O Negócio dos Seus Sonhos
© 2010 John Assaraf e Murray Smith
Em um recente estudo, foram entrevistados cinco mil empresários de sucesso para ver que características ou atributos eles compartilhavam. Não foi surpreendente a conclusão de que elas variam enormemente. Pessoas prósperas aparecem de todas as formas imagináveis, tamanhos, origens, histórias, conjuntos de habilidades e personalidades. Não há nenhum "tipo" de empreendedor padrão. Revelou-se o mais variado e multicolorido grupo humano que alguém poderia imaginar. Mas os pesquisadores acharam uma característica em comum: todas as pessoas tinham uma intensa paixão pelo que estavam fazendo.


Há uma diferença entre ser comprometido com o seu sucesso e ser interessado pelo seu sucesso. Se você for interessado, você fará o que é conveniente. Se você for comprometido, você fará tudo que possa levar ao sucesso - e fazer tudo que leva a ele é o que você precisa para ter sucesso nos negócios, não importa quem você seja ou onde você está. Não é mais possível (se algum dia já foi) atingir o sucesso de outro modo.

"Sim," você poderia dizer, "mas vamos levar isto em consideração. Quero dizer, não é como se nós estivéssemos aqui tentando mudar o mundo"?

De fato, é por aí. A verdade é que os empreendedores prósperos são guiados pela idéia de mudar o mundo ao seu redor. Eles querem deixar a marca dos seus passos.

Claro que, parte daquela paixão é de motivação financeira. Quando você estiver pensando em negócios, é natural focalizar o dinheiro. Afinal de contas ele dinheiro é o meio para que as coisas aconteçam; é com ele que você mede o sucesso relativo do que está fazendo. Mas isto é algo que muitos empreendedores nunca percebem e nunca aprendem nas lições: é difícil estar genuinamente apaixonado pelo dinheiro, porque ele não tem nenhum caráter intrínseco.

Há dois tipos de renda. Uma é a renda monetária a qual pode prover um estilo de vida confortável ou até mesmo luxuoso, o que é muito bom. Mas, para verdadeiramente sentir-se feliz e realizado, você precisa também de um fluxo saudável de renda psíquica. A renda psíquica é o sentimento que vem da percepção de que suas contribuições são efetivas, que você está fazendo uma diferença positiva no mundo. Não há nenhum sentimento melhor que saber que sua vida e seu negócio tem propósito e significado. Esta é a meta mais importante de um negócio próspero.

Peso e tamanho não são os pontos importantes aqui; mas sim o impacto. Não importa se seu negócio é uma organização sem ins lucrativos multinacional que alimenta, veste e abriga centenas de milhares de pessoas em situação vulnerável, uma gráfica que faz panfletos e cartazes ou uma loja que serve ao seu bairro. Nós temos visto pessoas que são responsáveis em apenas montar um pequeno pedaço de plástico na ponta fim de um cadarço de sapato e são apaixonadas pelo que elas fazem - porque elas podem visualizar os sapatos de crianças, atletas, estudantes, bombeiros, enfermeiros, anciãos ... amarrados com segurança. O seus cadarços geram um impacto no mundo. De pequenos cafés a gigantes de software, qualquer negócio pode trazer uma contribuição às vidas das outras pessoas. Toda vez qualquer que um de nós fez parte da criação ou construção de qualquer negócio, para nós este negócio foi como a busca da cura para o câncer. Empreendedores prósperos querem mudar o mundo de verdade.

Os Estados Unidos hoje estão debaixo de uma montanha cambaleante de dívidas - expressas em trilhões de dólares. Como este país poderá ser capaz de emergir? Só há um único modo disso acontecer: pelos esforços de pessoas criativas e apaixonadas que constroem os negócios dos seus sonhos.

A ecologia do planeta também está enfrentando agora mesmo algumas sérias ameaças. Como nós poderemos resolver nossas necessidades mundiais de energia sem arruinar o planeta no processo? Só há um único modo: pela ingenuidade e paixão de empreendedores.

Pessoas como você não querem apenas mudar o mundo: estão mudando o mundo. Este grupo de pessoas vai reescrever o futuro. Não se trata de falar sobre governos, corporações e organizações. No século 21 são os homens e as mulheres que perseguem apaixonadamente os seus sonhos empresariais individualmente que terão impacto positivo, transformador nas vidas de todo o mundo.

Este artigo foi adaptado de The Answer (A Resposta), por John Assaraf e Murray Smith (Atria Books) e reeditados com a permissão dos autores.

 

John Assaraf e Murray Smith co-escreveram The Answer: Grow Any Business (A Resposta: Desenvolva Qualquer Negócio), Achieve Financial Freedom (Alcance Liberdade Financeira) e Live an Extraordinary Life (Viva uma Vida Extraordinária). Assaraf é um autor best-seller listado no New York Times e caracterizado em The Secret (O Segredo). Murray é conhecido pelo seu trabalho junto às corporações, notavelmente por levar a Indian Motorcycle de uma bancarrota a uma companhia de $300 milhões de dólares.
Para conhecer mais sobre The Answer e seus autores, visite: www.readtheanswer.com/.

© Copyright 2010 Adolfo Breder ([email protected]) da versão para o português do texto original em inglês: Your Dream Business

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images