
  • Se você não tomar uma decisão, você está tomando uma decisão.
  • Se você não gostar de tomar decisões duras, você não está só. Mas os vencedores não deixam de fazer isto.
  • Se você quiser realizar uma real liderança, você tem que agir.

Você tem que levar as pessoas a conversar todo simples dia em atingir excelência na organização. Você tem que dominar o campo e jogar para ganhar!

"Ação sem visão é um pesadelo. Visão sem ação é um devaneio" - provérbio japonês

 

Martin Harshberger é Sócio-Gerente da Measurable Results LLC. Marty especializou-se em planejamento estratégico, em pré- e pós-fusão, como também na melhoria do processo empresarial. Ele pode ser contatado pelo e-mail: [email protected]
O seu novo livro Bottom Line Focus (Foco em Resultados), disponível na Amazon Books
e no seu website: http://www.bottomlinecoach.com/

© Copyright 2010 Adolfo Breder ([email protected]) da versão para o português do texto original em inglês: Many Fail To Plan, More Fail To Execute!

Imagem: Callmunity / 2009