Telemarketing - Dicas Para Efetiva Geração de Leads
© 2010 Daljeet Sidhu
O telemarketing, apesar das leis de bloqueio existentes em vários estados, ainda é um meio popular de gerar contatos para ações de marketing. Porém, as empresas não deveriam mergulhar cegamente em chamada frias, a menos que queiram mais clientes registrando seus números nos serviço dos PROCOMs. Medir o sucesso de campanhas de telemarketing quantificando as chamadas em vez de os qualificá-las é exatamente o ponto que precisa passar por mudanças cruciais.
 


Uma chamada fria, sem identificar o público alvo e avaliar o interesse potencial das pessoas nos seus bens e serviços, é como desperdiçar tanto o seu próprio tempo como o do cliente. Chamadas indiscriminadas vão danificar a sua marca. Além disso, a violação inadvertida da legislação de bloqueio de telemarketing (NT: estados brasileiros com legislação de bloqueio de telemarketing: ES - MS - PR - SP - PR) levará seu negócio a enfrentar sérias dificuldades legais.

Dicas para um telemarketing efetivo

O telemarketing pode ser feito de forma efetiva se for feito o dever de casa a respeito do público alvo e seguidas regras simples que são freqüentemente deixadas de lado por negócios focados apenas em multiplicar suas receitas de vendas. Aqui são alguns pontos que devem ser usados no treinamento de teleoperadores:

1. Entenda o objetivo da chamada e fique focado nele

Nem todas as chamadas de telemarketing são realizadas para fazer uma venda. As primeiras chamadas são normalmente relacionadas com adquirir a confiança do cliente. Para isso, o telemarketer criar empatia com as necessidades do cliente em lugar de fazer um tentativa de venda. As equipes de marketing deveriam preparar roteiros para guiar o teleoperador nesta tarefa e para assegurar que o diálgo vai na direção desejada.

2. Entenda o seu público alvo

Os profissionais de marketing também têm que fazer a sua lição de casa analisando os dados demográficos do público alvo. Avaliar as tendências de compras em relação aos seus produtos / serviços é crucial para o sucesso da sua campanha de telemarketing. Tentar vender gasolina para alguém que não possui um carro não parece ser bom. Na realidade, promoções irrelevantes apenas acabam aborrecendo os consumidores.

3. Diga as coisas importantes primeiro

Você tem apenas os primeiros 30 segundos de uma chamada para atrair a atenção. Prepare um script para guiar os teleoperadores no que precisa ser dito imediatamente para despertar o interesse do cliente. Um roteiro assim também assegura que eles não vão esquecer qualquer dado essencial para encaminhar o cliente para uma venda.

4. Trate os intermediários de um contato com respeito

Os teleoperadores às vezes precisam passar por várias pessoas num escritório antes de ter a oportunidade de falar com o decisor. Mostrar respeito com assistentes, secretárias e recepcionistas é um sinal de profissionalismo e amplia suas chances de fazer uma venda.

5. Envie lembranças a prováveis clientes

Se uma chamada resultar na qualificação do consumidor como um provável cliente, buscar prosseguir com contatos é boa estratégia. Isto pode ser feito por carta, e-mail ou talvez um panfleto que descreva novamente o produto ou oferta de serviço. Vai lembrar o cliente sobre sua oferta sem ser intruso.

As campanhas de telemarketing têm de ocorrer num período mínimo de 10 dias para colher alguns resultados. Inicialmente a campanha deve focar um público menor para poder medir o desempenho. A partir daí a campanha pode ser ampliada para um grupo maior e estendido por mais 20 dias ou mais. A qualificação apropriada do público alvo é crucial para o sucesso de uma campanha de telemarketing. Por isto, as empresas nunca deveriam comprar contatos de agências.

O telemarketing pode levar ao aumento de vendas se os teleoperadores são treinados para melhorar a qualidade da chamadas, em lugar de pressiná-los a contatar mais clientes. O profissionalismo vai acumular resultados a longo prazo para sua marca ganhando a simpatia dos seus clientes.

 

Daljeet Sidhu é o Fundador e CEO da TradeSeam, a primeira rede empresarial e destino on-line, conectando os clientes, fornecedores e provedores de serviço, todos que têm interesse em acelearar o crescimento dos seus negócios. Os serviços on-line da TradeSeams economiza tempo e dinheiro dos compradores nas suas compras mais importantes conectando-os a distribuidores indicados, vendedores e provedores de serviço que melhor satisfazem às suas exigências. Além disso, usuários podem acessar a comunidade empresarial Teadeseam , seu imparcial aconselhemento de compras, assim como também comparar citações para tomar decisões bem informadas de compras para seus negócios..

© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Telemarketing - Top Five Tips to Make Cold Calls Effective Again

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images