Como Controlar Leads Com Segurança
© 2004 Pamela Heywood
Eis uma das muitas perguntas que os leitores enviaram para mim:

"Eu tenho uma lista que inclui pessoas de uma das maiores companhias do seu ramo. Devido às leis de antispam, posso comercializar os contatos dessas pessoas ou não?"

Este é um tópico que interessa mesmo a todos nós e sobre o qual nós ainda temos muitas perguntas sem resposta. Então hoje eu pensei em lhe dar minha opinião sobre o assunto e sugerir a você alguns links de fontes de informações adicionais.
 


Sendo assim, você pode decidir que ação é SEGURA.
A resposta curta para esta pergunta particular é "talvez".
Em uma entrevista com Jason Anderson da Achieve Net Profits John Glube faz esta observação: "Alugue uma lista de um terceiro, gere novas leads e, assim, sucessivamente, a pessoa tem que especificamente concordar em receber mensagens de você." e John também diz: "Para estar certo de que você está de acordo com as normas, você tem que obter o "consentimento afirmativo" como dizem os americanos, ou o "consentimento direto" de seus subscritores, como denominam os ingleses.

A entrevista contém muito mais explicação as quais eu não vou tentar repetir aqui e muitos links úteis, inclusive The CAN-SPAM Act of 2003, o Anti-Spam Regulations do Reino Unido e o Código de Ética Antispam brasileiro (acrescido aqui pelo tradutor).

Porém, acrescentando o peso da interpretação, minha própria tradução da Diretiva dos Estados Unidos, em que o Reino Unido e as leis européias são baseadas, o requisito básico é formulado como: "autorização prévia e expressa"

  • Prévia significa a necessidade óbvia de que a autorização, permissão ou consentimento aconteça ANTES DE você enviar para as pessoas qualquer coisa.
  • Uma definição da palavra "Expressa" em meu dicionário é "declarar explicitamente", isto é, você tem que deixar claro e registrado literalmente o que alguém vai fazer (com antecedência) e a permissão é concedida para aquele propósito específico.

O ponto crucial do problema com as companhias negociam listas é que depende de como as leads são obtidas ou o que é prometido. Mas é muito improvável serem específicas o bastante para obedecer as exigências da lei.
Freqüentemente, você não consegue perceber o que o prospect ou o assinante vê, assim você apenas não sabe para qual objetivo eles deram seu consentimento ou se eles realmente o fizeram.

E, até mesmo se as pessoas concordaram em "receber e-mails" (isto é perguntado freqüentemente, por exemplo, em troca de um serviço grátis) ou até mesmo de estarem dispostos a avaliar "grandes oportunidades empresariais" ou alguma declaração genérica. Isto NÃO é bastante.

Não acredite que a empresa de leads vai informar de onde procedem suas informações...

Até mesmo se você vê que a página que os prospects visitam é completamente específica e obediente à lei, isso pode não traduzir como realmente as leads são colecionadas. Na realidade, você pode estar adquirindo listas que foram compradas em outro lugar e que foram preparadas sabe lá como, ou quem as preparou? Isto já conteceu comigo uma vez com um serviço de boa fé e recomendado.

Se há qualquer risco de que as leads sejam pescadas e não sejam voluntárias, então você certamente estaria quebrando a lei.

A menos que você gere as suas próprias leads, assim você sabe exatamenta para que foi a permissão, não esteja seguro de adicionar leads diretamente a qualquer lista e iniciar sua campanha de marketing com elas.
Você pode oferecer-lhes sua informação ou pode qualificar estas leads por um processo de confirmação? Você teria que fazer um julgamento baseado em todos os fatos individuais, expressões etc.

Você também tem que estar preparado para a realidade: talvez apenas 10% vão ou confirmar, se você tiver sorte. E, isto significaria que sua indicação que custou R$1,00 a unidade, agora teria o valor de R$ 10,00. Não é bem uma pechincha, né?

Repense sua estratégia para o futuro...
Construa seu próprio sistema de captura de leads no seu site. Gere tráfico, busque ser listado nos sites de busca...

Então, as pessoas que querem o que você tem a oferecer seram encontradas e pedirão informações. As únicas leads que você vai controlar serão das pessoas interessadas! E, este realmente é o único modo que você pode saber, com certeza, exatamente o que foi oferecido a eles e o que consentiram.
Proteja-se e conheça as regras...

Como eu disse antes, há muitos links úteis que você deveria explorar, dentro da entrevista com John Glube. www.achievenetprofits.com/archive/issue066.shtml

Outra coisa de valor para ler está no site da MarketingSherpa, que gastou dois horas e meia entrevistando um advogado do FTC (The Federal Trade Commission dos EUA), exatamente sobre como a nova lei afeta o email marketing. Como dizem eles, continue lendo... e, então, vá para o seu departamento legal: www.marketingsherpa.com/sample.cfm?contentID=2576

 

Pamela Heywood - Não sejam pegos pelo exagero on-line Exagere! Descubra o que você deveria saber ANTES DE começar um negócio on-line. Assine: mailto:[email protected] Visite: http://www.pamela-heywood.com

© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- A Happy Professional Chooses Clients

Imagem: www.morguefiles.com - royalty free images