A Retenção de Clientes Pode Ser Fácil!
© 2009 Ruth Klein
Um pouco antes do período das férias de inverno, os varejistas de todo o país estavam tentando atrair os compradores com estratégias diferenciadas, novas. Esta também deve ser a sua opção para tirar proveito dos resultados das pesquisas em que as grandes cadeias de lojas investiram muito dinheiro. Assim, você decide aplicar esse pacote "inovador" ao seu negócio, para obter melhores resultados também.


Um pouco antes do período das férias de inverno, os varejistas de todo o país estavam tentando atrair os compradores com estratégias diferenciadas, novas. Esta também deve ser a sua opção para tirar proveito dos resultados das pesquisas em que as grandes cadeias de lojas investiram muito dinheiro. Assim, você decide aplicar esse pacote "inovador" ao seu negócio, para obter melhores resultados também.

Não importa se sua empresa vende um produto ou um serviço; a meta é émbalar seus produtos ou serviços de modo que sejam reconhecidos como um valioso presente para seus clientes. E quem não gosta de presentes valiosos? A meta é ajustar estratégias de sucesso para tornar seu negócio único.

Cinco modos rápidos de atrair e manter mais clientes para sua empresa durante todo o ano todo:

1. Pense em Certificados de Presente.

Certificados de presente são um modo rápido e barato de transformar seu negócio em um presente, seja isto um seminário de duas semanas, uma consulta grátis, um desconto em seus produtos ou serviços; você escolhe! Uma pesquisa com consumidores nas férias de 2007, realizado pela National Retail Federation - EUA, concluiu que 54% dos consumidores preferiam receber um cartão de presente. Por que não oferecer cartões de presente em outros feriados ou durante o mês de aniversário da sua empresa ou uma vez por mês?

2. Pense em brindes.

Ofereça brindes de valor para seu produto ou serviço. Ofereça um CD de conteúdo especial como presente grátis por ocasião de uma consulta, seminário ou produto. Acrescente uma assinatura gratuita a seu informativo pago. Adicione uma semana grátis de serviços a cada cinco semanas de serviços pagos. Junte um produto complementar sem custo a cada produto vendido. Para resultados mais imediatos, acrescente uma frase do tipo "por tempo limitado" para as ofertas. Para levar clientes e prospects para o seu negócio durante o ano todo, crie um calendário de "ofertas especiais". Umas duas vezes por ano? Uma a cada mês? Visite meu website em www.ruthklein.com para aprender como eu faço no meu próprio negócio com adicionando um CD de bom conteúdo, uma consulta pessoal, um míni-curso e outros serviços que são empacotados com um presente grátis para patrocinadores ou participantes dos meus seminários e outros serviços.

3. Pense em parcerias.

Para tornar seu produto ou serviço único, considere a hipótese de fazer uma parceria com alguma empresa complementar ao seu negócio (não concorrente) para fixar-se verdadeiramente como um diferencial no seu nicho. Parceria com companhias aéreas para destinos de turismo Rede de resorts que ofereçam oficinas de gastronomia. Parceria com bancos para eventos junto à comunidades ou instituições de caridade conhecidas. Junte seu produtoa a um serviço. Associe seu serviço a um restaurante próximo, hotel, estância termal, gráfica rápida ou serviço complementar.

4. Pense em luxo.

Se um presente é um luxo, então pense em "luxo" como seu cartão de visitas para atrair os clientes para seu negócio. Podem ser oferecidos incentivos como diárias de hotel também podem ser oferecidas aos clientes. Ofereça um cartão de presente para um café gourmet e adicione um presente extra que seus clientes vão poder levar para casa.

5. Pense a longo prazo.

Mantenha os clientes atraídos pelo seu negócio durante o ano todo, pense em estratégias de marketing que resultarão em lealdade do cliente. Não pense apenas nas datas principais. Pense em vendas sazonais comercializando pacotes com brindes e ofertas de parceiros, chamando isto de estratégia de "presentes" continuados que vão amarrar o teor de sua campanha com os kits que você vai oferecer no inverno, primavera, verão e outono.

 

Ruth Klein:Se você gosta de novas dicas sobre marketing e marcas para utilizar nos seus negócios?
Visite www.ruthklein.com

© Copyright 2010 Adolfo Breder ([email protected]) da versão para o português do texto original em inglês: Customer Retention Can Be Easy!

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images