Conexão Emocional - Por que as Pessoas Compram?
© 2008 Audrey Burton
As pessoas compram baseadas em emoção. Você pode beneficiar-se disto com um planejamento cuidadoso e a execução de um plano. Tudo começa com seu mercado alvo. Ter um mercado alvo delimitado lhe permite criar um diálogo com seu cliente ideal usando o seu marketing.

Selecionar o melhor mercado alvo possível não é fácil. As bases para você qualificá-lo são as seguintes: - Viabilidade - as pessoas devem estar dispostas e capacitadas a pagar pelo que você está oferecendo e que se ajusta às suas vidas ou seus estilos de vida - Necessidade / Desejo - eles têm que precisar, ou pelo menos querer, o que você está vendendo - Acesso - você tem acesso a este segmento do mercado - Felicidade - você precisa gostar de trabalhar com eles - Ajuste - seu nicho de atuação (especialidade) casa-se bem com eles


Uma vez que estes critérios são conhecidos, você precisa comunicar-se com este grupo que utilizando emoção. Você já pode ter ouvido falar de usar dor em seu marketing, por uma boa causa. Funciona! Ao ilustrar a dor de seus alvos, você está mexendo com as emoções deles e atraindo sua atenção. Então você pode demonstrar que você é a solução e pode eliminar a dor.

Isto pode parecer manipulação, e é. Todo o marketing é manipulativo de certa forma: você está tentando convencer pessoas a agirem de uma maneira particular. Isto não é negativo; você está tentando para atrair a atenção de seu público alvo para ajudar-lhe a resolver o seu problema. Você não está usando seu poder por maldade!

Tendo um mercado alvo em mente, você pode escrever uma efetiva mensagem publicitária para seu site ou para sua apresentação de 30 segundos e para todos os outros materiais de marketing. Sem um mercado alvo, sua mensagem de marketing será insípida e diluída. Você provavelmente vai apenas parecer um alguém a mais. Ao 'falar' diretamente para um segmento focado da população, você pode realmente mirar nas necessidades específicas das pessoas, falando com mais intimidade, realizando uma conexão emocional.

Se você está em um campo que é particularmente emocional, como qualquer tipo de terapia ou qualquer coisa que tenha a ver com crianças, sua mensagem de marketing seria muito efetiva se seu prospecto fosse levado às lágrimas ou soltasse um grito. Eles sentiriam como se alguém finalmente os entendesse de verdade e pudesse ajudá-los! (Porque você os entende e pode ajudá-los.)

Alguns ramos de negócios podem usar imagens para evocar uma reação emocional. Você não gosta de ver fotos representando o ANTES e o DEPOIS? Os designers de interiores, os estilistas e maquiadores são apenas três campos que grandemente se beneficiam de usar esta técnica. Praticamente todos que atuam na indústria dos casamentos deveriam usar imagens para atrair seus prospects.

Realmente deixe sua personalidade e sua paixão expressarem-se no seu marketing. Isto é o que seus prováveis clientes querem. Eles querem o sentir que os conhecem. Às vezes seu prospect precisa de um tempo para tomar uma decisão; construir uma relação duradoura ajuda a tornar esta conexão emocional.

Alguns modos para criar e cultivar uma conexão com as 'suas pessoas' inclui colocar informações novas regularmente no seu site, colecionar os nomes e enviar um boletim informativo ou um blog e manter a rede social de relacionamentos.

Ao conhecer realmente os problemas e necessidades de seu mercado alvo, e as soluções que você possui, pode lhes dar exatamente o que eles querem. Quando você demonstra suas habilidades, ganha credibilidade aos olhos dos clientes e, ao levá-los a visualizar regularmente da sua existência, você será a única lembrança, quando eles estiverem prontos para a compra. Claro: se você já tiver cultivado o relacionamento!

 

Audrey Burton, da Small Business Coach, é "A Tigresa". Para receber GRÁTIS seu boletim mensal (em inglês) "Closing the Sale is Not Complicated!" (Fechar a Venda não é Complicado!) visite www.TigressCoaching.com.

© Copyright 2011 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Emotional Connection - Why Do People Buy?

Imagem: Callmunity 2011 - Grafiteiros do Rio de Janeiro 1