Ser Perfeito é um Objetivo Imperfeito
© 2008 Ty Boyd
Perfeição é uma meta inacessível para nós, os humanos imperfeitos. Mas saber isso necessariamente não cala aquele sussuro inremitente dentro de nossas cabeças a nos preparar para o fracasso. Você pode ouvi-lo dizendo, "eles não vão gostar do modo que eu pareço, do modo que eu me visto, do modo eu me expresso ou do que eu tenho a dizer."

Você tem que ultrapassar esta Tolice Perfeita para se superar. Primeiro, desligue a vozinha interior que vai desviando o seu foco para o da audiência pertinente. Então, estabeleça metas realísticas. Nós todos sabemos instintivamente que a perfeição é impossível de alcançar, mas o seu melhor é atingível. Buscar a perfeição nos protege do fracasso. Trabalhar para ser o seu melhor gera sucesso.


Este artigo não tem o propósito de dizer que você não deveria aceitar qualquer coisa menor que a excelência. Mas apontar para a perfeição é uma barreira para o seu melhor desempenho. Considere o mundo dos esportes por um momento.
Em qualquer medida, Tiger Woods é um golfista excelente. Ele não é perfeito. Se ele fosse, daria uma tacada única a cada buraco. Você pensa que ele estaria rumo ao Corredor da Fama se acertar os 18 buracos fosse a sua meta? Não, ele estaria rumo a um desastre.

Você viu times que jogam não para perder mas para ganhar? Para evitar enganos e alcançar a perfeição, eles jogam pela segurança. Mais freqüentemente do que parece, eles também perdem.

Mirar na perfeição não lhe permite estender e crescer. Você vai rejeitar oportunidades excitantes se este for o modo que você escolher de jogar. Deixe-me sugerir que você esteja disponível para
tentar coisas novas, cometer alguns erros e crescer a partir deles. Eu estou orando por progresso, não por perfeição.

Tolice perfeita é criar paralisia e uma falta de paixão que interfira com a nossa habilidade de conectar com a audiência.

Se você estabeleceu metas razoáveis e se congratula à medida que progride por essas metas, então você está a caminho de estar além de um objetivo imperfeito.

 

Ty Boyd é presidente de Ty Boyd Executive Learning Systems (http://www.tyboyd.com), está no Broadcast Hall of Fame and the Speakers Hall of Fame. Ele ensinado sobre as habilidades de apresentação para os executivos das empresas incluídas na lista Fortune 1000 em mais de 34 países. Seu Excellence In Speaking Institute celebrou seu 25º aniversário em 2005.

© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Being Perfect Is An Imperfect Objective

Imagem: Callmunity - Escultura nos Jardins do Centro Cultural dos Correios - RJ