Conheça os Teus Inimigos!
© 2008 Hai Liang Tan

 

Todos nós já ouvimos a frase, mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos. Ela é verdadeira para o seu negócio? Bem, é uma questão básica para o seu negócio sobreviver ou falhar!

Todos nós sabemos que montar um negócio significa dominar uma fatia do mercado e defendê-la dos seus concorrentes. Esta é a realidade tanto para negócios on-line como offline. Assim, para ter sucesso, é importante entender seus concorrentes diretos e os indiretos.

1. Analise suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (SWOT)

Para entender seus concorrentes, você pode fazer uma análise SWOT. Esta também é uma boa ferramenta para analisá-los e também a sua empresa. Este deveria ser o primeiro passo antes de você montar seu negócio.

Olhe para a variedade de produtos disponíveis no seu nicho, as suas características, a faixa de preços e os niveis de qualidade. A partir daí você avalia sua própria gama de produtos, características, preços e qualidade. Comparando os produtos de seus competidores com os seus próprios, você pode mapear as forças e fraquezas deles e as suas próprias. Isto o ajudará a formular suas estratégias para competir mais efetivamente. Se você é fraco em uma área mas forte em outra, enfatise seus pontos fortes e não desafie seus competidores nos seus pontos fracos.

Por outro lado, seus concorrentes podem desafiá-lo em suas áreas de fraqueza visando ganhar parte do mercado. Assim, você tem que ter certeza que seus pontos fortes são bons o bastante para compensar os fracos.

Tenha em mente que as fraquezas de seus concorrentes podem ser novas oportunidades de mercado para você. E suas fraquezas podem ser uma ameaça à sua sobrevivência empresarial.

2. Canal de Distribuição


A maioria dos produtos disponíveis no mercado têm complementos e substitutos. Isto é, um cliente entra em um supermercado e quer comprar presunto. Porém, caso ele não encontre presunto, pode optar por comprar uma lata de sopa. Como compradores, nós sempre substituimos produtos que não podemos achar.

O isso significa? Bem, ter um canal de distribuição efetivo, que possa atender seus clientes-alvo onde eles estão, é um grande auxílio no fechamento de vendas.

3. Os Futuros Competidores

A despeito dos seus competidores atuais, você tem que se preparar para os novos concorrentes que vão aparecer no seu mercado. Estabelecendo um forte relacionamento com os seus clientes e uma boa estratégia, seu negócio pode estar apto a lidar com novos desafios.

Em geral, novos concorrentes gostam de competir em termos de preços, isto é, eles focam em preço baixo. Esta estratégia pode funcionar para você como uma espada afiada dos dois lados. Se a o novo competidor oferece preços baixos e produtos de qualidade inferior, então você pode posicionar sua marca como um produto de qualidade superior. Porém, se eles oferecerem produtos de qualidade superior a um preço mais barato, então você pode ter que se ocupar de uma guerra de preços.

Ao final, você constantemente precisa atualizar o seu plano de ataque e defesa. Para formular estratégias de sucesso, você tem que saber quais são as suas forças e fraquezas como também as de seus competidores. Com estas informações, você pode tirar proveito das fraquezas deles usando seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, defender suas fraquezas dos ataques dos concorrentes.

Como o ambiente empresarial está em contínua mudança, você precisa constantemente conhecer o seu inimigo e a ti mesmo muito bem.

 

Hai Liang Tan atua no apoio a novos empresários on-line para que possam ter sucesso nos seus negócios baseados em suas casas. Para encontrar boas idéias e oportunidades de home business visite www.AutoPassiveProfits.com

Visite também a página do Facebook da nossa Escola de Talentos

© Copyright 2012 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Know Thy Enemies!

Imagem: www.freedigitalphotos.net