Como o Blog Pode Ajudar Minha Empresa a Crescer?
© 2009 Enzo F. Cesario
É um fato indiscutível de que a economia do mundo está se voltando mais para o modelo on-line de trocas. A Amazon e o Google figuram como ícones de companhias que começaram como projetos pequenos para crescerem com sucessos volumosos, em grande parte devido ao sucesso do marketing dos seus serviços. Aí surge a pergunta: como uma pequena empresa pode tirar vantagem das oportunidades apresentadas pela Web para obter lucros?  


Agora Como Antes

Na sua base o marketing on-line segue os mesmos princípios de qualquer outro tipo de marketing - um provedor tem um produto ou serviço que deseja vender. Assim eles anunciam para chamar a atenção de clientes potenciais para as informações que eles reuniram. Do mesmo modo que os comerciais de televisão, o marketing on-line tem que ser criativo e informativo para atrair de verdade a atenção do cliente perspicaz. Ouvimos o tempo todo falar de anúncios de popups e banners que não fazem nada mais que aborrecer os clientes potenciais em vez de atraí-los para o produto. E esse resultado dificilmente é positivo para qualquer negócio.

E Agora Algo Completamente Diferente

Um método que evita a tendência de clicar para sair é o uso de um blog para divular o produto. O blog é uma abreviatura do termo em inglês web log e descreve ums publicsção consecutiva diária, on-line ou registros com a pretensão de serem lidos habitualmente. Exemplos de blogs não comerciais incluem diários pessoais postados no Livejournal, o registro diário de eventos de campanha dos políticos de tecnológicos e blogs de 'passatempos' que cobrem uma atividade como cozinhar ou modelagem de aviões. Porém, eles também podem incluir atividades comerciais sérias, como um blog que pretenda promover um produto novo, consistindo tão somente da publicação de vídeos que explicam as suas várias vantagens e benefícios.

É Mais Fácil do Que Juntar Gatos

Alguns blogs alteram o equilíbrio entre estes dois extremos. Considere o site da LoLCats altamente próspero. Este site começou somente como um passatempo, postando imagens humorísticas de gatos. Porém, devido a força da promoção efetiva do boca a boca entre pessoas com interesses semelhantes, ele cresceu rapidamente, direcionando para sites adicionais e gerando uma renda extraordinária em anúncios. O site cresceu tanto que a Time Magazine publicou que a empresa foi comprada por dois milhões de dólares em 2007.

Agora, este resultado não é obviamente a regra. Para toda história de sucesso de incluída no Cheezburger, há milhares de blogs que existem em total obscuridade, não rendendo nada. As diferenças podem ser muitas, mas elas podem ser concentradas em preocupações relativas à efetividade do marketing.

Velha Prova da Faculdade

Digamos que um usuário chamado Ron tem uma paixão por cozinha universitária de baixo custo e deseja ganhar dinheiro escrevendo sobre isto. Ron começa um pequeno blog usando o sistema popular do Wordpress (http://wordpress.com/) e começa a postar duas ou três vezes ao dia. Ele posta receitas, dicas de econômia ematérias do tipo 'aposto que você não sabia'. Assim, ele junta um arquivo de tamanho decente. Para atrair audiência, Ron começa a visitar e participar de fóruns relacionados com cozinha e faculdades, enquanto isso vai mencionando o seu blog e suas metas de audiência, reunindo os usuários novos com pacientes e ativos esforços.

Eventualmente, Ron dá dois passos para sucesso comercial
1) ele monetariza o blog com um programa publicidade paga (como o AdSense do Google) e,
2) usa o blog para promover o seu eBook novo, "Culinária Colegial". Para cadastrar os leitores, ele oferece como brinde não só as receitas já incluídas no site, mas dicas especiais para aquisição de utensílios baratos de arte culinária e algumas receitas novas ainda não compartilhadas.

Este modelo funcionará?

Talvez. Se o Ron for muito insistente, ele poderá atrair as pessoas para o seu produto antes mesmo delas virem para o seu site. Se ele for muito tímido, sua mensagem se perderá na maré da Internet. Se ele escolher sem cuidado os anúncios permitidos no seu site, os usuários não clicarão e os anúncios não gerarão nenhum dinheiro. Assim a segunda chave é pesquisa e atenção cuidadosa. O Ron e outros voltados ao marketing de blogs têm que estudar o mercado, prestar atenção às necessidades e informações das pessoas e ajustar a sua apresentação adequadamente.

Mas Há Dinheiro Nisso?

Para voltarmos a falar de que há dinheiro para ser feito com blogs, basta prestar atenção sucesso que alcançou o Problogger. Na tradição clássica 'ganhe dinheiro ensinando os outros a ganhar dinheiro', este é um blog que gera sua renda ensinando aos usuários como ganhar dinheiro com blogs profissionais. Muitos outros sites, como FreelanceWritingGigs, juram a integridade e eficácia do Problogger com muita informação. Assim, fica claro de que há como ganhar dinheiro no mundo do blog como peça de marketing.

Retornando Aos Fundamentos

A chave para blog de marketing é a mesma de qualquer empreendimento empresarial: conveniência. O homem de negócios inteligente avalia o seu negócio por inteiro e faz pesquisa para determinar se o blog vai ser uma adição vital ao que eles estão tentando realizar. O blog permite uma audiência mais ampla do que a propaganda local poderia levar à expansão em cidades próximas, com a perspectiva de atingir locais distantes. É uma opção que deve ser examinada seriamente e abordada com o mesmo grau de pesquisa e cautela como qualquer aventura ou proposta empresarial.

 

Enzo F. Cesario é redator de matérias publicitárias e co-fundador da Brandsplat, que cria e distribui pela Internet conteúdo informativo e atua na otimização de ligações para endereçar o tipo certo de tráfego para o seu site. Visite www.Brandsplat.com / ou o nosso blog: www.brandsplatblog.com

© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- How Can Blogging Help My Company Grow?

Imagem: