Prepare-se Muito Bem Para a Entrevistas de Emprego
© 2011 Barbara Wulf
Você tem uma entrevista programada. Que bom! Agora é a hora do show. Você parece a pessoa certa para a vaga e agora o empregador quer o conhecer em-pessoa ou talvez por uma entrevista ao telefone.

A entrevista determinará se você é a pessoa certa para o
trabalho. Como experimentar um par de sapatos novos na loja, a palavra FORMA vem logo à mente. Você é da forma certo para a posição? O entrevistador estará prestando atenção ao seu estilo de comunicação e analisando sua experiência e habilidades, para ver se você se ajusta. Se você tem pouca experiência ou habilidades ou está buscando oportunidade de entrada no mercado de trabalho, ele estará avaliando seu potencial para aprender ou para ser treinado(a) para o trabalho. Ele também estarão buscando conhecer sua
personalidade, atitudes e entusiasmo.


Aqui vão algumas dicas para uma entrevista de sucesso:

Aparência
- você sabe o que usar? Alinhar-se com a cultura da companhia e do ambiente de trabalho é importante. Você pode obter informações prévias, quando for chamado(a) para a entrevista. Pode perguntar se o ambiente é formal ou mais casual. Assuma um perfil mais conservador e escolha no seu guarda-roupa cores mais escuras ou neutras como marinho, cinza, marrom ou castanho. Cuide que o corte de cabelo revele uma aparência bem cuidada. Não se esqueça de polir seus sapatos. Para as mulheres, evite perfume, cor de esmalte espalhafatosa, maquilagem carregada e jóias / bijuterias pesadas. Vestir para o sucesso pode e faz diferença. Pergunte isso para o John Molloy, o autor de Vestido para o Sucesso (Dress for Success)!

Localize previamente o endereço - Informe-se a respeito do endereço. Use o Google-Mapas, configure o seu GPS para seguir suas instruções se for conveniente. Faça o possível para saber a qual porta dirigir-se e onde é o estacionamento para visitas. Confira o dinheiro separado para o transporte ou nível do tanque de combustível no dia anterior.

Pontualidade
- Planeje chegar de 10 a 15 minutos antes da hora marcada. Analise as condições do tempo e do trânsito. Apresente-se à recepcionista e observe o rítmo da atividade do escritório. Isto lhe dará tempo para relaxar e usar o banheiro.

Portifolio - Leve alguns currículos extras. Traga uma caneta e
um bloquinho de papel. Não esqueça o seu cartão de visita.

Tipo de Entrevista
- Você pode perguntar para saber antecipadamente o formato da entrevista. Pode ser individual, em grupo, painel, por telefone e outros mais.

Duração da entrevista - 30 minutos, 60 minutos, qual a duração estimada? Tenha certeza de tomar café da manhã reforçado se a entrevista for pela manhã.

Perguntas frequentes - Perguntas sobre comportamento são freqüentemente o padrão. Há centenas, mas preparar-se para as mais frequentes seria um começo razoável. Esteja seguro(a) de que suas respostas são concisas. A prática leva à perfeição. Pense em algumas perguntas apropriadas que você faria.

Pesquisa - Por que você quer trabalhar na companhia? Quais são os produtos ou serviços comercializados? Aprenda tudo que você puder. Pesquise o nome de companhia na Internet. Fale com alguém que trabalha lá. Saiba o que você pode oferecer para o empregador. Conhecimento adicional e preparação ajuda na sua autoconfiança.

Fale-me sobre você
- Um comercial de 30 segundos ou papo de elevador sobre você, que pode ser adaptado para várias situações, para servir como um trampolim. Prepare-o. Em um minuto ou dois fale sobre seu trabalho, experiência e formação. Realce suas habilidades, potenciais e a razão porque quer trabalhar lá. Sua resposta deve ser breve e sociável.

Linguagem do corpo
- Um sorriso e aperto de mão firme pode ser o início. Cumprimente o entrevistador com ambos. É um bom modo de fazer uma introdução e ajudar a colocar-se mais à vontade. Mantenha o olhar em contato com o do entrevistador ao longo da entrevista. Quando acabar, agradeça ao entrevistador e extenda sua mão num novo cumprimento. Estes gestos lhe ajudarão a parecer profissional, sincero(a) e confiante. Não deixe de mandar um bilhete ou email curto de agradecimento.

Depois da entrevista, registre a data da entrevista, companhia, nome e posicioção oferecida junto com o nome do entrevistador e seus contatos. Organize seus pensamentos e reações na entrevista.
O que você aprendeu?
Quais das suas respostas foram boas?
Quais perguntas foram desafiadoras?
Qual será o seu próximo passo?

O processo de entrevista diz respeito a achar o melhor candidato que se ajuste à vaga.
Da mesma forma pergunte se o empregador se ajusta a você.

 

Barbara Wulf - MS, ACC, CPCC, é um Treinadora Certificado Para Carreiras e Vida e escritora que ajuda pessoas redesenharem suas carreiras apoiando-as e inspirando-as a buscar, e alcançar o sucesso na vida e no trabalho. Barbara oferece avaliações de carreira junto com preparação de currículos/apresentações e de estratégias de impacto para entrevistas. Seu e-zine mensal grátis, OWN IT, WORK IT, LIVE IT oferece dicas para aqueles que estão em transição de carreira e outros que se esforçam para melhorar o equilíbrio e a realização pessoal e profissional. Visite: www.beckoncall-coach.com/

© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Best Effort Essential for the Job Interview

Imagem: Callmunity - Largo da Carioca